MPAL recebe nota de agradecimento por atuação na defesa ambiental do litoral Norte de Maceió
Para o procurador-geral de Justiça, Lean Araújo, a iniciativa reforça o compromisso do Ministério Público com a construção de soluções equilibradas e sustentáveis

Na manhã desta quinta-feira (06), o procurador-geral de Justiça, Lean Araújo, recebeu representantes da sociedade civil organizada para a entrega de uma nota pública em reconhecimento ao trabalho desenvolvido pelo Ministério Público de Alagoas (MPAL) na defesa do meio ambiente e dos recursos hídricos no litoral Norte de Maceió.
O documento destaca a importância da atuação da 66ª Promotoria de Justiça da Capital e dos promotores de Justiça Jorge Dória, Paulo Henrique Prado e Kleber Valadares na recomendação para a suspensão de licenças ambientais e urbanísticas para a construção de grandes edifícios na região.
A nota foi assinada por diversas entidades, entre elas a Rede Alagoana de Meio Ambiente, Observatório Ambiental de Alagoas, Movimento Mangue Vive, Centro de Capoeira Lua de São Jorge, Coletivo Beija-flor, Coletivo Remangue, Coletivo Praia Limpa, Coletivo Guerreiros dos Oceanos, Centro de Estudos Budistas, Associação dos Moradores dos Loteamentos Gurguri Guaxuma, BRcidades Maceió, Centro de Educação Ambiental São Bartolomeu e Associação dos Moradores de Jacarecica.
Marisa Malta, arqueóloga e ecóloga humana em gestão socioambiental, representou os coletivos e reforçou a importância do momento para o fortalecimento da luta ambiental. “É um momento ímpar de fortalecimento de ambas as partes, pois precisamos caminhar juntos, assim como o Município e outras instituições, para que possamos alcançar nossos objetivos”.
Para o procurador-geral de Justiça, Lean Araújo, a iniciativa reforça o compromisso do Ministério Público com a construção de soluções equilibradas e sustentáveis para o desenvolvimento urbano de Maceió. “Nosso objetivo é ampliar o diálogo com todos os atores para que possamos encontrar uma solução que atenda minimamente os interesses de todos”, afirmou.
Recomendação
O Ministério Público do Estado de Alagoas recomendou à Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo de Maceió (Semurb) a suspensão das licenças ambientais e urbanísticas dos edifícios em construção nos bairros de Guaxuma, Garça Torta e Riacho Doce, além de impedir a concessão de novas licenças até a aprovação do novo Plano Diretor do Município de Maceió. A Recomendação nº 10/2025 foi assinada pelo promotor de Justiça Jorge Dórea, titular da 66ª Promotoria de Justiça da capital (Urbanismo), e pelos promotores de Justiça Paulo Henrique Prado e Kleber Valadares, coordenadores dos Núcleos de Urbanismo e Meio Ambiente, respectivamente.
O documento exige a realização de Estudo de Impacto de Vizinhança (EIV) para avaliar os efeitos urbanos, ambientais e sociais dos empreendimentos e, também, orienta que a análise dos impactos não se limite a cada empreendimento isoladamente, mas leve em consideração os efeitos cumulativos das construções na região, evitando prejuízos ambientais, urbanísticos e culturais.
A recomendação determina que a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo de Maceió considere as características dos loteamentos unifamiliares já consolidados, prevenindo a descaracterização dos bairros e impactos como a gentrificação. Além disso, o documento pede a anulação de licenças para edifícios multifamiliares em formato de habitações verticais que não se adequem ao novo Plano Diretor e aos Estudos de Impacto de Vizinhança.
Últimas notícias

Polícia prende acusado de atropelar vítimas após desentendimento em boate no Jaraguá

Vereadora quer impedir que autores de violência doméstica ocupem cargos públicos

IMA multa empresa por contaminar o mar com subproduto do petróleo no Porto de Maceió

Secretário da Saúde garante R$ 10 milhões mensais de recursos para Alagoas

Denúncia anônima leva polícia a apreender espingarda artesanal na Vila Brejal

PL enfrenta problemas para formar chapa de deputados estaduais em 2026
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
