Leonardo Dias conscientiza ambulantes sobre reembolso de impostos pagos durante a pandemia
A medida faz parte de uma das principais leis aprovadas por Leonardo Dias em seu primeiro mandato e que havia sido dialogado com a categoria durante a campanha passada
Na manhã deste domingo (9), o vereador Leonardo Dias (PL) esteve nas orlas de Pajuçara e Ponta Verde para explicar aos ambulantes que atuam na região sobre como funciona a anistia de tributos referentes ao período de março de 2020 a março de 2022 durante a pandemia da Covid-19.
A medida faz parte de uma das principais leis aprovadas por Leonardo Dias em seu primeiro mandato e que havia sido dialogado com a categoria durante a campanha passada.
"Viemos falar com os ambulantes sobre o direito deles de receber de volta ou de ter o débito anulado. Isso dá mais ou menos uns 4 mil reais no bolso de quem sofreu com a pandemia, graças à minha lei que anistiou estes débitos. É uma grande vitória e vamos comemorar com eles esta notícia", afirmou o vereador.
Ambulante na orla há 30 anos, Paulo Roberto foi beneficiado pela lei e agradeceu ao vereador Leonardo Dias pela iniciativa.
"O vereador está nos apoiando na nossa batalha, que vínhamos há um bom tempo tentando conseguir essa isenção da pandemia. E agora, vamos ser reembolsado. Com grande satisfação, agradeço ao Leonardo Dias que nos deu total apoio e força", pontuou o trabalhador.
No final do mês passado, a Prefeitura de Maceió, por meio de uma portaria publicada no Diário Oficial do Município (DOM), determinou que para usufruir do benefício, os contribuintes devem solicitar a extinção dos créditos junto à Secretaria Municipal de Segurança Cidadã (SEMSC), no caso de ambulantes, ou à Secretaria Municipal de Abastecimento, Pesca e Agricultura (SEMAPA), para feirantes.
A documentação necessária inclui RG, CPF, comprovante de residência atualizado e comprovante da condição de ambulante ou feirante.
Para aqueles que já efetuaram o pagamento dos tributos no período abrangido pela lei, há o direito à compensação do valor corrigido, que será aplicado em taxas futuras da mesma natureza. Para isso, é necessário abrir um processo administrativo nas secretarias competentes, apresentando, além dos documentos já citados, cópia da guia da taxa correspondente ao período e comprovante de pagamento.
A legislação também prevê que os créditos tributários de feirantes e ambulantes que estejam em situação de ajuizado, protestado ou em Dívida Ativa sejam encaminhados à Procuradoria Geral do Município para adoção das medidas cabíveis.
Leonardo Dias destacou que a iniciativa visa minimizar o impacto financeiro sofrido pelos trabalhadores autônomos durante a pandemia, garantindo que possam se recuperar economicamente sem o peso de tributos acumulados.
"Essa medida é um reconhecimento do esforço desses trabalhadores, que tanto contribuíram para a economia mesmo em um momento tão difícil. Estamos honrando nosso compromisso de facilitar a vida de quem produz", finalizou o vereador.
Veja também
Últimas notícias
Bolsonaro volta à prisão na PF após receber alta hospitalar
Primeira-dama e prefeito JHC divulgam programação do Verão Massayó 2026
Turistas e ambulantes bloqueiam trânsito na orla da Ponta Verde e DMTT pede apoio da polícia
Jangada com fogos vira no mar e provoca pânico durante Réveillon em Maragogi
Primeiro bebê de 2026 em Alagoas nasce no Hospital da Mulher, em Maceió
Gusttavo Lima faz pocket show surpresa em resort na Barra de São Miguel e encanta hóspedes
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Saiba o que a esposa do PM suspeito de matar enfermeiro disse em depoimento à polícia
Estado de Alagoas deve pagar R$ 8,6 milhões a motoristas de transporte escolar
