Alagoas adere a câmeras corporais e à qualificação do uso de força nas ações policiais
Os dois projetos contam um investimento total de R$12 milhões, que estão sendo repassados para Alagoas por meio de verbas do Fundo Nacional de Segurança Pública
Ocorreu na manhã desta quarta-feira (12) a assinatura dos termos de adesão do Governo de Alagoas ao Projeto Nacional de Qualificação do Uso da Força e ao Projeto Nacional de Câmeras Corporais. A solenidade aconteceu no Palácio República dos Palmares, em Maceió, e contou com a presença de diversas autoridades da área de segurança pública do estado e também do Governo Federal.
Os dois projetos contam um investimento total de R$12 milhões, que estão sendo repassados para Alagoas por meio de verbas do Fundo Nacional de Segurança Pública. Segundo a diretora da Diretoria do Sistema Único de Segurança Pública (Susp), Isabel Figueiredo, os projetos são fundamentais para dar mais segurança ao agente que atua no combate a criminalidade, e também aumenta a confiança da população nas polícias.
De acordo com a diretora, o projeto de Qualificação do Uso da Força e ao Projeto Nacional de Câmeras Corporais são programas considerados prioritários no ministério da Justiça, focados também na questão da valorização profissional dos agentes de segurança pública. “Quando a gente está falando do uso de força, a gente também está falando, fundamentalmente, da proteção dos profissionais de segurança pública, que é o que norteia todas as políticas que são desenvolvidas pela Secretaria Nacional de Segurança Pública”, explicou Isabel Figueiredo.
Ela ainda exaltou o comprometimento e atuação de toda a equipe que compõe a Segurança Pública de Alagoas, e agradeceu o empenho e disponibilidade em participar dos programas de melhorias que são demandados pelo Governo Federal.

Na solenidade, destacou-se, também, a fala do Coordenador Geral de Gestão da Susp, o Major Márcio Matos, que explicou em detalhes as diretrizes gerais dos dois programas. Segundo ele, os dois projetos tem como foco contribuir para a profissionalização das organizações, qualificando ainda mais a atuação das polícias, de uma maneira geral.
Fora isso, o controle do uso de força e a utilização de câmeras corporais pelos agentes de segurança, deverão oferecer, segundo explicou Márcio Matos, um maior senso de responsabilidade institucional, com a definição de regras claras de atuação. Os novos equipamentos, de última geração, também darão aos agentes melhores condições de trabalho, disse o Coordenador Geral de Gestão da Susp.
O governador Paulo Dantas destacou que a implementação dos programas em Alagoas é fundamental para o avanço no combate a criminalidade no estado, e afirmou que aqueles (agentes) que atuam de forma correta não têm razão para se opor às novidades: “São projetos que trazem planejamento, organização, diretrizes, monitoramento, controle, capacitação, formação, transparência, que mede e avalia os resultados. Então, eu não tenho a menor dúvida de que esses recursos que serão utilizados por parte da Segurança Pública de Alagoas irão criar ainda mais condições para nós reduzirmos, ainda mais, os indicadores na área de segurança pública”, disse Dantas.
Os dois programas ainda não têm data definida para serem implementados nas ações das polícias no estado. Os agentes de segurança deverão, antes, passar pelos devidos treinamentos.
Veja também
Últimas notícias
Mulher morre após ser prensada por carro contra parede de casa em Arapiraca
JHC lidera todas as pesquisas, amplia vantagem e caminha para vitória no 1º turno em AL
Renan garante adutora que levará água a 5 mil moradores do Sertão
Rio Largo promove evento religioso com duas noites de fé e louvor
Apoio popular impulsiona pré-candidatura de Alfredo Gaspar ao Senado
Lula mostra dedo do meio durante evento oficial do governo
Vídeos e noticias mais lidas
Profissionais de saúde são contratados para substituir doentes por covid-19
Lojas Mix Mateus em Alagoas passarão a operar com a bandeira Novo Atacarejo
Governo de Alagoas entrega restauração da rodovia AL-105 em julho
Corpo é encontrado em estado de decomposição em Teotônio Vilela
