Seris e Poder Judiciário celebram criação do Comitê Estadual de Políticas Penais
Comitê é uma determinação do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ)
A Secretaria de Ressocialização e Inclusão Social (Seris) e o Tribunal de Justiça de Alagoas celebraram, nesta quarta-feira (12), a criação do Comitê Estadual de Políticas Penais. A iniciativa prevê políticas de formulação, monitoramento e avaliação de serviços e políticas penais estratégicas.
Estavam presentes à solenidade o secretário de Ressocialização e Inclusão Social, Diogo Teixeira; o presidente do Tribunal de Justiça de Alagoas, desembargador Fábio Bittencourt; e o supervisor do Grupo de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário (GMF), desembargador Márcio Tenório de Albuquerque
O comitê é uma determinação do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), e foca em alternativas penais e na promoção da cidadania das pessoas em espaços de privação de liberdade e egressas do sistema prisional, observando o ciclo completo da execução penal.
“É muito importante para o estado cumprir as determinações emanadas pelo STF e CNJ. Então foi esse o ato praticado hoje por mim, pelo secretário Diogo Texeira e pelo desembargador Márcio Roberto”, afirmou o desembargador Fabio Bittencourt, presidente do Tribunal de Justiça de Alagoas.
Diogo Teixeira recordou que Alagoas tem feito sua parte, acabando com a superlotação nos estabelecimentos prisionais e apresentando alternativas para os apenados nas áreas da educação e trabalho. “O objetivo desse comitê é atender as determinações proferidas pelo STF. Alagoas já vem cumprindo com algumas determinações antes mesmo dessa decisão”, afirmou.
O titular da Seris destaca que a formação do Comitê de Políticas Penais será mais um instrumento de transformação do sistema prisional. “Como exemplo, em Alagoas não existe superlotação, e aqui nós estamos ampliando a ressocialização, seja no trabalho, seja no estudo, seja pela prática de esportes. Então com a formação desse Comitê, de forma conjunta com o Tribunal de Justiça e o Governo estadual representado pela Seris, podemos implementar com mais força essas decisões assertivas dentro do sistema prisional”, conclui Teixeira.
O desembargador Marcio Tenório de Albuquerque exaltou a importância da parceria para a segurança pública de Alagoas. “Nos reunimos hoje objetivando cumprir as determinações do CNJ e do STF no sentido de dar melhores condições para que o apenado cumpra sua pena e retorne para a sociedade objetivando contribuir para a pacificação social”, finaliza.
Últimas notícias
Teca Nelma reafirma pioneirismo ao lançar mais uma seleção pública para destinação de emendas
Alagoas é o 2º do Nordeste com o maior número de trabalhadores com carteira assinada
Acompanhamento nutricional é essencial antes e depois da cirurgia bariátrica, diz especialista
Sesau AL passa a integrar a Rede Nacional de Dados em Saúde
STF tem maioria para tornar Eduardo Bolsonaro réu por coação na trama golpista
Filho do chefe de operações da Delegacia de Marechal Deodoro desaparece em Maceió
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
