SSP e Polícia Militar reforçam ações preventivas em escolas de Maceió
Equipes estiveram em unidades de ensino da parte alta da capital para palestras e no entorno atuando com repressão qualificada
Com o objetivo de conscientizar a comunidade acadêmica sobre as ações de combate à violência, a Chefia de Articulação Política de Prevenção da Segurança Pública e o Batalhão de Polícia Escolar promovem visitas às unidades de ensino. Nessa sexta-feira (14), as equipes estiveram em duas escolas do bairro Chã de Bebedouro, na parte alta de Maceió.
Durante as visitas às Escolas Estaduais Guedes Nogueira e Freitas Neto, os policiais ministraram palestras com orientações tanto para o corpo discente, quanto para o quadro de profissionais que atuam nas escolas.
Uma das palestras foi feita pela comandante do BPEsc, major Firmo, que conversou bastante com os professores sobre o acompanhamento que as forças de segurança estão promovendo. “Buscamos cada vez mais contar com o apoio dos profissionais que têm um papel fundamental na construção do amanhã. Divulgamos nossos canais e nos colocamos à disposição para todo tipo de chamado, seja para questões de flagrante, urgência ou até mesmo para o trabalho educativo durante o ano acadêmico”, afirmou a oficial.
A Chefia de Prevenção da SSP vem mantendo diálogo com os gestores escolares. De acordo com o chefe de Polícia Comunitária, capitão Alex Acioli, o trabalho conjunto vem sendo monitorado desde a criação do observatório de segurança para combater a violência nas escolas.
“Desde abril de 2023, quando o observatório foi instituído que temos acompanhado todas as ocorrências, destacando que teremos um controle ainda mais efetivo, após o lançamento da estratégia do Livro de Ocorrências Virtual, que balizará o desenvolvimento das ações para prevenir e combater possíveis atos que venham a interferir no bom andamento dos estudos”, disse ele.
O capitão Alex também enfatizou que além das ações preventivas com orientações sobre os protocolos de segurança e acionamento das forças de segurança, guarnições de outros batalhões da PM também tem aumentado o trabalho ostensivo.
“Além do BPEsc, equipes da Base Comunitária do Osman, que pertencem ao 4º BPM, do Bope e Rotam, com todo apoio do Comando do Policiamento da Região Metropolitana (CPRM), estão desenvolvendo ações de policiamento preventivo e comunitário nas escolas, bem como a repressão qualificada no entorno das supracitadas escolas”, afirmou.
O secretário da Segurança, Flávio Saraiva, reforçou a importância do trabalho preventivo no enfrentamento a todo tipo de crimes. “Quando atuamos dentro das escolas com ações preventivas, melhoramos a segurança também no entorno das unidades de ensino, tendo em vista que a comunidade escolar passa a colaborar ainda mais com o trabalho policial conscientizando as pessoas sobre o mal que faz o crime. Continuaremos agindo em prol da sociedade e assim podermos garantir ainda mais segurança para todos”, enfatizou.
Últimas notícias
Justiça confirma competência do Estado sobre totens de segurança
Roberto Carlos sofre acidente durante gravação de especial da Globo
Homem encontrado morto em motel de Arapiraca seria enfermeiro
Homem morre após se engasgar durante competição de comer melancia em resort
Motociclista morre após colisão frontal com carro na zona rural de Água Branca
Homem é morto a tiros em Teotônio Vilela
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
