Polícia Civil de Alagoas cria Diretoria de Homicídios para todo Estado
A portaria regulamenta a investigação de homicídios, tentados e consumados
A Polícia Civil de Alagoas está criando a Diretoria de Homicídios com abrangência para todo o Estado. As mudanças, introduzidas pela reestruturação, já foram publicadas em portaria assinada pelo delegado-geral Gustavo Xavier, no Diário Oficial.
A portaria regulamenta a investigação de homicídios, tentados e consumados, com a finalidade de planejar, coordenar e executar ações preventivas e repressivas em todo o território estadual, bem como o trabalho investigativo e a busca ativa de pessoas desaparecidas, inclusive com a criação de uma coordenação ligada à diretoria de homicídios.
Além da direção geral, que será exercida pelo delegado Sidney Tenório, a nova estrutura contará com as coordenações de Homicídios da Região Metropolitana; de Homicídios do Interior; e de Desaparecimento de Pessoas. O novo modelo amplia as ações da Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) da Capital para toda a região metropolitana.
A DHPP da Capital, agora, passa a cuidar dos casos ocorridos nos nove municípios da região metropolitana. Com vista a dar maior atenção aos homicídios, a DH de Rio Largo deixa de ser também de repressão aos crimes de tráfico que passam a ser apurados pelo 12º Distrito da cidade.
Três Unidades de Atendimento de Local de Crime vão funcionar no Estado com o objetivo de agilizar os levantamentos nesses locais e facilitar o trabalho de investigações, já que os indícios dos crimes são mais evidentes nas primeiras 24 horas. Elas funcionarão em Maceió, Rio Largo e Arapiraca.
A Coordenação de Pessoas Desaparecidas, criada pela portaria, tem como objetivo primordial acompanhar as investigações sobre desaparecimento de pessoas em todo o Estado, assegurando a eficiência e a integração dos esforços institucionais, tendo as seguintes atribuições: coordenar e supervisionar as investigações relacionadas ao desaparecimento de pessoas, promovendo a articulação entre as unidades da Polícia Civil de Maceió.
Nesta segunda-feira (17), foi iniciado, no auditório da Delegacia Geral, um curso de investigações de homicídios para delegados, agentes e escrivães, que irão atuar nas novas unidade da diretoria de homicídios. Na abertura, o delegado-geral Gustavo Xavier ressaltou a importância da nova diretoria para os avanços na redução dos homicídios em Alagoas. “Por em prática este projeto será um grande desafio que estamos prontos a levar adiante com o apoio de todos”, afirmou.
O delegado Sidney Tenório afirmou que esta será uma grande virada de chaves no processo de combate à violência no Estado. ”É um projeto inovador, idealizado pelo delegado Gustavo Xavier, que abraçamos como uma grande missão’, afirmou.
Últimas notícias
Aposentado de 65 anos sofre infarto e destaca a importância do tratamento rápido que recebeu no HGE
Agricultura Familiar em Movimento chega a Murici com serviços de cidadania na quarta-feira (4)
[Vídeo] Prefeitura implanta Sistema de Videmonitoramento Inteligente em Matriz de Camaragibe
Fábio Costa e Leonardo Dias dão sinais de parceria para disputa eleitoral de 2026
Bloco do Povo abrirá prévias carnavalescas 2026 de Palmeira dos Índios com Léo Santana
Prévias carnavalescas de Palmeira dos Índios terão regras definidas em TAC entre Prefeitura e MP
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
Após bebedeira, dois homens se desentendem e trocam tiros em Traipu
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
