Polícia Civil de Alagoas cria Diretoria de Homicídios para todo Estado
A portaria regulamenta a investigação de homicídios, tentados e consumados
A Polícia Civil de Alagoas está criando a Diretoria de Homicídios com abrangência para todo o Estado. As mudanças, introduzidas pela reestruturação, já foram publicadas em portaria assinada pelo delegado-geral Gustavo Xavier, no Diário Oficial.
A portaria regulamenta a investigação de homicídios, tentados e consumados, com a finalidade de planejar, coordenar e executar ações preventivas e repressivas em todo o território estadual, bem como o trabalho investigativo e a busca ativa de pessoas desaparecidas, inclusive com a criação de uma coordenação ligada à diretoria de homicídios.
Além da direção geral, que será exercida pelo delegado Sidney Tenório, a nova estrutura contará com as coordenações de Homicídios da Região Metropolitana; de Homicídios do Interior; e de Desaparecimento de Pessoas. O novo modelo amplia as ações da Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) da Capital para toda a região metropolitana.
A DHPP da Capital, agora, passa a cuidar dos casos ocorridos nos nove municípios da região metropolitana. Com vista a dar maior atenção aos homicídios, a DH de Rio Largo deixa de ser também de repressão aos crimes de tráfico que passam a ser apurados pelo 12º Distrito da cidade.
Três Unidades de Atendimento de Local de Crime vão funcionar no Estado com o objetivo de agilizar os levantamentos nesses locais e facilitar o trabalho de investigações, já que os indícios dos crimes são mais evidentes nas primeiras 24 horas. Elas funcionarão em Maceió, Rio Largo e Arapiraca.
A Coordenação de Pessoas Desaparecidas, criada pela portaria, tem como objetivo primordial acompanhar as investigações sobre desaparecimento de pessoas em todo o Estado, assegurando a eficiência e a integração dos esforços institucionais, tendo as seguintes atribuições: coordenar e supervisionar as investigações relacionadas ao desaparecimento de pessoas, promovendo a articulação entre as unidades da Polícia Civil de Maceió.
Nesta segunda-feira (17), foi iniciado, no auditório da Delegacia Geral, um curso de investigações de homicídios para delegados, agentes e escrivães, que irão atuar nas novas unidade da diretoria de homicídios. Na abertura, o delegado-geral Gustavo Xavier ressaltou a importância da nova diretoria para os avanços na redução dos homicídios em Alagoas. “Por em prática este projeto será um grande desafio que estamos prontos a levar adiante com o apoio de todos”, afirmou.
O delegado Sidney Tenório afirmou que esta será uma grande virada de chaves no processo de combate à violência no Estado. ”É um projeto inovador, idealizado pelo delegado Gustavo Xavier, que abraçamos como uma grande missão’, afirmou.
Últimas notícias
MPs de AL e BA desarticulam e denunciam organização que comandava maior tráfico de aves do país
Caminhão desce sem freio e provoca colisão com dois carros em Palmeira dos Índios
Cibele Moura celebra vitória de João Neto na presidência do CRF-AL
[Vídeo] Tartaruga verde é resgatada com marcas de rede e traumatismo craniano
Suspeito de atirar em escola indígena é preso em Palmeira dos Índios
Após mobilização, filho do chefe de operações da Delegacia de Marechal é encontrado
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
