Alagoas é o 2º estado do Nordeste e o 3º do país com menor tempo de espera para consultas em cardiologia
Dados constam do estudo realizado pelo jornal O Globo, com dado do Sisreg, do Ministério da Saúde
O Governo do Estado se destaca nacionalmente na oferta célere de consultas em cardiologia, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS). Com um tempo médio de espera de 13,3 dias, Alagoas ocupa o segundo lugar entre os estados do Nordeste e figura na terceira colocação entre as 27 unidades da Federação, incluindo o Distrito Federal.
Os números são de um estudo feito pelo jornal O Globo, por meio de cruzamento de dados do Sistema Nacional de Regulação (Sisreg), plataforma utilizada pelo governo federal para gerir o acesso à saúde.
O governador Paulo Dantas ressaltou que estes números resultam de investimentos robustos na área da saúde, que têm gerado avanços significativos. “Construímos, proporcionalmente, mais hospitais do que todos os estados do Brasil e investimos fortemente na ampliação da infraestrutura hospitalar. Isso também impulsiona a atividade econômica, beneficiando setores fundamentais do estado, como o turismo”, disse.
Paulo ressaltou que serão entregues mais três unidades de saúde entre 2025 e 2026. “Conversei recentemente com o ministro Renan Filho, e uma delas já está pronta. Vamos receber o presidente Lula para inaugurarmos o Hospital do Médio Sertão, em Palmeira dos Índios. Além disso, entregaremos o Hospital do Idoso, em Maceió, ainda este ano, e o Hospital Metropolitano do Agreste, em 2026”, destacou.
O secretário de Estado da Saúde, médico Gustavo Pontes de Miranda, ressaltou a importância do avanço dos serviços de saúde para melhor assistir a população. "O Governo de Alagoas continua dando uma resposta positiva quando o assunto é saúde. Mais uma vez, o estado é destaque no cenário nacional. Seguiremos firmes, trabalhando para dar um tempo menor de resposta para os atendimentos dos alagoanos e, com trabalho e coração, cuidando do povo que mais precisa", afirmou.
No Nordeste, Alagoas perde apenas para Sergipe, que tem um tempo médio de nove dias para consultas cardiológicas. Já em relação ao ranking nacional, o estado alagoano fica atrás do Rio Grande do Sul, que figura em primeiro lugar (4,2) e Sergipe (9).
Esses números obtidos pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde, são resultados de políticas públicas, desenvolvidas por meio do Programa Bate Coração, e também através de mutirões para zerar filas no SUS.
Últimas notícias
Duplicação da AL-115 entre Palmeira dos Índios e Igaci será inaugurada nesta sexta (19)
Blitz da Lei Seca provoca congestionamento de mais de 5 km, em Maceió
Prefeitura de Maceió convoca mais 41 professores aprovados em PSS da Educação
Padronização para horário de entrada e saída de hotéis começa a valer
Trama golpista: por unanimidade, STF condena cinco réus e absolve um
6º Festival Alagoano de Bumba Meu Boi reúne mais de 30 grupos no Estádio Rei Pelé
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
