Eduardo Bolsonaro se licencia do mandato para ficar nos EUA e atuar contra Moraes
A licença tem validade de quatro meses
O deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP), filho do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), afirmou nesta terça-feira (18), ter decidido se licenciar do mandato na Câmara Federal para permanecer nos Estados Unidos. A licença tem validade de quatro meses.
“Irei me licenciar sem remuneração para que possa me dedicar integralmente e buscar as devidas sanções aos violadores de direitos humanos. Aqui, poderei focar em buscar as justas punições que Alexandre de Moraes merece“, afirmou, em referência ao ministro do STF (Supremo Tribunal Federal).
Desde que Moraes assumiu a relatoria dos inquéritos sobre uma tentativa de golpe de Estado pela qual Bolsonaro pode se tornar réu e revogou o passaporte do ex-presidente, Eduardo e aliados de seu pai se movimentam para garantir que o governo americano puna o ministro.
Uma das principais estratégias para isso é pleitear a suspensão do visto do magistrado para entrar nos EUA. A suspensão é uma prerrogativa do presidente Donald Trump, mas advogados ouvidos pela IstoÉ avaliaram que a possibilidade de que o republicano recorra à medida é remota, apesar da pressão dos bolsonaristas.
Além disso, o próprio deputado poderia ter o passaporte apreendido como sanção por uma queixa-crime apresentada pelo PT no Supremo. Nas últimas semanas, Eduardo articulava para assumir a Comissão de Relações Exteriores da Câmara — plano alterado pela decisão de permanecer no exterior.
Veja também
Últimas notícias
Mega Sena acumula e pode pagar R$ 100 milhões neste domingo
Maratonista olímpico brasileiro é encontrado após 43 dias desaparecido
Renan oficializa candidatura ao Planalto com críticas a Lula e Bolsonaro
Empresa ligada a Lulinha tem acordos de R$ 55 milhões com governo Lula
Pai morre após salvar filho que estava se afogando na praia da Lagoa do Pau, em Coruripe
JHC faz caminhada em União dos Palmares e apresenta propostas para saúde, educação e agricultura
Vídeos e noticias mais lidas
MP sugere caminhões frigoríficos para armazenar corpos de vítimas da Covid-19
Nova lei reorganiza efetivo da PM de Alagoas; entenda o que muda
PM da Rotam é encontrado morto em apartamento na Pajuçara, em Maceió
Homem é morto a pedradas e pauladas no Benedito Bentes, em Maceió
