Justiça determina reintegração de posse de ginásio esportivo de escola na Levada
Famílias ficarão em Casa de Passgem, com total assistência do município; ocupação tem prejudicado 700 estudantes de escola municipal
Atendendo a um pedido da Secretaria Municipal de Educação (Semed), a Justiça determinou a desocupação do ginásio de esportes da Escola Municipal Nosso Lar, localizada na Levada. A ocupação, desde 2023, vem prejudicando cerca de 700 crianças e adolescentes, estudantes da unidade escolar, que estão privados do direito à prática de atividades físicas e outras previstas no calendário, inclusive relativas ao Tempo Integral.
Após quase dois anos de tratativas visando devolver o espaço à comunidade escolar, a Semed obteve, na Justiça, a ordem para reintegração de posse do local, no qual cinco famílias permanecem, desde o período chuvoso de 2023, recusando o aluguel social. A decisão, do juiz Léo Dennisson Bezerra de Almeida, da 32ª Vara Cível da Capital/Fazenda Municipal, é do dia 19 deste mês.
Em outubro de 2024, depois de inúmeras intervenções e negociações diretas com os ocupantes, o Município, por meio da Semed, da Semscs (Secretaria Municipal de Segurança Comunitária e Convívio Social) e da Semdes (Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Primeira Infância e Segurança Alimentar) entregou uma notificação extrajudicial para desocupação do ginásio, mas o grupo se recusou a deixar o local.
As famílias vêm recebendo benefícios sociais e assistência do Município, e continuarão sendo assistidas, de forma mais adequada, no espaço ofertado pela Semdes para abrigá-las: a Casa de Passagem Familiar, localizada no Jaraguá. Trata-se de uma unidade apropriada e estruturada para o acolhimento de núcleos familiares, dispondo das condições necessárias, situação regular e acomodações propícias, em cômodos individualizados para cada uma das famílias.
A Semed ressalta que a permanência do grupo no ginásio da Escola Nosso Lar, desde 2023, inviabiliza a execução da atividade-fim do espaço público, prejudicando toda a comunidade escolar, especialmente as centenas de crianças e adolescentes matriculadas na unidade, em seus direitos à educação, segurança, esporte e lazer.
Últimas notícias
Morre o jornalista Conrado Corsalette, aos 47 anos, em SP
Relator da dosimetria protocola novo projeto de anistia no Senado
Comissão de Orçamento discute apreciação da Lei Orçamentária Anual de Maceió
Carro capota entre Junqueiro e Teotônio Vilela e mobiliza Bombeiros e Samu
Polícia divulga imagens de suspeitos de tentativa de homicídio no Tabuleiro
Natal Premiado movimenta R$ 30 milhões no comércio alagoano; confira os ganhadores
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Cobranças abusivas de ambulantes em praias de AL geram denúncias e revolta da população
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Saiba o que a esposa do PM suspeito de matar enfermeiro disse em depoimento à polícia
