Alagoano Hermeto Pascoal denuncia bloqueio de aposentadoria pelo INSS
Após a denúncia repercutir, o INSS informou que o benefício do artista foi reativado

O músico e compositor alagoano Hermeto Pascoal, de 88 anos, usou as redes sociais para denunciar que teve a aposentadoria bloqueada pelo INSS, inicialmente por "falta de prova de vida presencial exigida em Curitiba, cidade onde ele não mora há mais de 10 anos".
Porém, após essa pendência ser resolvida, a aposentadoria segue bloqueada por "não saque", que ocorre quando o pagamento não é retirado dentro do prazo, e o INSS estorna o valor e interrompe os depósitos.
O ícone do Música Popular Brasileira (MPB) alega que o fato da solicitação do benefício depender de aplicativo ou telefone dificulta para o idoso. "Todas as etapas dependem de aplicativo ou telefone, canais que são difíceis de acessar, especialmente para idosos nessa faixa etária. Casos semelhantes vêm se acumulando", disse.
Após a denúncia ganhar repercussão, o INSS esclareceu, informou, nesta sexta-feira (28), que o benefício do artista já foi reativado. Segundo o Instituto, os benefícios que não forem sacados até 60 dias após a data marcada para o pagamento, são devolvidos pelo banco ao órgão.
"A devolução é uma medida de segurança que foi criada para evitar o pagamento indevido e tentativas de fraude, como, por exemplo, o saque do benefício de segurado já falecido. Pela norma, a instituição bancária devolve o valor ao INSS, que suspende o pagamento até que o beneficiário regularize a situação", explicou.
Últimas notícias

Delegacia de Acidentes e Delitos de Trânsito é furtada na madrugada em Arapiraca

Semarh atualiza protocolo de emissão de avisos meteorológicos em Alagoas

Casal efetua manutenção preventiva em Sistema Tabuleiro do Pinto no dia 22

Confira a previsão do tempo para este final de semana em toda Alagoas

Marinha alerta para ressaca com ondas de até três metros no Litoral de Alagoas

IBGE: Alagoas registra leve alta nos nascimentos e queda nos óbitos em 2023
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
