Alagoano Hermeto Pascoal denuncia bloqueio de aposentadoria pelo INSS
Após a denúncia repercutir, o INSS informou que o benefício do artista foi reativado
O músico e compositor alagoano Hermeto Pascoal, de 88 anos, usou as redes sociais para denunciar que teve a aposentadoria bloqueada pelo INSS, inicialmente por "falta de prova de vida presencial exigida em Curitiba, cidade onde ele não mora há mais de 10 anos".
Porém, após essa pendência ser resolvida, a aposentadoria segue bloqueada por "não saque", que ocorre quando o pagamento não é retirado dentro do prazo, e o INSS estorna o valor e interrompe os depósitos.
O ícone do Música Popular Brasileira (MPB) alega que o fato da solicitação do benefício depender de aplicativo ou telefone dificulta para o idoso. "Todas as etapas dependem de aplicativo ou telefone, canais que são difíceis de acessar, especialmente para idosos nessa faixa etária. Casos semelhantes vêm se acumulando", disse.
Após a denúncia ganhar repercussão, o INSS esclareceu, informou, nesta sexta-feira (28), que o benefício do artista já foi reativado. Segundo o Instituto, os benefícios que não forem sacados até 60 dias após a data marcada para o pagamento, são devolvidos pelo banco ao órgão.
"A devolução é uma medida de segurança que foi criada para evitar o pagamento indevido e tentativas de fraude, como, por exemplo, o saque do benefício de segurado já falecido. Pela norma, a instituição bancária devolve o valor ao INSS, que suspende o pagamento até que o beneficiário regularize a situação", explicou.
Últimas notícias
Carro capota na zona rural de Craíbas e mobiliza moradores durante a noite
No Brasil, 9 em cada 10 refugiados registrados são venezuelanos
Cantor colombiano Yeison Jiménez morre em acidente aéreo
Turista é mordida por tubarão durante mergulho em Fernando de Noronha
Velório de Manoel Carlos será restrito a amigos e familiares
Mega-Sena acumula, e prêmio sobe para R$ 20 milhões; veja dezenas
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Cobranças abusivas de ambulantes em praias de AL geram denúncias e revolta da população
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
