Parceria entre Governo de AL e ONU, projeto de busca ativa será realizado na região lagunar de Maceió
Iniciativa servirá para conhecer o nível de vulnerabilidade das famílias da região e para garantir acesso às políticas públicas
O Governo de Alagoas, por meio da Secretaria de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio (Seplag), em parceria com o ONU-Habitat, vai realizar uma busca ativa na região lagunar de Maceió, entre abril e novembro deste ano. A iniciativa faz parte da fase inicial do Projeto Coração Social, que servirá para conhecer o nível de vulnerabilidade das famílias da região e para garantir acesso às políticas públicas.
A busca ativa é uma metodologia para promover visibilidade e inclusão com uma coleta de dados sobre saúde, educação e condições de vida das famílias.
"Estamos dando um importante passo para transformar a vida das famílias alagoanas com o Projeto Coração Social. A partir dessa iniciativa, vamos identificar e entender melhor as necessidades das famílias em situação de vulnerabilidade, para direcionar políticas públicas mais eficazes e garantir que todos tenham acesso aos serviços essenciais", afirmou a secretária de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio, Paula Dantas.
A metodologia da busca ativa permite identificar, com base no Índice de Pobreza Multidimensional (IPM), famílias que enfrentam maior risco social. Com as informações coletadas, o governo pode direcionar políticas públicas de maneira mais eficaz, assegurando que os recursos sejam destinados a quem realmente precisa.
Os resultados do questionário de campo serão a base para o desenvolvimento do Plano de Ação Integrada, que conta com a participação de 13 secretarias de Estado: Assistência e Desenvolvimento Social (Seades), Educação (Seduc), Saúde (Sesau), Prevenção a Violência (Seprev), Trabalho, Emprego e Qualificação (Seteq), Esporte, Lazer e Juventude (Selaj), Primeira Infância (Secria), Cidadania e da Pessoa com Deficiência (Secdef), Turismo (Setur), Mulher e dos Direitos Humanos (Semudh), Cultura (Secult), Infraestrutura de Alagoas (Seinfra) e Transporte e Desenvolvimento Urbano (Setrand).
Essas secretarias fazem parte de uma Comissão Executiva que visa garantir serviços como assistência social, educação e saúde para as famílias identificadas. Além disso, haverá um monitoramento contínuo para assegurar que os benefícios tenham impacto real e duradouro.
Segundo dados do Índice Brasileiro de Privação (IBP), 91% da população local vive em condições de alta vulnerabilidade. A partir desse diagnóstico, o governo pretende direcionar ações para transformar a realidade de diversas famílias.
Projeto Coração Social
O Projeto Coração Social tem o intuito de possibilitar a melhoria da qualidade de vida das famílias atendidas, ampliando o acesso a serviços essenciais e promovendo a inclusão social. A parceria entre o Governo de Alagoas e o ONU-Habitat reforça o compromisso com o desenvolvimento sustentável e a redução das desigualdades.
O projeto é coordenado pela Seplag e também conta com a participação de diversas secretarias. A proposta é integrar os órgãos do governo para oferecer um atendimento multissetorial e eficiente às famílias em situação de vulnerabilidade social.
Últimas notícias
Petrolífera dos EUA diz a Trump que investir na Venezuela é “inviável”
Incêndios florestais destroem 5.500 hectares na Patagônia argentina
EUA realiza ataques áereos em “larga escala” na Síria
Da aventura ao desespero: relembre casos de brasileiros em trilhas de alto risco
Secretários de segurança pedem criação do Ministério da Segurança Pública
Criança quase é atingida por moto aquática na Praia Barra Grande, em Maragogi
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Cobranças abusivas de ambulantes em praias de AL geram denúncias e revolta da população
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
