Parceria entre Governo de AL e ONU, projeto de busca ativa será realizado na região lagunar de Maceió
Iniciativa servirá para conhecer o nível de vulnerabilidade das famílias da região e para garantir acesso às políticas públicas
O Governo de Alagoas, por meio da Secretaria de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio (Seplag), em parceria com o ONU-Habitat, vai realizar uma busca ativa na região lagunar de Maceió, entre abril e novembro deste ano. A iniciativa faz parte da fase inicial do Projeto Coração Social, que servirá para conhecer o nível de vulnerabilidade das famílias da região e para garantir acesso às políticas públicas.
A busca ativa é uma metodologia para promover visibilidade e inclusão com uma coleta de dados sobre saúde, educação e condições de vida das famílias.
"Estamos dando um importante passo para transformar a vida das famílias alagoanas com o Projeto Coração Social. A partir dessa iniciativa, vamos identificar e entender melhor as necessidades das famílias em situação de vulnerabilidade, para direcionar políticas públicas mais eficazes e garantir que todos tenham acesso aos serviços essenciais", afirmou a secretária de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio, Paula Dantas.
A metodologia da busca ativa permite identificar, com base no Índice de Pobreza Multidimensional (IPM), famílias que enfrentam maior risco social. Com as informações coletadas, o governo pode direcionar políticas públicas de maneira mais eficaz, assegurando que os recursos sejam destinados a quem realmente precisa.
Os resultados do questionário de campo serão a base para o desenvolvimento do Plano de Ação Integrada, que conta com a participação de 13 secretarias de Estado: Assistência e Desenvolvimento Social (Seades), Educação (Seduc), Saúde (Sesau), Prevenção a Violência (Seprev), Trabalho, Emprego e Qualificação (Seteq), Esporte, Lazer e Juventude (Selaj), Primeira Infância (Secria), Cidadania e da Pessoa com Deficiência (Secdef), Turismo (Setur), Mulher e dos Direitos Humanos (Semudh), Cultura (Secult), Infraestrutura de Alagoas (Seinfra) e Transporte e Desenvolvimento Urbano (Setrand).
Essas secretarias fazem parte de uma Comissão Executiva que visa garantir serviços como assistência social, educação e saúde para as famílias identificadas. Além disso, haverá um monitoramento contínuo para assegurar que os benefícios tenham impacto real e duradouro.
Segundo dados do Índice Brasileiro de Privação (IBP), 91% da população local vive em condições de alta vulnerabilidade. A partir desse diagnóstico, o governo pretende direcionar ações para transformar a realidade de diversas famílias.
Projeto Coração Social
O Projeto Coração Social tem o intuito de possibilitar a melhoria da qualidade de vida das famílias atendidas, ampliando o acesso a serviços essenciais e promovendo a inclusão social. A parceria entre o Governo de Alagoas e o ONU-Habitat reforça o compromisso com o desenvolvimento sustentável e a redução das desigualdades.
O projeto é coordenado pela Seplag e também conta com a participação de diversas secretarias. A proposta é integrar os órgãos do governo para oferecer um atendimento multissetorial e eficiente às famílias em situação de vulnerabilidade social.
Últimas notícias
Sine Alagoas anuncia 3.594 vagas de emprego na semana do Natal
Motociclista embriagado fica ferido após colidir com bicicleta em Arapiraca
Incêndio em vegetação é contido pelo Corpo de Bombeiros em Limoeiro de Anadia
Dino barra trecho de projeto de lei que libera emendas do orçamento secreto
Passaporte diplomático de Eduardo Bolsonaro é anulado após perda de mandato
Confira a programação dos desfiles do Natal de Todos Nós
Vídeos e noticias mais lidas
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
