Parceria entre Governo de AL e ONU, projeto de busca ativa será realizado na região lagunar de Maceió
Iniciativa servirá para conhecer o nível de vulnerabilidade das famílias da região e para garantir acesso às políticas públicas

O Governo de Alagoas, por meio da Secretaria de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio (Seplag), em parceria com o ONU-Habitat, vai realizar uma busca ativa na região lagunar de Maceió, entre abril e novembro deste ano. A iniciativa faz parte da fase inicial do Projeto Coração Social, que servirá para conhecer o nível de vulnerabilidade das famílias da região e para garantir acesso às políticas públicas.
A busca ativa é uma metodologia para promover visibilidade e inclusão com uma coleta de dados sobre saúde, educação e condições de vida das famílias.
"Estamos dando um importante passo para transformar a vida das famílias alagoanas com o Projeto Coração Social. A partir dessa iniciativa, vamos identificar e entender melhor as necessidades das famílias em situação de vulnerabilidade, para direcionar políticas públicas mais eficazes e garantir que todos tenham acesso aos serviços essenciais", afirmou a secretária de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio, Paula Dantas.
A metodologia da busca ativa permite identificar, com base no Índice de Pobreza Multidimensional (IPM), famílias que enfrentam maior risco social. Com as informações coletadas, o governo pode direcionar políticas públicas de maneira mais eficaz, assegurando que os recursos sejam destinados a quem realmente precisa.
Os resultados do questionário de campo serão a base para o desenvolvimento do Plano de Ação Integrada, que conta com a participação de 13 secretarias de Estado: Assistência e Desenvolvimento Social (Seades), Educação (Seduc), Saúde (Sesau), Prevenção a Violência (Seprev), Trabalho, Emprego e Qualificação (Seteq), Esporte, Lazer e Juventude (Selaj), Primeira Infância (Secria), Cidadania e da Pessoa com Deficiência (Secdef), Turismo (Setur), Mulher e dos Direitos Humanos (Semudh), Cultura (Secult), Infraestrutura de Alagoas (Seinfra) e Transporte e Desenvolvimento Urbano (Setrand).
Essas secretarias fazem parte de uma Comissão Executiva que visa garantir serviços como assistência social, educação e saúde para as famílias identificadas. Além disso, haverá um monitoramento contínuo para assegurar que os benefícios tenham impacto real e duradouro.
Segundo dados do Índice Brasileiro de Privação (IBP), 91% da população local vive em condições de alta vulnerabilidade. A partir desse diagnóstico, o governo pretende direcionar ações para transformar a realidade de diversas famílias.
Projeto Coração Social
O Projeto Coração Social tem o intuito de possibilitar a melhoria da qualidade de vida das famílias atendidas, ampliando o acesso a serviços essenciais e promovendo a inclusão social. A parceria entre o Governo de Alagoas e o ONU-Habitat reforça o compromisso com o desenvolvimento sustentável e a redução das desigualdades.
O projeto é coordenado pela Seplag e também conta com a participação de diversas secretarias. A proposta é integrar os órgãos do governo para oferecer um atendimento multissetorial e eficiente às famílias em situação de vulnerabilidade social.
Últimas notícias

Memória e municipalismo: livro sobre a trajetória da AMA será lançado nesta segunda-feira

Evento Outubro Rosa movimenta Igaci com corrida, caminhada e show musical

Vítimas de acidente fatal em Arapiraca são identificadas

Semarh emite alerta para ‘Estado de Atenção’ em Alagoas devido à baixa umidade do ar

Homem com passagem pela Polícia é executado em Rio Largo

Explosão em Olinda-PE destrói oito prédios, deixa dois mortos e nove feridos
Vídeos e noticias mais lidas

Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto

Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável

Guilherme Lopes dispara contra Beltrão: 'Penedo não deve nada a você'

Empresário arapiraquense líder de esquema bilionário perseguia juízes e autoridades, diz ex-mulher
