Mundo

Ataque russo com drones em hospital militar e prédios deixa dois mortos e 30 feridos na Ucrânia

Autoridades ucranianas informaram que 111 drones russos foram lançados ao país durante a noite de sábado (29)

Por G1 30/03/2025 09h09 - Atualizado em 30/03/2025 09h09
Ataque russo com drones em hospital militar e prédios deixa dois mortos e 30 feridos na Ucrânia
Bombeiro apagando fogo de casa na região de Kharkiv - Foto: Andrii Marienko/AP

Ataques russos com drones atingiram um hospital militar, um centro comercial, blocos de apartamentos e outros prédios em Kharkiv, na Ucrânia, na noite desse sábado (29), pelo horário local, segundo a agência de notícias Associated Press (AP). A cidade é a segunda maior do país.

Ao menos duas pessoas morreram e dezenas ficaram feridas. As vítimas fatais foram um homem de 67 anos e uma mulher de 70 anos. As informações foram confirmadas por autoridades ucranianas.

O Estado-Maior das Forças Armadas da Ucrânia denunciou o "bombardeio deliberado e direcionado" ao hospital militar. Entre as vítimas havia "militares que estavam recebendo tratamento", informou o comunicado.

A Força Aérea da Ucrânia relatou que a Rússia disparou 111 drones explosivos na última onda de ataques durante a noite de sábado para domingo. A Força Aérea disse que 65 desses drones foram interceptados e outros 35 foram perdidos, provavelmente devido a interferência eletrônica.

O Ministério da Defesa da Rússia, por sua vez, afirmou que seus sistemas de defesa aérea derrubaram seis drones ucranianos.

De acordo com analistas do governo e militares ucranianos, as forças russas estão se preparando para lançar uma nova ofensiva militar nas próximas semanas para aumentar a pressão sobre a Ucrânia e fortalecer a posição de negociação do Kremlin nas conversações de cessar-fogo, informou a AP.