Sesau promove acolhimento de profissionais do programa Mais Acesso a Especialistas
Novos membros irão compor Núcleos de Gestão e Regulação para aprimorar atendimento especializado
A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) acolheu, nesta segunda-feira (31), os profissionais que integrarão os Núcleos de Gestão e Regulação do Programa Mais Acesso a Especialistas. A equipe é composta por assistentes sociais, enfermeiros e auxiliares administrativos, que, na prática, vão atuar na ampliação e garantir a celeridade do acesso dos pacientes a consultas ambulatoriais e exames especializados.
O Programa Mais Acesso a Especialistas tem como objetivo oferecer diagnósticos em um período de 30 a 60 dias, garantindo fila única e o retorno assegurado à Unidade de Saúde da Família para acompanhamento contínuo. A estratégia foi criada pelo Governo Federal, por meio do Ministério da Saúde, para ampliar a assistência por consultas e exames especializados.
A supervisora da Regulação Ambulatorial da Sesau, Laudiceia Vieira, destacou que o programa contará com gestão de filas, regulação de sistema, gestão de cuidado, integração com a Atenção Primária à Saúde (APS), telessaúde e oferta de cuidado integrado.
“Essa equipe é estratégica para que a gente consiga disseminar, em todas as regiões de saúde, a efetivação da Política Nacional de Atenção Especializada à Saúde, que se fortalece por meio do Programa Mais Acesso a Especialistas”, disse Laudiceia.
O secretário de Estado da Saúde, médico Gustavo Pontes de Miranda, enfatizou a relevância dos Núcleos de Gestão e Regulação. “Os núcleos irão apresentar uma interface entre a região de saúde e a regulação estadual. A regulação é essencial para que esses pacientes tenham acesso aos serviços de saúde de maneira mais qualificada e eficiente possível, conforme a determinação do governador Paulo Dantas”, frisou.
Programa
De acordo com o Ministério da Saúde, o Programa Mais Acesso a Especialistas (PMAE), também nomeado de Programa Nacional de Expansão e Qualificação da Atenção Ambulatorial Especializada, é uma estratégia da Política Nacional de Atenção Especializada em Saúde (PNAES).
Ele tem como objetivo ampliar e qualificar o cuidado e o acesso à Atenção Especializada em Saúde (AES), tornando o acesso do paciente às consultas e aos exames especializados o mais rápido possível e com menos burocracia, a partir do encaminhamento realizado pelas equipes de Atenção Primária (eAP), a exemplo a Equipe de Saúde da Família (eSF).
Ainda segundo o Ministério da Saúde, a iniciativa prevê que o paciente, ao necessitar de mais de uma consulta ou exame especializado, não seja colocado em várias filas para atendimento. Neste caso específico, ele deve ser encaminhado a um serviço de saúde que oferece todas ou a maioria das consultas e exames de que precisa.
Últimas notícias
Leonardo Dias denuncia que ambulâncias entregues por Lula ainda estão paradas
Alfredo Gaspar garante R$ 816,4 mil em investimentos para a região Norte de Alagoas
Com mais de 1.400 romeiros, São Sebastião realiza grande romaria em Juazeiro do Norte
Idoso atropelado em Maragogi aguarda cirurgia após material hospitalar acabar, diz família
Mulher é presa após agredir policial e causar confusão em via pública no Benedito Bentes
Mendes manda PF apurar suposta espionagem contra secretário do Recife
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
Após bebedeira, dois homens se desentendem e trocam tiros em Traipu
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
