Sesau promove acolhimento de profissionais do programa Mais Acesso a Especialistas
Novos membros irão compor Núcleos de Gestão e Regulação para aprimorar atendimento especializado
A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) acolheu, nesta segunda-feira (31), os profissionais que integrarão os Núcleos de Gestão e Regulação do Programa Mais Acesso a Especialistas. A equipe é composta por assistentes sociais, enfermeiros e auxiliares administrativos, que, na prática, vão atuar na ampliação e garantir a celeridade do acesso dos pacientes a consultas ambulatoriais e exames especializados.
O Programa Mais Acesso a Especialistas tem como objetivo oferecer diagnósticos em um período de 30 a 60 dias, garantindo fila única e o retorno assegurado à Unidade de Saúde da Família para acompanhamento contínuo. A estratégia foi criada pelo Governo Federal, por meio do Ministério da Saúde, para ampliar a assistência por consultas e exames especializados.
A supervisora da Regulação Ambulatorial da Sesau, Laudiceia Vieira, destacou que o programa contará com gestão de filas, regulação de sistema, gestão de cuidado, integração com a Atenção Primária à Saúde (APS), telessaúde e oferta de cuidado integrado.
“Essa equipe é estratégica para que a gente consiga disseminar, em todas as regiões de saúde, a efetivação da Política Nacional de Atenção Especializada à Saúde, que se fortalece por meio do Programa Mais Acesso a Especialistas”, disse Laudiceia.
O secretário de Estado da Saúde, médico Gustavo Pontes de Miranda, enfatizou a relevância dos Núcleos de Gestão e Regulação. “Os núcleos irão apresentar uma interface entre a região de saúde e a regulação estadual. A regulação é essencial para que esses pacientes tenham acesso aos serviços de saúde de maneira mais qualificada e eficiente possível, conforme a determinação do governador Paulo Dantas”, frisou.
Programa
De acordo com o Ministério da Saúde, o Programa Mais Acesso a Especialistas (PMAE), também nomeado de Programa Nacional de Expansão e Qualificação da Atenção Ambulatorial Especializada, é uma estratégia da Política Nacional de Atenção Especializada em Saúde (PNAES).
Ele tem como objetivo ampliar e qualificar o cuidado e o acesso à Atenção Especializada em Saúde (AES), tornando o acesso do paciente às consultas e aos exames especializados o mais rápido possível e com menos burocracia, a partir do encaminhamento realizado pelas equipes de Atenção Primária (eAP), a exemplo a Equipe de Saúde da Família (eSF).
Ainda segundo o Ministério da Saúde, a iniciativa prevê que o paciente, ao necessitar de mais de uma consulta ou exame especializado, não seja colocado em várias filas para atendimento. Neste caso específico, ele deve ser encaminhado a um serviço de saúde que oferece todas ou a maioria das consultas e exames de que precisa.
Últimas notícias
Detento condenado por homicídio é encontrado morto no Baldomero Cavalcanti
Samu atende 65 casos de choque elétricos em 2025, e dá dicas de prevenção
Abrasel participa da Feira dos Municípios 2026 com cardápio diversificado
Alagoana disputa vaga no BBB 26 pela Casa de Vidro instalada no Nordeste
Prefeitura de Girau do Ponciano garante melhorias e fortalece a economia local com a tradicional Feira Livre
Prefeitura divulga Calendário Escolar de 2026 nas unidades da rede pública
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Cobranças abusivas de ambulantes em praias de AL geram denúncias e revolta da população
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Saiba o que a esposa do PM suspeito de matar enfermeiro disse em depoimento à polícia
