Sesau promove acolhimento de profissionais do programa Mais Acesso a Especialistas
Novos membros irão compor Núcleos de Gestão e Regulação para aprimorar atendimento especializado
A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) acolheu, nesta segunda-feira (31), os profissionais que integrarão os Núcleos de Gestão e Regulação do Programa Mais Acesso a Especialistas. A equipe é composta por assistentes sociais, enfermeiros e auxiliares administrativos, que, na prática, vão atuar na ampliação e garantir a celeridade do acesso dos pacientes a consultas ambulatoriais e exames especializados.
O Programa Mais Acesso a Especialistas tem como objetivo oferecer diagnósticos em um período de 30 a 60 dias, garantindo fila única e o retorno assegurado à Unidade de Saúde da Família para acompanhamento contínuo. A estratégia foi criada pelo Governo Federal, por meio do Ministério da Saúde, para ampliar a assistência por consultas e exames especializados.
A supervisora da Regulação Ambulatorial da Sesau, Laudiceia Vieira, destacou que o programa contará com gestão de filas, regulação de sistema, gestão de cuidado, integração com a Atenção Primária à Saúde (APS), telessaúde e oferta de cuidado integrado.
“Essa equipe é estratégica para que a gente consiga disseminar, em todas as regiões de saúde, a efetivação da Política Nacional de Atenção Especializada à Saúde, que se fortalece por meio do Programa Mais Acesso a Especialistas”, disse Laudiceia.
O secretário de Estado da Saúde, médico Gustavo Pontes de Miranda, enfatizou a relevância dos Núcleos de Gestão e Regulação. “Os núcleos irão apresentar uma interface entre a região de saúde e a regulação estadual. A regulação é essencial para que esses pacientes tenham acesso aos serviços de saúde de maneira mais qualificada e eficiente possível, conforme a determinação do governador Paulo Dantas”, frisou.
Programa
De acordo com o Ministério da Saúde, o Programa Mais Acesso a Especialistas (PMAE), também nomeado de Programa Nacional de Expansão e Qualificação da Atenção Ambulatorial Especializada, é uma estratégia da Política Nacional de Atenção Especializada em Saúde (PNAES).
Ele tem como objetivo ampliar e qualificar o cuidado e o acesso à Atenção Especializada em Saúde (AES), tornando o acesso do paciente às consultas e aos exames especializados o mais rápido possível e com menos burocracia, a partir do encaminhamento realizado pelas equipes de Atenção Primária (eAP), a exemplo a Equipe de Saúde da Família (eSF).
Ainda segundo o Ministério da Saúde, a iniciativa prevê que o paciente, ao necessitar de mais de uma consulta ou exame especializado, não seja colocado em várias filas para atendimento. Neste caso específico, ele deve ser encaminhado a um serviço de saúde que oferece todas ou a maioria das consultas e exames de que precisa.
Últimas notícias
Pesquisa aponta aprovação de 77% à gestão da prefeita Márcia Cavalcante em São Luís do Quitunde
Decoração natalina de São Luís do Quitunde é destaque na Região Norte e encanta Famílias
Flávio se isola na direita após receber bênção de Bolsonaro para 2026
Após 10 anos de casados: Enfermeira foi morta com um tiro na cabeça, aponta delegado
[Vídeo] LiteraCOC transforma alunos em autores e fortalece o protagonismo infantil no Colégio COC Arapiraca
Balanço da PM em Penedo inclui Patrulha Maria da Penha, acidentes e blitz de trânsito
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
