Estado assegura retificação de nome e gênero em documento civil para pessoas trans
No Dia Nacional da Visibilidade Trans, Seprev destaca serviço gratuito oferecido nas Casas de Direitos de Maceió e Arapiraca
No Dia Nacional da Visibilidade Trans, celebrado em 31 de março, a Secretaria de Estado de Prevenção à Violência (Seprev) reforça o compromisso do Governo de Alagoas com a dignidade e os direitos da população trans. Por meio do programa Respeita Meu Nome, o Estado disponibiliza gratuitamente o serviço de retificação de nome e gênero em documentos civis, assegurando o respeito à identidade de gênero dessas pessoas.
O atendimento está disponível gratuitamente nas Casas de Direitos de Maceió e Arapiraca e já beneficiou 54 pessoas com a mudança, desde a criação do programa, em 2023. As audiências são realizadas em parceria com o Centro Judiciário de Solução de Conflitos (Cejusc) do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL).
A coordenadora do Núcleo de Prevenção e Garantia de Direitos (NPGD), que coordena o programa em Maceió, Caroline Vieira, explica que a mudança no registro civil é um direito fundamental para que pessoas trans possam ser reconhecidas de acordo com sua identidade de gênero, evitando situações de constrangimento e garantindo o acesso a direitos básicos.
Ela reforça que, com o Respeita Meu Nome, o Governo de Alagoas tornou esse processo mais acessível para todos.
“Isso contribui para as relações sociais e para a qualidade de vida de quem precisa deste serviço, incluindo direitos como o acesso a políticas públicas essenciais, inserção no mercado de trabalho, entre outros. A Casa de Direitos atua de forma a acolher essas pessoas, auxiliando na realização desse sonho, que é a mudança do nome no documento”, explica Caroline Moura.
Khadyja Fortinelly foi uma das beneficiadas pelo projeto Respeita Meu Nome. Para ela, a Casa de Direitos ofereceu segurança desde o primeiro contato, que aconteceu pelo WhatsApp.
“Senti muita confiança já no primeiro contato com a equipe. Todos são muito atenciosos e amei a recepção desde o início, da porta de entrada até a conversa com o juiz. Agora vou me sentir mais segura e confortável ao usar meu documento”, afirmou.
Visibilidade
O secretário de Estado de Prevenção à Violência, Ricardo Dória, ressalta que garantir a retificação dos documentos civis é uma forma de dar visibilidade à identidade de gênero com a qual a pessoa se identifica.
“Esse direito é fundamental para que essas pessoas possam exercer sua cidadania de forma plena, sem sofrer discriminação ou constrangimento ao apresentar o documento civil. O Projeto Respeita Meu Nome demonstra o compromisso do Governo do Estado com a inclusão e com o respeito à diversidade de gênero”, afirmou o titular.
Para quem deseja realizar a mudança no documento de identificação social, o atendimento pode ser feito diretamente na Casa de Direitos de Maceió, localizada no Mirante do Jacintinho, ou pelo número (82) 98727-7152.
Em Arapiraca, a Casa de Direitos também conta com o projeto Respeita Meu Nome e fica localizada na Rua Manoel Marcelino, s/n, Itapoã; o telefone é o (82) 98752-2261. Além da retificação dos documentos, a Casa de Direitos também oferece apoio jurídico e social para pessoas trans que necessitam de orientação sobre outros direitos.
Últimas notícias
Youtuber condenado viralizou com pegadinhas de duplo sentido
IML libera corpo de piloto australiano morto em queda de avião com drogas em Coruripe
Homem é encontrado morto com sinais de agressão em terreno na Ponta da Terra, em Maceió
Homem é autuado por transporte ilegal de ave silvestre em Arapiraca
Caixa paga Bolsa Família a beneficiários com NIS de final 7
Mega-Sena sorteia nesta terça-feira prêmio estimado em R$ 3,5 milhões
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
