Profissionais da saúde recebem treinamento sobre exame de detecção da tuberculose
Prova tuberculínica ajuda a identificar a infecção latente pela doença e, deste modo, executar o tratamento
A Secretaria de Estado de Saúde (Sesau) e o Ministério da Saúde (MS) promovem, até sexta-feira (4), treinamento sobre a prova tuberculínica (exame para detecção da presença do bacilo da tuberculose) para 35 profissionais da enfermagem. A iniciativa acontece, simultaneamente, no II Centro de Saúde e na Unidade de São João Paulo II, em Maceió.
Também conhecida como Teste de Mantoux, a prova tuberculínica é feita por meio da aplicação de uma substância chamada PPD na pele do antebraço, onde é medido o diâmetro do endurecimento do local, que indica se a pessoa está em contato com a bactéria da tuberculose.
A enfermeira do Programa Estadual de Controle da Tuberculose, Alda Galdino, informou que os participantes irão atuar como multiplicadores em suas unidades. “Os participantes irão levar o conhecimento para suas localidades, ampliando a eficácia da rede de assistência e prevenção à tuberculose, o que eleva a segurança clínica e bem estar de todos”, destacou.
A enfermeira do Ministério da Saúde e facilitadora do treinamento, Daniele Dellorti, explicou que a prova é um exame de diagnóstico que ajuda a identificar a infecção latente por tuberculose. Ela salientou que a infecção latente por tuberculose é o período entre o primeiro contato do organismo com o bacilo e o aparecimento da doença.
“É aplicada uma substância chamada PPD na pele do antebraço do paciente, sendo a leitura do resultado feita entre 48 e 72 horas após a aplicação. Se constatado, pode realizar o tratamento preventivo, evitando o aparecimento da doença e a infecção de outras pessoas”, explicou a enfermeira Daniele.
Educação Continuada
Participando do treinamento, a enfermeira do município de Atalaia, Sara Jane Barros, destacou a importância da educação continuada para os profissionais de saúde. “Momentos como esse são essenciais para a atualização e aquisição de conhecimentos e técnicas que beneficiam a população”, reforçou.
O secretário de Estado da Saúde, médico Gustavo Pontes de Miranda, pontuou que todo o diagnóstico e tratamento da tuberculose é assegurado pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
“A Sesau atua junto com os municípios e o Governo Federal para que todos os alagoanos acometidos pela tuberculose tenham o diagnóstico em tempo oportuno, bem como, o tratamento integral, aumentando o índice de cura e evitando óbitos”, destacou o gestor da saúde estadual.
Últimas notícias

“Pintou um clima": Bolsonaro é condenado por fala sobre venezuelanas

Homem será indenizado após aparecer nu em imagem do Google Street View na Argentina

Alfredo Gaspar reafirma compromisso com Rio Largo e entrega quase R$ 2 milhões para saúde, agricultura e desenvolvimento social

Maragogi realiza primeira edição da Prefeitura Itinerante com mais de 300 atendimentos em Peroba

MPF realiza nova inspeção no HU para avaliar ampliação de serviços oncológicos

“Não está claro o que posso ou não falar”, diz Bolsonaro em visita à sede do PL
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
