Cibele Moura pede inclusão de dados sobre crimes contra pessoas com deficiência em AL
Segundo a parlamentar, a ausência desse dado nos registros públicos dificulta a formulação de políticas públicas

A deputada estadual Cibele Moura apresentou uma indicação ao Governo de Alagoas para que os boletins de ocorrência (BOs) passem a registrar se a vítima de um crime é uma pessoa com deficiência. Segundo a parlamentar, a ausência desse dado nos registros públicos dificulta a formulação de políticas públicas voltadas à proteção dessa população.
“Em Alagoas, a gente tem um problema muito sério. Quando alguém com deficiência vai fazer um boletim de ocorrência porque sofreu com um crime, esse dado não é colocado nos registros públicos. Fiz uma indicação para que o governo de Alagoas coloque essa opção. Quando um BO for feito dentro do nosso território, o delegado vai poder colocar lá que a pessoa é deficiente, para saber exatamente quantos crimes contra a pessoa com deficiência são cometidos em Alagoas e investir em políticas públicas”, explicou a deputada.
De acordo com a proposta, a inclusão dessa informação nos BOs permitirá a criação de um banco de dados confiável sobre a violência contra pessoas com deficiência no estado. Com isso, será possível desenvolver ações mais eficazes para prevenir e combater esses crimes.
“Política pública se faz com dados, com números e sabendo a realidade. Hoje a gente faz às cegas. Com essa indicação, ela sendo efetivada, a gente vai poder fazer com que as coisas aconteçam da melhor maneira possível, dando segurança a quem tem deficiência, dando segurança ao povo de Alagoas”, completou.
A deputada também destacou outra conquista importante para a população de Alagoas: a proibição da compra e comercialização de fogos de artifício com estampido pelo governo estadual. A medida busca minimizar os impactos negativos dos ruídos para pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), idosos, crianças e animais.
“É por isso que eu fico muito feliz em poder dizer que a senhora de Alagoas aprovou a lei que hoje já é proibida em Alagoas, que o governo do Estado compre fogos constantes e os fogos com barulho. É por isso que eu fico feliz em poder dizer que a partir do dia 15 de janeiro, no ano que vem, os fogos constantes serão proibidos com que qualquer pessoa aconteça e comercialize aqui no Estado”, pontuou a parlamentar.
Veja também
Últimas notícias

Hospital de Emergência promove sensibilização para reforço da vigilância epidemiológica

Campanha de vacinação contra Influenza começa na próxima segunda-feira (7) em Alagoas
Cenipa investiga razões de pane em avião agrícola que fez pouso forçado na cidade de Pilar

Deputados aprovam título de cidadã honorária para primeira-dama de Maceió

Vereador pede isenção de IPTU para autistas, mas não apresenta estudo com impacto econômico

Projeto de Lei na Câmara de Maceió regulamenta uso de celulares em escolas
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
