Cibele Moura pede inclusão de dados sobre crimes contra pessoas com deficiência em AL
Segundo a parlamentar, a ausência desse dado nos registros públicos dificulta a formulação de políticas públicas

A deputada estadual Cibele Moura apresentou uma indicação ao Governo de Alagoas para que os boletins de ocorrência (BOs) passem a registrar se a vítima de um crime é uma pessoa com deficiência. Segundo a parlamentar, a ausência desse dado nos registros públicos dificulta a formulação de políticas públicas voltadas à proteção dessa população.
“Em Alagoas, a gente tem um problema muito sério. Quando alguém com deficiência vai fazer um boletim de ocorrência porque sofreu com um crime, esse dado não é colocado nos registros públicos. Fiz uma indicação para que o governo de Alagoas coloque essa opção. Quando um BO for feito dentro do nosso território, o delegado vai poder colocar lá que a pessoa é deficiente, para saber exatamente quantos crimes contra a pessoa com deficiência são cometidos em Alagoas e investir em políticas públicas”, explicou a deputada.
De acordo com a proposta, a inclusão dessa informação nos BOs permitirá a criação de um banco de dados confiável sobre a violência contra pessoas com deficiência no estado. Com isso, será possível desenvolver ações mais eficazes para prevenir e combater esses crimes.
“Política pública se faz com dados, com números e sabendo a realidade. Hoje a gente faz às cegas. Com essa indicação, ela sendo efetivada, a gente vai poder fazer com que as coisas aconteçam da melhor maneira possível, dando segurança a quem tem deficiência, dando segurança ao povo de Alagoas”, completou.
A deputada também destacou outra conquista importante para a população de Alagoas: a proibição da compra e comercialização de fogos de artifício com estampido pelo governo estadual. A medida busca minimizar os impactos negativos dos ruídos para pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), idosos, crianças e animais.
“É por isso que eu fico muito feliz em poder dizer que a senhora de Alagoas aprovou a lei que hoje já é proibida em Alagoas, que o governo do Estado compre fogos constantes e os fogos com barulho. É por isso que eu fico feliz em poder dizer que a partir do dia 15 de janeiro, no ano que vem, os fogos constantes serão proibidos com que qualquer pessoa aconteça e comercialize aqui no Estado”, pontuou a parlamentar.
Veja também
Últimas notícias

Último vídeo de entregadora antes de morrer em acidente com caminhão comove Maceió

Presidente do Equador sofre tentativa de assassinato, diz governo

DMTT celebra formação pioneira com equipe própria e reforça compromisso com a segurança viária

Senadora Dra. Eudócia preside audiência sobre financiamento de pesquisas e terapias inovadoras contra o câncer

Deputado Fabio Costa vota a favor de isenção do Imposto de Renda para salários de até R$ 5 mil

Alfredo Gaspar tem projeto de segurança para táxis e apps aprovado
Vídeos e noticias mais lidas

Homem confessa que matou mulher a facadas em Arapiraca e diz ela passou o dia 'fazendo raiva'

Guilherme Lopes dispara contra Beltrão: 'Penedo não deve nada a você'

Empresário arapiraquense líder de esquema bilionário perseguia juízes e autoridades, diz ex-mulher

Quem era 'Papudo': líder de facção de altíssima periculosidade morto confronto em Arapiraca
