Cibele Moura pede inclusão de dados sobre crimes contra pessoas com deficiência em AL
Segundo a parlamentar, a ausência desse dado nos registros públicos dificulta a formulação de políticas públicas
A deputada estadual Cibele Moura apresentou uma indicação ao Governo de Alagoas para que os boletins de ocorrência (BOs) passem a registrar se a vítima de um crime é uma pessoa com deficiência. Segundo a parlamentar, a ausência desse dado nos registros públicos dificulta a formulação de políticas públicas voltadas à proteção dessa população.
“Em Alagoas, a gente tem um problema muito sério. Quando alguém com deficiência vai fazer um boletim de ocorrência porque sofreu com um crime, esse dado não é colocado nos registros públicos. Fiz uma indicação para que o governo de Alagoas coloque essa opção. Quando um BO for feito dentro do nosso território, o delegado vai poder colocar lá que a pessoa é deficiente, para saber exatamente quantos crimes contra a pessoa com deficiência são cometidos em Alagoas e investir em políticas públicas”, explicou a deputada.
De acordo com a proposta, a inclusão dessa informação nos BOs permitirá a criação de um banco de dados confiável sobre a violência contra pessoas com deficiência no estado. Com isso, será possível desenvolver ações mais eficazes para prevenir e combater esses crimes.
“Política pública se faz com dados, com números e sabendo a realidade. Hoje a gente faz às cegas. Com essa indicação, ela sendo efetivada, a gente vai poder fazer com que as coisas aconteçam da melhor maneira possível, dando segurança a quem tem deficiência, dando segurança ao povo de Alagoas”, completou.
A deputada também destacou outra conquista importante para a população de Alagoas: a proibição da compra e comercialização de fogos de artifício com estampido pelo governo estadual. A medida busca minimizar os impactos negativos dos ruídos para pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), idosos, crianças e animais.
“É por isso que eu fico muito feliz em poder dizer que a senhora de Alagoas aprovou a lei que hoje já é proibida em Alagoas, que o governo do Estado compre fogos constantes e os fogos com barulho. É por isso que eu fico feliz em poder dizer que a partir do dia 15 de janeiro, no ano que vem, os fogos constantes serão proibidos com que qualquer pessoa aconteça e comercialize aqui no Estado”, pontuou a parlamentar.
Veja também
Últimas notícias
Natal de Arapiraca movimenta a cidade com programação cultural gratuita neste fim de semana
Governo amplia limite para créditos suplementares no orçamento de 2025
São Sebastião realiza 1º Fórum Municipal de Saúde e fortalece participação social nas políticas públicas
Governo doa terreno para construção de 400 casas populares em Murici
Renan Filho deve lançar pré-candidatura ao governo de AL ao lado de Lula
Suspeito de assediar mulheres é agredido por populares após ser detido pela Guarda Municipal em Arapiraca
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
