Parceria entre SSP e Ufal desenvolve nova tecnologia para a Segurança Pública
Software deverá auxiliar no planejamento de distribuição de equipes nas ruas
O uso de novas tecnologias no combate à criminalidade já é uma realidade em Alagoas, com a utilização de equipamentos modernos, como drones e câmeras de vigilância com reconhecimento facial. No entanto, a Secretaria de Segurança Pública (SSP) continua buscando soluções inovadoras para aprimorar o trabalho das forças de segurança. Nesse contexto, uma parceria com a Universidade Federal de Alagoas (Ufal) promete revolucionar o planejamento da distribuição de equipes policiais nas ruas.
A iniciativa faz parte do Projeto Coruja, voltado para a adoção de tecnologias de otimização do policiamento por meio de técnicas avançadas de aprendizado de máquina. O projeto é coordenado pela Chefia Especial de Inteligência da SSP e desenvolvido por alunos da Ufal, sob a orientação de professores da universidade. Nesta fase, foi realizada a apresentação do Mínimo Produto Viável (MPV), criado com base em reuniões de levantamento de requisitos.
A proposta é que o sistema se integre aos dados da Chefia de Núcleos de Estatística e Análise Criminal (CHENEAC), permitindo que, diariamente, a seção de planejamento de cada unidade policial receba os cartões-programa com as rotas de patrulhamento geradas automaticamente pelo software, com base em critérios predefinidos.
De forma prática, o programa identifica os "pontos quentes" — áreas com maior incidência criminal — e traça as rotas de policiamento ideais com base nas prioridades definidas para o dia. O objetivo é intensificar o patrulhamento em locais com altos índices de crimes violentos contra o patrimônio e mortes violentas intencionais, utilizando filtros específicos dentro do sistema para gerar os cartões-programa de forma estratégica e orientada por dados.
Para o secretário executivo de Gestão Interna, Jairison de Melo, a iniciativa é inédita e tem potencial para impactar diretamente na redução dos índices criminais no estado.
“Esse é um projeto pioneiro, do qual não temos conhecimento de algo semelhante em nenhuma outra parte do Brasil ou do mundo. Contamos com profissionais altamente capacitados, que estão trabalhando incansavelmente na busca por soluções inovadoras para o fortalecimento da segurança pública em Alagoas. Nosso objetivo é combater a violência com cada vez mais efetividade”, destacou o secretário.
Além do secretário Jairison de Melo, participaram da apresentação o chefe do Núcleo de Estatística e Análise Criminal, major Fernando Maia; o chefe de Informatização e Segurança, major Edival Júnior; e os integrantes da Chefia Especial de Inteligência, cabo Larissa Artemis e sargento Tarcísio Alves.
Os professores Rian Gabriel Pinheiro e Bruno Costa Nogueira são os responsáveis pela orientação dos alunos da Ufal que estão desenvolvendo o software. Os estudantes envolvidos no projeto são Arthur Ramos Lima, Athus Henrique Vasconcelos, José Jânio de Castro Junior, Pedro Victor Ferreira Santos e Vinícius Sales de Alencar.
Últimas notícias
Nikolas é condenado a pagar R$ 40 mil por chamar mulher trans de 'homem'
Tragédia na Serra da Barriga completa um ano; famílias aguardam reparação e medidas para aumentar a segurança
Homem é flagrado furtando fios de poste em plena luz do dia no bairro de Jatiúca
A Influência dos Videogames na Cultura Moderna
Arthur Lira impulsiona transformação em Porto Real do Colégio com pavimentação rural
Prefeitura entrega hoje Centro Esportivo, praça e nova Arapiraquinha à comunidade da Vila Bananeiras
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Motociclista perde controle e cai na AL 220, em Limoeiro de Anadia
Ex é presa suspeita de matar médico em Arapiraca; ela o acusou de estuprar a filha deles
