Segurança

Nova tecnologia permite à PC rastrear celulares subtraídos e enviar intimações

Com a novidade, aparelhos subtraídos enviam alerta e ajudam na recuperação em Alagoas

Por 7Segundos, com assessoria 09/04/2025 15h03 - Atualizado em 09/04/2025 15h03
Nova tecnologia permite à PC rastrear celulares subtraídos e enviar intimações
Com a novidade, aparelhos subtraídos enviam alerta e ajudam na recuperação em Alagoas - Foto: Reprodução

A Polícia Civil de Alagoas está atuando em parceria com a Secretaria de Segurança Pública e o Ministério da Justiça na segunda fase do programa Celular Segur. A partir de agora, quem tentar usar um celular roubado ou furtado em Alagoas pode receber uma intimação diretamente na tela do aparelho.

A ferramenta permite que, ao cadastrar o telefone na plataforma, a vítima ative um bloqueio que impede o uso do aparelho. Se outra pessoa tentar inserir um novo chip, o sistema envia automaticamente uma notificação informando que o celular está registrado como roubado ou furtado e deve ser devolvido à Polícia Civil.

De acordo com o delegado Sidney Tenório, diretor da Diretoria de Polícia Judiciária 1 (DPJ1), a ação integra uma estratégia mais ampla de combate à criminalidade e já vem mostrando resultados. “É tolerância zero para os crimes de roubo e furto de celulares aqui no estado de Alagoas.”, afirmou.

Nessa versão do programa, quem recebe a intimação só precisa comparecer à sede da SSP, no Centro de Maceió, para devolver o celular. “Confie, não pedimos mais nada, exceto que você procure a sede da Secretaria de Segurança Pública no Centro de Maceió e faça a devolução”, reforçou o delegado.