Cidades

Durante inspeção, rachaduras são encontradas em prédio perto da área de afundamento do solo

As imagens foram divulgadas pelo defensor público Ricardo Melro

Por 7Segundos 10/04/2025 13h01
Durante inspeção, rachaduras são encontradas em prédio perto da área de afundamento do solo
O prédio fica localizado perto das áreas que abrangem o mapa de risco de afundamento do solo - Foto: Reprodução

Rachaduras e afundamentos foram encontrados no prédio da sede da Secretaria Municipal de Educação (Semed), situado no bairro da Cambona, em Maceió. A inspeção foi realizada pela Defensoria Pública de Alagoas nessa quarta-feira (09) após denúncias.

O prédio fica localizado perto das áreas que abrangem o mapa de risco de afundamento do solo, causado pela exploração de sal-gema da Braskem.

As imagens foram divulgadas pelo defensor público Ricardo Melro. “Ouvimos relatos de que manutenções e reformas estão sendo feitas apenas para maquiar a situação. Painéis estariam sendo colocados para esconder as rachaduras”.

A publicação também faz críticas ao Serviço Geológico do Brasil (SGB). “(...) deveria ser referência técnica no enfrentamento da tragédia - se recusa a trabalhar em Maceió, a cidade atingida pela pior tragédia minerária em área urbana do mundo. Já acionamos a Justiça para que o SGB cumpra seu dever. É revoltante que isso precise ser judicializado”.

Nota da Defesa Civil


A Defesa Civil de Maceió informa que monitora o local, bem como toda a região adjacente ao Mapa de Linhas de Ações Prioritárias. O imóvel encontra-se na área de monitoramento (01), o que não indica necessidade de realocação. O órgão continua monitorando a região ininterruptamente com equipamentos que medem em milímetros a movimentação do solo e realiza visitas periódicas em toda a área. Havendo futura necessidade de ampliação da área de realocação, a Defesa Civil Municipal tomará as medidas cabíveis.”