Trabalhadores da Educação de Maceió paralisam atividades na próxima terça-feira (15)
Categoria rejeita proposta de 5% da gestão JHC e inicia calendário de lutas por valorização profissional

Trabalhadores da Educação de Maceió vão às ruas na próxima terça-feira (15) para reivindicar valorização profissional e melhores condições de trabalho. A paralisação de 24 horas, definida em assembleia no último dia 8, terá início com ato público às 8h, com concentração na Escola Kátia Assunção, no bairro do Jacintinho.
A principal pauta da mobilização é a rejeição à proposta de reajuste salarial apresentada pela gestão do prefeito JHC, que prevê apenas 5% de aumento, divididos em duas parcelas: 2,5% em maio e 2,5% em outubro. A categoria considerou a oferta insuficiente diante das perdas acumuladas e do cenário de precarização enfrentado pelos profissionais da educação.
Além disso, o sindicato denuncia a tentativa da prefeitura de implementar o pagamento das progressões com deságios de até 30%, o que representa um retrocesso nos direitos conquistados pela classe trabalhadora. Problemas estruturais como a falta de transporte escolar, número insuficiente de PAE’s (Profissionais de Apoio Escolar), escassez de vagas em creches e escolas, ausência de concurso público e falhas na inclusão também são pontos destacados pela categoria.
“A categoria está extremamente insatisfeita com a proposta de reajuste, e também com a falta de estrutura para profissionais e estudantes. Estamos com problemas no transporte, a quantidade insuficiente de PAE’s, falta de vagas em creches e escolas, a não garantia de inclusão, a falta de concurso público. Durante a assembleia, elaboramos um calendário de lutas, e a paralisação no dia 15 é apenas a primeira etapa. Esperamos que o prefeito JHC se sensibilize e possa apresentar uma nova proposta que traga dignidade aos nossos anseios”, afirmou Izael Ribeiro, presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Alagoas (Sinteal).
Últimas notícias

Vídeo mostra momento em que o advogado João Neto agride mulher dentro de apartamento em Maceió

Advogado João Neto é preso acusado de violência doméstica em Maceió

Evento gratuito sobre saúde mental no trabalho é realizado em Arapiraca

Prefeito recebe governador para assinatura da Ordem de Serviço da Fábrica da Sopa de Rio Largo

Hemoal tem estoque crítico e apela por doação de sangue para Feriadão da Páscoa

Mãe de Ana Beatriz passa mal durante diligência das polícias na residência dela em Novo Lino
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
