Trabalhadores da Educação de Maceió paralisam atividades na próxima terça-feira (15)
Categoria rejeita proposta de 5% da gestão JHC e inicia calendário de lutas por valorização profissional

Trabalhadores da Educação de Maceió vão às ruas na próxima terça-feira (15) para reivindicar valorização profissional e melhores condições de trabalho. A paralisação de 24 horas, definida em assembleia no último dia 8, terá início com ato público às 8h, com concentração na Escola Kátia Assunção, no bairro do Jacintinho.
A principal pauta da mobilização é a rejeição à proposta de reajuste salarial apresentada pela gestão do prefeito JHC, que prevê apenas 5% de aumento, divididos em duas parcelas: 2,5% em maio e 2,5% em outubro. A categoria considerou a oferta insuficiente diante das perdas acumuladas e do cenário de precarização enfrentado pelos profissionais da educação.
Além disso, o sindicato denuncia a tentativa da prefeitura de implementar o pagamento das progressões com deságios de até 30%, o que representa um retrocesso nos direitos conquistados pela classe trabalhadora. Problemas estruturais como a falta de transporte escolar, número insuficiente de PAE’s (Profissionais de Apoio Escolar), escassez de vagas em creches e escolas, ausência de concurso público e falhas na inclusão também são pontos destacados pela categoria.
“A categoria está extremamente insatisfeita com a proposta de reajuste, e também com a falta de estrutura para profissionais e estudantes. Estamos com problemas no transporte, a quantidade insuficiente de PAE’s, falta de vagas em creches e escolas, a não garantia de inclusão, a falta de concurso público. Durante a assembleia, elaboramos um calendário de lutas, e a paralisação no dia 15 é apenas a primeira etapa. Esperamos que o prefeito JHC se sensibilize e possa apresentar uma nova proposta que traga dignidade aos nossos anseios”, afirmou Izael Ribeiro, presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Alagoas (Sinteal).
Últimas notícias

Perseguição policial em Maceió termina com dupla presa por roubo a motorista de aplicativo

Mulher é agredida pelo companheiro e levada ao Hospital Regional do Norte, em Porto Calvo

Jovem é preso ao tentar se desfazer de pinos de cocaína durante abordagem policial em Arapiraca

Homem é preso em flagrante ao tentar furtar 85 tabletes de chocolate em shopping de Maceió

Foragido da Justiça por roubo e homicídio é preso ao ameaçar o padrasto de morte em Maceió

Homem derruba bolo de aniversário no chão durante discussão com a esposa na Cidade Universitária
Vídeos e noticias mais lidas

Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável

Guilherme Lopes dispara contra Beltrão: 'Penedo não deve nada a você'

Empresário arapiraquense líder de esquema bilionário perseguia juízes e autoridades, diz ex-mulher

Quem era 'Papudo': líder de facção de altíssima periculosidade morto confronto em Arapiraca
