HU da Ufal amplia atendimento oncológico e ativa pronto atendimento 24h
Inauguração acontece nesta sexta-feira (11) às 9h

O Hospital Universitário Professor Alberto Antunes (HUPAA) da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) – conhecido popularmente como HU – inaugura nesta sexta-feira (11) às 9h a expansão de seu Centro de Atendimento em Oncologia (Cacon), com a ampliação em 75% de seus leitos oncológicos. A expansão conta também a abertura do serviço de Pronto-Atendimento (PA) 24 horas, voltado a atender pacientes já atendidos pelo Cacon em casos de emergência. Antes, o PA funcionava somente das 7h às 19h.
Com a expansão do Cacon os leitos disponíveis na unidade vão passar de 16 para 28. A esses leitos clínicos se somam outros 15 leitos de cirurgia, fazendo a unidade hospitalar alcançar a marca 43 leitos oncológicos. A ampliação ainda vai assegurar incrementos nos serviços de plantões cirúrgicos direcionados a pacientes com câncer. Os investimentos que garantiram os avanços no Centro foram assegurados pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), companhia pública que gerencia o HUPAA junto com a Ufal. A solenidade que marca as entregas será realizada no próprio Centro de Atendimento em Oncologia.
“Estimativas apontam que em Alagoas poderemos ter 5 mil novos casos de câncer em 2025. Um número alarmante e que faz toda a equipe do Cacon trabalhar ainda mais, lutando por ampliação na oferta de atendimento oncológico no HUPAA. Aumentar a oferta de leitos e de atendimento de alta complexidade em câncer é um desafio em nosso estado. Lembremo-nos de que na maioria dos casos estes pacientes têm no Sistema Único de Saúde (SUS) a única alternativa rumo à cura. O Cacon, atendendo 100% pelo SUS, possibilita que milhares de alagoanos e alagoanas possam ser tratados com eficácia e respeito”, disse o superintendente do Hospital Célio Rodrigues.
Já o reitor da Ufal, Josealdo Tonholo, destacou que o “HUPPA tem recebido investimentos por meio da Ebserh e, também, da bancada federal alagoana, ampliando e aperfeiçoando diversos serviços para a sociedade. A expansão do atendimento no Cacon e a ampliação do atendimento no PA desta Unidade para 24 horas, 7 dias por semana, junto à modernização do Acelerador Linear entregue há poucos dias reafirmam o compromisso de nossa Universidade com a saúde pública de Alagoas”.
Até o momento, as aquisições e melhorias já realizadas pelo HUPPA incluem a ampliação da equipe com 61 novos profissionais, totalizando 140 no total apenas para a área oncológica; e a reabertura de serviços antes desativados e a integração de equipamentos de ponta, como novos tomógrafos e um sistema de videocirurgia em 3D. Com o aumento no número de leitos do Cacon e com o PA atendendo 24 horas, os pacientes oncológicos terão uma assistência mais especializada para cada caso e de acordo com as avaliações individualizados dos estágios de suas doenças. Da mesma forma, com o aumento na oferta dos serviços, os leitos hospitalares do HUPAA e dos hospitais do Estado serão desafogados.
Últimas notícias

Idoso diabético com histórico de amputações necessita de doações de sangue urgente

Humanização e direitos das pessoas com autismo são discutidos durante evento em São Sebastião

Socioeducando foge da Unidade de Internação de Menores, em Pilar

Polícia Civil prende suspeito de homicídio ocorrido no bairro Cidade Universitária

Prefeitura de Penedo usa audiovisual e teatro para conscientizar estudantes sobre o sarampo

Prefeitura de Penedo investe na qualificação do funcionalismo com cursos no Laboratório Oxe Tech
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
