Educação

Três cursos de graduação da Ufal recebem nota máxima no Enade

Procuradoria Educacional Institucional reforça o desempenho satisfatório em todos os cursos avaliados

Por 7segundos com assessoria 19/04/2025 16h04
Três cursos de graduação da Ufal recebem nota máxima no Enade
Universidade Federal de Alagoas (Ufal) - Foto: Reprodução

A espera pelo resultado do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), realizado em 2023, confirmou o excelente desempenho da Universidade Federal de Alagoas. Todos os 22 cursos avaliados tiveram Conceito Preliminar de Curso (CPC) igual ou superior a 3. A comunidade acadêmica ainda comemora a nota máxima do indicador geral atingida pelos cursos de Enfermagem, Nutrição e Engenharia Civil, todos do Campus A.C. Simões, em Maceió, que ficaram com conceito 5.

“Receber uma nota 5 no Enade é uma honra para toda a comunidade e a demonstração de que estamos trabalhando com competência. Além de manter a nota 5 de avaliações anteriores, o curso obteve a 5ª maior nota do país. Esse é o resultado de muito investimento na melhoria permanente da infraestrutura, na qualificação do quadro de pessoal [docentes e técnicos], nos grupos estudantis organizados, como PET e PEC, empresas juniores, dentre outros. É o resultado de um esforço coletivo que contribui para a formação de pessoas competentes para a sociedade brasileira”, destacou o diretor do Centro de Tecnologia da Ufal (Ctec), Vladimir Caramori.

Outros dez cursos avaliados nesse ciclo receberam conceito 4: de Maceió, Medicina, Farmácia, Odontologia, Engenharia Ambiental, Arquitetura e Urbanismo e Engenharia de Computação; no Campus Arapiraca a nota 4 veio para Enfermagem, Medicina e Arquitetura e Urbanismo; já no Campus do Sertão, o curso de Engenharia Civil também se destacou.

“Os resultados obtidos no conceito Enade 2023 em cursos de graduação da Ufal refletem um desempenho muito positivo, pois aumentamos a média anterior em vários cursos e mantivemos em outros. Isso é reflexo da dedicação e do esforço dos estudantes e do coletivo: docentes, técnicos e gestores, que buscam incansavelmente oferecer uma formação de qualidade. Os resultados demonstram o esforço contínuo de nossa comunidade acadêmica em busca de excelência e qualidade no ensino da graduação na Ufal”, destacou a pró-reitora de Graduação, Eliane Barbosa.

Indicadores importantes

O procurador Educacional Institucional, Deywid Melo, reforça que a lupa do Enade é para os indicadores de qualidade que mostram os desempenhos específicos de cada graduação. Entre os mais importantes ele aponta o Indicador de Diferença entre os Desempenhos Observado e Esperado (IDD), que busca mensurar o valor agregado pelo curso ao desenvolvimento dos estudantes concluintes, considerando a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

E o outro indicador que a PEI acompanha de perto é o Conceito Preliminar de Curso (CPC), que é calculado com base na avaliação de desempenho de estudantes, no valor agregado pelo processo formativo e em insumos referentes às condições de oferta, a exemplo de corpo docente, infraestrutura e recursos didático-pedagógicos, conforme metodologia aprovada pela Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior (Conaes).

Nessa lupa, a Ufal se reafirma como a maior instituição pública de ensino superior de Alagoas. “É preciso entender que o Enade por si só é um indicador de qualidade e que serve de insumo para outros indicadores, e aí nesses indicadores de qualidade, nenhum dos 104 cursos da Ufal tem nota inferior a 3, ou seja, todos os cursos são satisfatórios”, evidenciou Melo.

O resultado dessas métricas são vistas como conquistas para além da graduação. “Temos observado a melhoria progressiva em todos os cursos de graduação, o que reflete também nas notas dos Programas de Pós-graduação avaliados pela Capes e no sucesso dos egressos, tanto no mercado de trabalho externo quanto na formação de pesquisadores e docentes em outras instituições de pós-graduação do país. Continuaremos investindo na melhoria constante na formação de nossos alunos”, finalizou Caramori.