Associação de vítimas da Braskem mostra apoio a líder ativista processado por calúnia
Alexandre Sampaio é líder da Associação dos Empreendedores e Vítimas da Mineração em Maceió

A Associação do Movimento Unificado das Vítimas da Braskem (MUVB) publicou nota nesta segunda-feira (28) em apoio a Alexandre Sampaio, líder da Associação dos Empreendedores e Vítimas da Mineração em Maceió que está enfrentando um processo criminal por suposta calúnia e difamação contra uma procuradora da República e um defensor público da União.
Os denunciantes, a procuradora Niedja Kaspary e o defensor público Diego Bruno Alves Martins, alegaram terem se sentido ofendidos por declarações feitas por Sampaio, apesar de nenhuma citação nominal ter sido realizada.
O MUVB alega que o processo do Ministério Público é infundado, pois “as falas do Alexandre Sampaio sempre foram em defesa das vítimas da Braskem e contra ações equivocadas, ou omissões, das autoridades que trataram, ou tratam, do caso do desastre socioambiental da Braskem em Maceió.”
Além de questionar a procedência da denúncia, a Associação repete questionamentos feitos por Sampaio, como a razão para as autoridades terem deixado à escolha da Braskem o valor da indenização, apesar das vítimas emitirem pedidos para que houvesse critérios objetivos. Outro questionamento foi o acordo firmado entre Ministério Público, Braskem e Prefeitura de Maceió para revitalizar a área dos Flexais, por mais que moradores e pareceres técnicos, incluindo o de um agente do próprio MP/AL, recomendassem uma realocação da população.
A nota também criticou a doação das áreas afetadas pela mineração à própria Braskem e a demora do inquérito policial sobre o desastre, que demorou mais de cinco anos, não teve seu conteúdo divulgado ao público e sequer denunciou formalmente algum responsável.
A Associação encerra o posicionamento afirmando que a denúncia feita a Alexandre Sampaio por calúnia e difamação, quando o próprio Ministério Público possui um comportamento omisso na defesa das vítimas, é completamente sem razão.
“O processo crime contra o Alexandre Sampaio é uma tentativa de calar as vítimas e é nosso dever hipotecar nossa solidariedade aos que lutam por justiça e contra toda forma de violência que o desastre socioambiental cometido pela Braskem vem causando”, finaliza a nota da MUVB.
A audiência final do processo movido contra Alexandre Sampaio ocorre nesta segunda (29) às 14h, na 13ª Vara Federal de Maceió.
Veja a publicação do MUVB a seguir:
Últimas notícias

Prefeita Ceci anuncia pavimentação asfáltica histórica no povoado Ouricuri

Paulo Dantas não descarta novas mudanças em seu secretariado até o final do mandato

Bolsonaro mantém melhora de exames do fígado e aceita bem ingestão de água, chá e gelatina

Obra expande rede de abastecimento em Igaci com 15 km de nova adutora

Dois jovens ficam feridos em acidente com moto no Centro de Palmeira dos Índios

Relatório médico aponta uso de oito remédios pelo ex-presidente Collor
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
