Inscrições para a Olimpíada Brasileira de Astronomia e Olimpíada Brasileira de Foguetes estão abertas até o dia 1º
Procedimento deve ser feito pelo aplicativo app.oba.org.br; provas serão aplicadas no dia 16 de maio
Escolas públicas e privadas têm até o dia 1° para se inscreverem na edição 2025 da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) e da Olimpíada Brasileira de Foguetes (OBAFOG). O procedimento deve ser feito pelo professor responsável pela aplicação da olimpíada pela plataforma http://app.oba.org.br. As provas acontecem no dia 16 de maio.
Promovida pela Sociedade Astronômica Brasileira (SAB) e pela Agência Espacial Brasileira (AEB), a Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica e a Olimpíada Brasileira de Foguetes visam fomentar o interesse pela Astronomia, Astronáutica e ciências afins entre estudantes do ensino fundamental e médio de escolas públicas e particulares de todo o Brasil.
Serão distribuídas cerca de 80 mil medalhas de ouro, prata e bronze para os estudantes que alcançarem as melhores notas. Para mais informações sobre a olimpíada, os professores podem entrar em contato com o e-mail [email protected] ou pelo whats app (21) 2018-5506.
Alagoas
Alagoas teve participação recorde na edição 2024 OBA e da antiga Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG) – hoje OBAFOG. Segundo dados da coordenação nacional, o estado registrou a inscrição de 46.176 estudantes de 370 escolas públicas e privadas. Pela Rede Estadual, 6.288 estudantes de 80 escolas participaram das duas competições.
O estado registrou crescimento no número de participantes quando se comparam as edições 2023 e 2024: foram 3.527 alunos e 72 escolas a mais, um aumento de 8,2% no quantitativo de alunos e de 24,1% no número de escolas.
Quando levamos em consideração apenas a Rede Estadual, o crescimento de 2023 para 2024 é ainda maior que a média do estado de Alagoas: foram 605 alunos a mais de um ano para outro e um aumento de 29 escolas, o que significa um crescimento de 10,6% no quantitativo de estudantes inscritos e de quase 57% nas escolas participantes.
Medalhas
Em 2024, Alagoas teve 2.190 medalhas na OBA e na Mostra Brasileira de Foguetes. Destas, 1308 foram na OBA e 882 na Mostra de Foguetes.
Pela Rede Estadual, 162 estudantes foram premiados nas duas competições, sendo 79 na OBA e 83 na Mostra de Foguetes, um crescimento de 6,5% em relação ao ano de 2023, quando foram contabilizadas 152 medalhas – 66 na OBA e 86 na Mostra de Foguetes.
Dentre as unidades de ensino premiadas, estão as escolas estaduais Professor José Quintella Cavalcanti, de Arapiraca; Professora Maria da Salete Gusmão de Araújo, de Maceió; Dr. Rodriguez de Melo, de Maceió; Dr. Fernandes Lima, de Maceió; Professora Margarez Maria Santos Lacet, de Maceió. Geraldo Melo dos Santos; de Maceió; Professor Edmilson de Vasconcelos Pontes, de Maceió; Professora Irene Garrido, de Maceió; Theotônio Vilela Brandão, de Maceió; Anália Tenório, de Olho D’Água Grande; Constança de Góes Monteiro, dede Major Izidoro; Ormindo Barros, de Santana do Ipanema; Rocha Cavalcanti, de União dos Palmares; Francisco Domingues, de Limoeiro de Anadia e o Colégio Tiradentes da Polícia Militar (COM) – Unidades Agreste, em Arapiraca, e Capital.
Duas escolas estaduais de Arapiraca conquistaram o maior quantitativo de medalhas – o CPM Agreste, com 51 medalhas e a Escola Estadual Professor José Quintella Cavalcanti, com 46 medalhas.
Últimas notícias
Polícia encontra três ossadas humanas durante operação de busca na Feitosa, em Maceió
HGE realiza em sequência duas captações de órgãos que salvaram a vida de mais seis pessoas
Inmet emite alerta para o RS de ventos de até 100 km/h e tempestade
Moraes pede aos Estados Unidos extradição de Ramagem
Sessão solene homenageia legado do juiz John Silas com entrega de comenda à família
Hemoal promove coleta externa de sangue em União dos Palmares nesta terça-feira (16)
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
