Inscrições para a Olimpíada Brasileira de Astronomia e Olimpíada Brasileira de Foguetes estão abertas até o dia 1º
Procedimento deve ser feito pelo aplicativo app.oba.org.br; provas serão aplicadas no dia 16 de maio
Escolas públicas e privadas têm até o dia 1° para se inscreverem na edição 2025 da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) e da Olimpíada Brasileira de Foguetes (OBAFOG). O procedimento deve ser feito pelo professor responsável pela aplicação da olimpíada pela plataforma http://app.oba.org.br. As provas acontecem no dia 16 de maio.
Promovida pela Sociedade Astronômica Brasileira (SAB) e pela Agência Espacial Brasileira (AEB), a Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica e a Olimpíada Brasileira de Foguetes visam fomentar o interesse pela Astronomia, Astronáutica e ciências afins entre estudantes do ensino fundamental e médio de escolas públicas e particulares de todo o Brasil.
Serão distribuídas cerca de 80 mil medalhas de ouro, prata e bronze para os estudantes que alcançarem as melhores notas. Para mais informações sobre a olimpíada, os professores podem entrar em contato com o e-mail [email protected] ou pelo whats app (21) 2018-5506.
Alagoas
Alagoas teve participação recorde na edição 2024 OBA e da antiga Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG) – hoje OBAFOG. Segundo dados da coordenação nacional, o estado registrou a inscrição de 46.176 estudantes de 370 escolas públicas e privadas. Pela Rede Estadual, 6.288 estudantes de 80 escolas participaram das duas competições.
O estado registrou crescimento no número de participantes quando se comparam as edições 2023 e 2024: foram 3.527 alunos e 72 escolas a mais, um aumento de 8,2% no quantitativo de alunos e de 24,1% no número de escolas.
Quando levamos em consideração apenas a Rede Estadual, o crescimento de 2023 para 2024 é ainda maior que a média do estado de Alagoas: foram 605 alunos a mais de um ano para outro e um aumento de 29 escolas, o que significa um crescimento de 10,6% no quantitativo de estudantes inscritos e de quase 57% nas escolas participantes.
Medalhas
Em 2024, Alagoas teve 2.190 medalhas na OBA e na Mostra Brasileira de Foguetes. Destas, 1308 foram na OBA e 882 na Mostra de Foguetes.
Pela Rede Estadual, 162 estudantes foram premiados nas duas competições, sendo 79 na OBA e 83 na Mostra de Foguetes, um crescimento de 6,5% em relação ao ano de 2023, quando foram contabilizadas 152 medalhas – 66 na OBA e 86 na Mostra de Foguetes.
Dentre as unidades de ensino premiadas, estão as escolas estaduais Professor José Quintella Cavalcanti, de Arapiraca; Professora Maria da Salete Gusmão de Araújo, de Maceió; Dr. Rodriguez de Melo, de Maceió; Dr. Fernandes Lima, de Maceió; Professora Margarez Maria Santos Lacet, de Maceió. Geraldo Melo dos Santos; de Maceió; Professor Edmilson de Vasconcelos Pontes, de Maceió; Professora Irene Garrido, de Maceió; Theotônio Vilela Brandão, de Maceió; Anália Tenório, de Olho D’Água Grande; Constança de Góes Monteiro, dede Major Izidoro; Ormindo Barros, de Santana do Ipanema; Rocha Cavalcanti, de União dos Palmares; Francisco Domingues, de Limoeiro de Anadia e o Colégio Tiradentes da Polícia Militar (COM) – Unidades Agreste, em Arapiraca, e Capital.
Duas escolas estaduais de Arapiraca conquistaram o maior quantitativo de medalhas – o CPM Agreste, com 51 medalhas e a Escola Estadual Professor José Quintella Cavalcanti, com 46 medalhas.
Últimas notícias
Bolsonaro recorre e pede que STF reconheça que ele 'desistiu' do golpe
Febraban endurece regras contra contas laranja e bets irregulares
Lula completa 80 anos e se torna o primeiro octogenário no cargo
Donos de clínica de reabilitação viram réus por crimes cometidos contra esteticista
Sine Maceió oferece 200 vagas Call Center para trabalho home office
Confira os campeões do 32º Festival Municipal de Bumba Meu Boi
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
