Senadora Eudócia preside no Senado debate sobre vacinas contra o câncer
Parlamentar propõe um marco regulatório para garantir acesso através do SUS

Em uma sessão inédita no Senado Federal, a senadora Eudócia Caldas (PL-AL) promoveu um debate temático sobre o avanço das pesquisas para o desenvolvimento de vacinas contra o câncer, com base na biotecnologia do RNA mensageiro — considerada uma das mais promissoras inovações da medicina contemporânea.
O encontro, realizado nesta quarta-feira (30), reuniu especialistas do Brasil e internacionais, para discutir o Projeto de Lei 126/2025, de autoria da Senadora, que propõe um marco regulatório para garantir acesso a vacinas e medicamentos contra o câncer no Sistema Único de Saúde (SUS), com foco em saúde integral e aumento da expectativa de vida.
Em sua fala, a senadora destacou que o câncer é uma grande preocupação de saúde pública global e uma das principais causas de morte e, por isso, é essencial buscar formas de combatê-lo e dar uma oportunidade para quem é diagnosticado com a doença.
“Esse projeto visa instituir um marco regulatório para vacinas e medicamentos contra o câncer e estabelece que as pesquisas relacionadas a vacinas contra o câncer serão uma prioridade nacional, com base nos princípios de inovação científica e tecnológica; segurança e eficácia; acesso universal e equitativo e capacitação contínua dos profissionais de saúde. Queremos encontrar caminhos para que o Brasil participe dessa nova fronteira da biotecnologia molecular e traga novas oportunidades de tratamentos para pessoas diagnosticadas com câncer”, afirmou a senadora.
A proposta legislativa apresentada prioriza a pesquisa e o uso de vacinas personalizadas, com base no RNA mensageiro, destacando os pilares da inovação, segurança, equidade, capacitação profissional e estímulo à produção nacional. Segundo a senadora, trata-se de um compromisso político com a ciência, que pode transformar o cenário da saúde pública brasileira.
O senador Rogério Carvalho (PT-SE), elogiou a iniciativa da senadora Eudócia Caldas em promover a sessão e destacou seu apoio para a busca por novas soluções biotecnológicas que possam dar qualidade de vida aos pacientes de câncer.
Durante a sessão, os professores Seth Cheetham, da Universidade de Queensland (Austrália) e Lennard Lee, da Universidade de Oxford (Reino Unido), foram incisivos sobre como a utilização da biotecnologia do RNA mensageiro para desenvolver a vacina contra o câncer é uma técnica promissora. Para os professores, na Austrália e no Reino Unido as pesquisas em andamento receberam incentivos financeiros do poder público e há a colaboração entre empresas, universidades e governos, o que tem sido fundamental para os resultados positivos obtidos.
O debate contou também com a participação dos maiores oncologistas do Brasil, com destaque para Ludhmila Hajjar, professora da Faculdade de Medicina da USP e coordenadora da Cardio-Oncologia do Instituto do Câncer do Estado de São Paulo; de Josiane Mourão, coordenadora do Centro de Pesquisa do Hospital de Amor de Barretos; Fernando Maluf, do Hospital Israelita Albert Einstein; e de Gustavo Guimarães, coordenador em Oncologia Cirúrgica da Beneficência Portuguesa.
Durante o debate, foi ressaltada ainda a importância do uso de inteligência artificial para acelerar o desenvolvimento de vacinas personalizadas e ampliar a eficiência da medicina de precisão. A cooperação internacional, segundo os participantes, será essencial para posicionar o Brasil como referência em inovação biomédica.
A sessão foi considerada um marco no Senado e uma resposta concreta à demanda por políticas públicas modernas e eficazes. “O projeto de lei n. 126, de 2025, é mais do que uma proposição legislativa — é esperança em forma de vacina”, concluiu a senadora.
Últimas notícias

FPI denuncia: falta de terra leva quilombolas a plantar em lixão no Sertão

”Vamos garantir que nossos jovens tenham acesso a uma formação de qualidade”, diz Daniel Barbosa

Corpo de Bombeiros recebe visita de 600 crianças em comemoração ao Dia do Soldado

Estacionamento com placas solares vai reduzir gasto com energia elétrica no IFAL de Arapiraca

PM/AL apreende armas, drogas e recupera celular em Arapiraca neste fim de semana

Prefeitura e Governo do Estado inauguram obras em Traipu nesta terça (26)
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
