Serviços veterinários são oferecidos a famílias em situação de vulnerabilidade em Maceió
Ação da Secretária Extraordinária de Bem-Estar Animal de Maceió realiza visitas técnicas e atendimento médico porta a porta para protetores independentes e famílias com múltiplos animais
A Secretaria Extraordinária do Bem-Estar Animal (SEBEMA), da Prefeitura de Maceió, está realizando ações especiais com atendimento médico veterinário gratuito, diretamente nas casas de famílias em situação de vulnerabilidade social e de protetores independentes de animais. A iniciativa faz parte do serviço de visitas técnicas e atendimento porta a porta, previamente agendados através da central de atendimento do órgão. A ação beneficia, em média, de 8 a 10 famílias por semana.
O serviço é oferecido exclusivamente a pessoas que se enquadram em critérios específicos, como vulnerabilidade social, dificuldade de locomoção, e lares que abrigam 10 ou mais animais, número que, segundo a Lei Municipal nº 5.318/2003, já caracteriza um canil de responsabilidade privada. Embora a lei preveja fiscalização, a Secretaria atua apenas com caráter de apoio, sem viés punitivo, prestando assistência médico-veterinária gratuita e promovendo o bem-estar animal e social.
O primeiro passo para ter acesso ao atendimento domiciliar é entrar em contato com a central da Secretaria pelo WhatsApp 82 98752-6505. Durante o atendimento, a equipe técnica realiza uma triagem social e técnica, garantindo que os atendimentos sejam destinados a quem realmente precisa.
Como funciona o atendimento
A partir do contato com a central, a equipe da Secretaria, que é composta por médicos veterinários, enfermeiros veterinários e assistente social, realiza o agendamento da visita. No local, são feitas avaliações clínicas individuais dos animais, entrega de receitas médicas, aplicação de tratamentos (quando disponíveis), e realização de exames como hemogramas e ultrassons, tudo de forma gratuita.
Além disso, é feita uma triagem para castração. Os animais que se encaixam nos critérios são encaminhados para cirurgia, com direito a transporte, acompanhamento e retorno para retirada de pontos. Em muitos casos, a equipe leva o tutor e os pets até a unidade veterinária, onde há estrutura para recebê-los com conforto.
Durante a visita, o assistente social avalia o contexto geral da família, observando também aspectos psicológicos e sociais. Se for identificado algum tipo de vulnerabilidade mais profunda, são feitos os devidos encaminhamentos para a rede municipal de assistência social, incluindo suporte psicológico, psiquiátrico, previdenciário e outros.
“Nosso objetivo é apoiar quem realmente precisa. Por isso, temos uma equipe que faz triagem prévia, considerando o contexto social e a quantidade de animais. Não temos caráter fiscalizatório. Nosso foco é o cuidado. O foco não é só o animal. A gente olha também para a realidade daquela pessoa, daquele lar. Às vezes encontramos situações de insalubridade que precisam de atenção, mas tudo é feito com orientação, sem imposições ou punições”, destacou o médico veterinário responsável técnico do programa permanente de castração e chefe especial da Unidade de Vigilância de Zoonoses, Mailan Maia.
Para os tutores que não se enquadram nos critérios do atendimento domiciliar, a Prefeitura garante atendimento médico veterinário gratuito, de segunda a sábado, das 8h às 16h (exceto feriados), na Unidade de Vigilância de Zoonoses. Além disso, programas itinerantes como o Saúde Pet, o Saúde da Gente e o Brota na Grota também oferecem consultas gratuitas em diferentes pontos da cidade.
Veja também
Últimas notícias
Entenda o expurgo promovido por Xi Jinping no comando da China
INSS fora do ar? Serviços digitais são suspensos temporariamente
Defesa de Tagliaferro contesta citação por edital feita por Moraes
Band Alagoas transmite ao vivo o Pinto da Madrugada e celebra 10 anos no Estado
Deputada Gabi Gonçalves celebra a força do empreendedorismo feminino alagoano
Cibele Moura reúne mães atípicas e presidente de instituto para discutir o Código de Defesa da Pessoa com Autismo
Vídeos e noticias mais lidas
Cobranças abusivas de ambulantes em praias de AL geram denúncias e revolta da população
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
Após bebedeira, dois homens se desentendem e trocam tiros em Traipu
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
