Rodrigo Cunha acompanha flagrante de esgoto clandestino em Jacarecica
Operação Línguas Sujas autuou a concessionária de saneamento BRK por crime ambiental
O vice-prefeito e secretário de Infraestrutura de Maceió, Rodrigo Cunha, acompanhou, nesta quarta-feira (07), a Operação Línguas Sujas, que flagrou o extravasamento de esgoto e ligação clandestina de esgoto na rede de drenagem da capital, em um trecho da Rua Major Isidoro, na altura do viaduto de Jacarecica. A operação é realizada por técnicos da Seminfra, em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb).
O flagrante de crime ambiental resultou na atuação da concessionária de saneamento BRK Ambiental com base no Código Municipal de Proteção ao Meio Ambiente (Lei 4.548/96 Art. 178, incisos 3 e 20) e na Lei Federal 9.605/98 (Art. 54, inciso 5°).
“Infelizmente, é uma situação que não podemos mais admitir, mas que, como podemos constatar, está sendo combatida por meio da Operação Línguas Sujas, que a Seminfra e a Prefeitura de Maceió realizam para coibir esse tipo de ação que afeta o meio ambiente de forma direta, já que esses dejetos vistos saindo da rede de drenagem, deságuam no mar e, nesse caso, em particular, no Rio Jacarecica", afirmou Rodrigo Cunha, acrescentando que a a Secretaria de Meio Ambiente de Maceió, representada pelo subsecretário Diogo Lino, fará a autuação dos responsáveis para que possam arcar com as consequências da situação.

Flagrante ocorreu em trecho da Rua Major Isidoro, na altura do viaduto de Jacarecica. Foto: Felipe Sóstenes/Ascom GVP
Gabriel Rodas, coordenador de drenagem da Seminfra à frente da Operação Línguas Sujas, explicou que a pasta tem feito esse tipo de trabalho preventivo, que possibilita a descoberta e o flagrante de extravasamento de dejetos e esgotos irregulares, como os que foram encontrados em Jacarecica.
“Não temos como precisar, mas avaliamos que esse esgoto clandestino está aqui há muito tempo. Infelizmente, a população paga o serviço às empresas responsáveis para que o esgoto seja enviado para uma estação de tratamento, mas flagramos os dejetos caindo e se misturando à rede de drenagem de água pluvial, como aqui em Jacarecica. É um trabalho que a Seminfra faz para buscar coibir irregularidades como essa”, destacou Rodas.
Últimas notícias
STF conclui votação que proibe realização de aborto por enfermeiros
Servidores do Poder Executivo Estadual têm feriado prolongado na próxima semana
Prefeita Tia Júlia assina Ordem de Serviço para construção de Centro Educacional Infantil
Saiba quais são as unidades da rede estadual de saúde que ofertam serviços odontológicos
MEC permitirá uso das três últimas notas do Enem no Sisu 2026
Moraes autoriza Mauro Cid a comparecer ao aniversário da avó
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
