Cabo Bebeto critica homenagem a Margareth Menezes na Assembleia Legislativa de Alagoas
Para o parlamentar, a homenagem é indevida e desrespeita os critérios históricos da honraria

O deputado estadual Cabo Bebeto (PL) rechaçou, em pronunciamento nessa quarta-feira (7), na Assembleia Legislativa de Alagoas (ALE), a proposta que concede a Medalha de Mérito Zumbi dos Palmares à ministra da Cultura, Margareth Menezes. Para o parlamentar, a homenagem é indevida e desrespeita os critérios históricos da honraria.
Cabo Bebeto afirmou que a medalha deve ser destinada a personalidades que tenham contribuído efetivamente com a arte, a história e a cultura de Alagoas, o que, segundo ele, não é o caso da ministra. “Além da senhora Margareth Menezes nunca ter contribuído em nada para a cultura e as artes de nosso estado, seu nome está diretamente envolvido em questões, no mínimo, imorais”, declarou.
O deputado mencionou que, quando Margareth foi anunciada como futura ministra do governo Lula, havia contra ela uma dívida de mais de R$ 1 milhão junto à Receita Federal, referente a impostos não recolhidos por duas empresas que organizavam seus shows. Uma delas, inclusive, teria retido o INSS de empregados sem repassar à Previdência Social.
Outro ponto levantado por Cabo Bebeto foi a investigação do Tribunal de Contas da União (TCU) sobre irregularidades em um convênio firmado, em 2010, entre a Associação Fábrica Cultural, fundada por Margareth, e o Ministério da Cultura. O TCU apontou problemas na execução do convênio, ainda no governo Lula.
Em 2023, a Comissão de Ética Pública recomendou que Margareth se abstivesse de receber remunerações oriundas de entes públicos. No entanto, a mesma comissão alterou seu posicionamento posteriormente, autorizando a realização de shows financiados por estados e municípios, desde que não fossem utilizados recursos federais. O deputado criticou essa mudança e destacou que seis dos sete membros atuais da comissão foram indicados pelo presidente Lula, após a exoneração de três integrantes da gestão anterior.
Por fim, Cabo Bebeto apontou que, durante o último Carnaval, Margareth recebeu R$ 640 mil das prefeituras de Salvador e Fortaleza por dois shows, além de ter feito outras apresentações bancadas pelo governo da Bahia.
“Ela não é merecedora da Medalha Zumbi dos Palmares, pois nunca fez nada pela cultura de Alagoas”, concluiu o deputado.
Veja também
Últimas notícias

Filha que matou a mãe em Arapiraca tem prisão preventiva decretada pela Justiça

Corpo de criança que se afogou na Praia do Peba é encontrado próximo a Foz do Rio São Francisco

Apartamento pega fogo no bairro Alto do Cruzeiro na cidade de Arapiraca

Operação integrada prende dois suspeitos de integrar a “Gangue do Rolex” em Maceió

Justiça acata denúncia contra Kel Ferreti e mais oito por esquema de rifas ilegais e lavagem de dinheiro

Jovem de 22 anos é internado com suspeita de intoxicação por metanol em Alagoas
Vídeos e noticias mais lidas

Homem confessa que matou mulher a facadas em Arapiraca e diz ela passou o dia 'fazendo raiva'

Guilherme Lopes dispara contra Beltrão: 'Penedo não deve nada a você'

Empresário arapiraquense líder de esquema bilionário perseguia juízes e autoridades, diz ex-mulher

Quem era 'Papudo': líder de facção de altíssima periculosidade morto confronto em Arapiraca
