Por iniciativa de Cabo Bebeto, ALE homenageia 80 anos das vitórias da FEB na 2ª Guerra
Sessão solene ocorreu nesta segunda-feira (5)
A Assembleia Legislativa de Alagoas (ALE) realizou, nesta segunda-feira (05), uma sessão solene em comemoração aos 80 anos das vitórias da Força Expedicionária Brasileira (FEB) na Segunda Guerra Mundial. A iniciativa foi proposta pelo deputado estadual Cabo Bebeto (PL), que destacou o heroísmo dos soldados brasileiros que deixaram suas casas, famílias e pátria para combater o autoritarismo que se espalhava pelo mundo durante o conflito.
Durante o pronunciamento, Cabo Bebeto relembrou o contexto histórico da entrada do Brasil na guerra. “Nos mantivemos neutros até 1942, quando submarinos alemães atacaram navios mercantes brasileiros, ceifando a vida de civis inocentes. Foi o bastante para que o presidente Getúlio Vargas declarasse guerra à Alemanha e à Itália, criando a FEB”, explicou o parlamentar.
Sob o comando do general João Batista Mascarenhas de Moraes, cerca de 25.800 brasileiros integraram a FEB, que foi enviada à Itália a partir de julho de 1944. O primeiro escalão, com 5.075 militares, juntou-se ao 5º Exército dos Estados Unidos. As tropas brasileiras participaram de batalhas decisivas como as conquistas de Massarosa e Camaiore, avançando por regiões montanhosas até Monte Prano, sob condições climáticas extremas, com temperaturas de até -20 °C e sob constante ataque inimigo.
Em fevereiro de 1945, durante a Operação Encore, a FEB teve papel decisivo nas vitórias em Monte Castello, La Serra e Castelnuovo, com o apoio da 10ª Divisão de Montanha americana. Na ofensiva final de abril daquele ano, os brasileiros conquistaram Montese, Zocca e outras localidades, culminando na rendição de tropas alemãs e italianas em Collechio e Fornovo di Taro, entre os dias 26 e 28 de abril. Quase 15 mil prisioneiros foram capturados, além de uma grande quantidade de armamentos.
A última missão da FEB foi concluída em 2 de maio de 1945, com a junção às tropas francesas em Susa, data que marcou a rendição total das forças do Eixo na Itália. Ao todo, 443 combatentes brasileiros morreram no front europeu. “Suas vitórias contribuíram decisivamente para a libertação da Itália e para a consolidação dos ideais de liberdade e democracia”, destacou o deputado.
Durante a sessão, houve uma homenagem especial ao ex-combatente José Firmino dos Santos, nascido em 4 de julho de 1921, atualmente com 104 anos e residente em Satuba, Alagoas. “O senhor é motivo de orgulho para todos nós brasileiros. Muito obrigado”, declarou o deputado.
Romany Cansanção entregou ao deputado Cabo Bebeto uma condecoração em nome da Associação dos Ex-Combatentes do Brasil – Seção Alagoas (AECBAL), reconhecendo o parlamentar como um “exímio representante do povo”. Romany emocionou o público ao afirmar que “com orgulho passou pelo Exército Brasileiro”.
Ao encerrar a solenidade, Cabo Bebeto agradeceu a presença da deputada Rose Davino, do desembargador Carlos Cavalcante, do tenente-coronel Márcio Roberto, do capitão de fragata Garcia, do aviador Leandro Evangelista e de Rovervaldo Davino. “Esta Casa reconhece o papel das Forças Armadas do Brasil para os brasileiros”, concluiu.
Veja também
Últimas notícias
Sine Alagoas anuncia 3.594 vagas de emprego na semana do Natal
Motociclista embriagado fica ferido após colidir com bicicleta em Arapiraca
Incêndio em vegetação é contido pelo Corpo de Bombeiros em Limoeiro de Anadia
Dino barra trecho de projeto de lei que libera emendas do orçamento secreto
Passaporte diplomático de Eduardo Bolsonaro é anulado após perda de mandato
Confira a programação dos desfiles do Natal de Todos Nós
Vídeos e noticias mais lidas
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
