Deputado Fabio Costa critica uso de tropa da PM contra protesto de policiais civis
Parlamentar condena escalada contra agentes que reivindicam salários e acusa secretário de Segurança de “valente contra quem protesta, covarde contra o crime”
A presença de tropas do Bope e de outros batalhões da Polícia Militar durante o protesto pacífico de policiais civis em Alagoas foi o estopim. Para o Deputado Federal Delegado Fabio Costa, a ordem para mobilizar o aparato de choque contra servidores que apenas cobravam correção salarial expôs mais do que um excesso de força: revelou, segundo ele, uma gestão movida à intimidação.
“É mais um absurdo. Uma covardia. O secretário Flávio Saraiva fracassou no combate ao crime, mas é valente para ameaçar policial civil que só está lutando por um salário justo e digno”, afirmou o deputado. “E o governador Paulo Dantas se esconde atrás disso. A covardia é de ambos.”
Os agentes civis reivindicam a equiparação entre a carga horária cumprida e a que é remunerada. Trabalham 40 horas semanais, mas recebem por 30. A manifestação foi pacífica, sem tumulto ou bloqueios, mas a reação do Estado foi militar. Viaturas, escudos, armas — tudo diante de homens e mulheres acostumados a lidar com a criminalidade em plantões sobrecarregados.
Fabio Costa, que conhece de perto os bastidores da segurança pública, cobrou coerência do governo. E foi além. Disse que, para pagar o que é devido aos policiais civis, bastaria suspender os contratos milionários com empresas ligadas à família de Nubia, esposa de Nem Catenga, um homem apontado pelas autoridades como chefe da facção criminosa Comando Vermelho, em Alagoas.
“O dinheiro está lá. Não falta recurso, falta vontade. O governador pode resolver isso hoje. Basta cortar esses contratos e priorizar quem está de verdade na linha de frente”, disse o deputado.
A crítica mais incisiva, porém, ficou reservada ao titular da Segurança. “É alguém que prefere se manter sentado na cadeira e só se levanta para atacar os policiais civis. É incapaz de agir contra quem de fato ameaça a sociedade, mas rápido para punir quem protesta”, afirmou Costa. Para ele, não se trata apenas de política: “É uma questão de honra com quem arrisca a vida para proteger os outros", destacou
Últimas notícias
Secretária visita espaços do Centro de Inovação do Jaraguá para viabilizar projeto de ampliação e requalificação
Caminhão betoneira tomba em trecho da Avenida Pierre Chalita, em Maceió
PM apreende 31 armas de fogo e mais de 15 Kg de drogas na última semana em Alagoas
Pelopes prende homem e recupera veículo roubado em São Luís do Quitunde
Vocalista da banda Limão com Mel sofre acidente durante turnê nos Estados Unidos
32º Festival Municipal de Bumba Meu Boi encanta Jaraguá com tradição e espetáculo
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
