Justiça do Rio de Janeiro afasta Ednaldo Rodrigues da presidência da CBF
Fernando Sarney assume como interventor e vai convocar novas eleições

O Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ) determinou, nesta quinta-feira (15), o afastamento de Ednaldo Rodrigues da presidência da Confederação Brasileira de Futebol (CBF). A decisão foi assinada pelo desembargador Gabriel de Oliveira Zéfiro, que também nomeou o vice-presidente da entidade, Fernando Sarney, como interventor. Sarney terá a responsabilidade de convocar novas eleições para o cargo de presidente da CBF o mais rápido possível.
A decisão do desembargador vem em meio a um imbróglio judicial envolvendo a validade do acordo que possibilitou a reeleição de Rodrigues para a presidência da CBF. O juiz Zéfiro declarou o acordo nulo, citando "incapacidade mental e possível falsificação da assinatura" de Antônio Carlos Nunes de Lima, o Coronel Nunes, um dos signatários do acordo. O desembargador explicou que o acordo anterior, homologado por uma Corte superior, foi anulado devido a esses problemas legais.
O processo que levou a essa decisão tem raízes profundas. Nos últimos meses, o Supremo Tribunal Federal (STF) recebeu diversos pedidos para o afastamento de Ednaldo Rodrigues da presidência da CBF. A deputada Daniela do Waguinho e o próprio Fernando Sarney, vice-presidente da entidade, alegaram que a assinatura de Coronel Nunes no acordo que garantiu a reeleição de Rodrigues foi falsificada. A acusação foi reforçada por um laudo pericial que deu maior credibilidade à suspeita de fraude.
Em 7 de maio, o ministro do STF, Gilmar Mendes, rejeitou um pedido de afastamento imediato de Rodrigues, mas determinou que o TJ-RJ investigasse com urgência as alegações de possíveis vícios de consentimento no acordo. O desembargador Zéfiro tentou ouvir Coronel Nunes, mas o ex-presidente da CBF não compareceu à audiência devido a problemas de saúde.
Esta não é a primeira vez que o TJ-RJ toma medidas contra Ednaldo Rodrigues. Em dezembro de 2023, o tribunal também determinou seu afastamento da presidência da CBF, mas Rodrigues retornou ao cargo após uma decisão favorável do próprio ministro Gilmar Mendes, que havia solicitado a suspensão da decisão anterior.
Últimas notícias

Dado Dolabella se pronuncia após polêmica com Wanessa Camargo; veja

Deputado Leonam Pinheiro repudia assassinato de mulher morta a facadas no Jacintinho

JHC e Marina Candia escolhem primeiro hospital público de Maceió para o nascimento do segundo filho

FPI aponta falhas em carros-pipa e alerta para risco à saúde em Pão de Açúcar

Homem que matou ex a facadas no Jacintinho diz não aceitava fim do relacionamento

Relator da CPMI do INSS, Alfredo Gaspar afirma que seguirá o ‘rastro do dinheiro desviado’
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
