Justiça do Rio de Janeiro afasta Ednaldo Rodrigues da presidência da CBF
Fernando Sarney assume como interventor e vai convocar novas eleições
O Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ) determinou, nesta quinta-feira (15), o afastamento de Ednaldo Rodrigues da presidência da Confederação Brasileira de Futebol (CBF). A decisão foi assinada pelo desembargador Gabriel de Oliveira Zéfiro, que também nomeou o vice-presidente da entidade, Fernando Sarney, como interventor. Sarney terá a responsabilidade de convocar novas eleições para o cargo de presidente da CBF o mais rápido possível.
A decisão do desembargador vem em meio a um imbróglio judicial envolvendo a validade do acordo que possibilitou a reeleição de Rodrigues para a presidência da CBF. O juiz Zéfiro declarou o acordo nulo, citando "incapacidade mental e possível falsificação da assinatura" de Antônio Carlos Nunes de Lima, o Coronel Nunes, um dos signatários do acordo. O desembargador explicou que o acordo anterior, homologado por uma Corte superior, foi anulado devido a esses problemas legais.
O processo que levou a essa decisão tem raízes profundas. Nos últimos meses, o Supremo Tribunal Federal (STF) recebeu diversos pedidos para o afastamento de Ednaldo Rodrigues da presidência da CBF. A deputada Daniela do Waguinho e o próprio Fernando Sarney, vice-presidente da entidade, alegaram que a assinatura de Coronel Nunes no acordo que garantiu a reeleição de Rodrigues foi falsificada. A acusação foi reforçada por um laudo pericial que deu maior credibilidade à suspeita de fraude.
Em 7 de maio, o ministro do STF, Gilmar Mendes, rejeitou um pedido de afastamento imediato de Rodrigues, mas determinou que o TJ-RJ investigasse com urgência as alegações de possíveis vícios de consentimento no acordo. O desembargador Zéfiro tentou ouvir Coronel Nunes, mas o ex-presidente da CBF não compareceu à audiência devido a problemas de saúde.
Esta não é a primeira vez que o TJ-RJ toma medidas contra Ednaldo Rodrigues. Em dezembro de 2023, o tribunal também determinou seu afastamento da presidência da CBF, mas Rodrigues retornou ao cargo após uma decisão favorável do próprio ministro Gilmar Mendes, que havia solicitado a suspensão da decisão anterior.
Últimas notícias
Alemanha vai investir 1 bilhão de euros em fundo de florestas
Lula pode oficializar indicação de Messias ao STF nesta quinta
Estados e municípios têm R$ 1,9 bilhão de previdência no Banco Master
Após furacão Melissa, São Petersburgo anuncia envio de ajuda a Cuba
Luziápolis caminha para ser 100% pavimentada com apoio de Arthur Lira
Alunos de Maceió vivem experiência esportiva no Bear Games Nordeste
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
