Justiça do Rio de Janeiro afasta Ednaldo Rodrigues da presidência da CBF
Fernando Sarney assume como interventor e vai convocar novas eleições

O Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ) determinou, nesta quinta-feira (15), o afastamento de Ednaldo Rodrigues da presidência da Confederação Brasileira de Futebol (CBF). A decisão foi assinada pelo desembargador Gabriel de Oliveira Zéfiro, que também nomeou o vice-presidente da entidade, Fernando Sarney, como interventor. Sarney terá a responsabilidade de convocar novas eleições para o cargo de presidente da CBF o mais rápido possível.
A decisão do desembargador vem em meio a um imbróglio judicial envolvendo a validade do acordo que possibilitou a reeleição de Rodrigues para a presidência da CBF. O juiz Zéfiro declarou o acordo nulo, citando "incapacidade mental e possível falsificação da assinatura" de Antônio Carlos Nunes de Lima, o Coronel Nunes, um dos signatários do acordo. O desembargador explicou que o acordo anterior, homologado por uma Corte superior, foi anulado devido a esses problemas legais.
O processo que levou a essa decisão tem raízes profundas. Nos últimos meses, o Supremo Tribunal Federal (STF) recebeu diversos pedidos para o afastamento de Ednaldo Rodrigues da presidência da CBF. A deputada Daniela do Waguinho e o próprio Fernando Sarney, vice-presidente da entidade, alegaram que a assinatura de Coronel Nunes no acordo que garantiu a reeleição de Rodrigues foi falsificada. A acusação foi reforçada por um laudo pericial que deu maior credibilidade à suspeita de fraude.
Em 7 de maio, o ministro do STF, Gilmar Mendes, rejeitou um pedido de afastamento imediato de Rodrigues, mas determinou que o TJ-RJ investigasse com urgência as alegações de possíveis vícios de consentimento no acordo. O desembargador Zéfiro tentou ouvir Coronel Nunes, mas o ex-presidente da CBF não compareceu à audiência devido a problemas de saúde.
Esta não é a primeira vez que o TJ-RJ toma medidas contra Ednaldo Rodrigues. Em dezembro de 2023, o tribunal também determinou seu afastamento da presidência da CBF, mas Rodrigues retornou ao cargo após uma decisão favorável do próprio ministro Gilmar Mendes, que havia solicitado a suspensão da decisão anterior.
Últimas notícias

“Corre, que é Terapêutico” ocorre nesta quinta (9) em Arapiraca

Corpo de Bombeiros faz buscas por criança desaparecida na praia de Pontal do Peba, em Piaçabuçu

Traficante 'Playboy' morto em confronto é suspeito de participar de roubos de relógios de luxo, em Maceió

Israel mantém ofensiva em Gaza, mesmo após apelo de Trump

Cientistas descobrem nova espécie de mamífero após anos de estudo no Peru

Drones russos atacam estação de trem na Ucrânia e deixam 30 feridos
Vídeos e noticias mais lidas

Homem confessa que matou mulher a facadas em Arapiraca e diz ela passou o dia 'fazendo raiva'

Empresário arapiraquense líder de esquema bilionário perseguia juízes e autoridades, diz ex-mulher

Quem era 'Papudo': líder de facção de altíssima periculosidade morto confronto em Arapiraca

Alvim critica 'Democracia em Vertigem': "Ficção da esquerda"
