Tempo

Previsão é de que chuvas continuem de maneira intensa pelas próximas 72 horas em AL

Superintendente de Prevenção e Desastres Naturais da Semarh revelou que há risco de novos deslizamentos de terras e alagamentos em pontos específicos

Por Wanessa Santos 19/05/2025 09h09 - Atualizado em 19/05/2025 10h10
Previsão é de que chuvas continuem de maneira intensa pelas próximas 72 horas em AL
Superintendente Vinícius Pinho explica que chuvas devem continuar de maneira intensa até esta quarta-feira (21) - Foto: Maria Villanova/Ascom Semarh

A previsão do tempo para os próximos dias, em Alagoas, segue com alerta para grandes volumes de chuvas, especialmente na faixa litorânea, incluindo a região metropolitana de Maceió, além do norte do estado e da região da Zona da Mata. As informações foram repassadas pelo Superintendente de Prevenção e Desastres Naturais da Secretaria do Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos de Alagoas (SEMARH), Vinícius Pinho.

De acordo com o especialista as chuvas devem continuar caindo de maneira intensa no estado de Alagoas, pelo menos pelas próximas 72 horas. Vinícius Pinho reforçou que é importante manter as regiões com mais expectativa de serem afetadas pelas fortes chuvas em alerta, devido o risco de novos deslizamentos de terra e alagamentos.

“O alerta da Semarh segue vigente pelo menos até a madrugada de hoje (segunda-feira 19), para amanhã. Existe risco de deslizamento de terras ainda, existe risco de alagamentos”. [...] “O risco aumenta ainda mais agora, porque o solo já está saturado, ou seja, a gente já recebeu muita água, o solo já está encharcado, e qualquer chuva mais significativa que caia no nosso município o risco de novos deslizamentos, ele aumenta”, alertou o superintendente.

Já com relação aos rios e o risco de transbordo, Pinho informou que a Semarh segue monitorando os principais rios do estado, mas que, até o momento, nenhum deles atingiu a cota de alerta. Apesar disso, Pinho disse que todos eles estão com grandes volumes de água, razão pela qual a Secretaria segue fazendo o monitoramento e informando sempre aos órgãos de defesa do estado.

Vinícius Pinho esclareceu que a grande concentração de chuvas neste mês de maio é considerada normal, visto que já estamos dentro da chamada quadra chuvosa e que a expectativa, ainda para este mês, é de chuvas dentro e acima da normalidade, o que reforça o alerta de atenção para a população.

Apesar da previsão se estender para todo o estado de Alagoas, o especialista informou que algumas regiões deverão ser menos castigadas pelas as chuvas, como o Baixo São Francisco, sul do estado e o Alto Sertão alagoano.

Até esta quarta-feira (21) é esperado, ainda, um grande volume de chuvas nessas regiões mais propícias, com a expectativa de diminuição a partir da quinta-feira (22).