Política

Deputada estadual pede criação de comitê para prevenir enchentes em Alagoas

O grupo contaria com a participação de diversos atores públicos a fim de mitigar os problemas causados pelas chuvas

Por Felipe Ferreira 19/05/2025 13h01 - Atualizado em 19/05/2025 13h01
Deputada estadual pede criação de comitê para prevenir enchentes em Alagoas
Fátima Canuto - Foto: Thayla Paiva / Produtora da Rede Antena 7

A deputada estadual Fátima Canuto (MDB) aproveitou as fortes chuvas que vêm sendo registradas em Alagoas para reforçar seu pedido para a criação de um comitê intersetorial que reúna diversos atores políticos para debater e construir medidas que mitiguem os problemas causados neste período do ano.

Inicialmente, a medida havia sido apresentada em 2023 na qual, a deputada solicitava a criação do comitê com participação do Governo Federal, dos estados de Alagoas e Pernambuco — que compartilham bacias hidrográficas —, e de instituições como o BNDES.

De acordo com a parlamentar, a ideia é promover estudos técnicos para conter o transbordamento de rios e lagoas e evitar tragédias recorrentes durante o período de chuvas.

Na indicação feita neste mês, a deputada pede que o governo de Alagoas crie uma política hídrica mais ampla com a criação de barragens e reservatórios, para conter tanto os excessos quanto a escassez de água.

“É preciso ir além das ações emergenciais. O nosso estado sofre todos os anos com enchentes no litoral e seca no Agreste e no Sertão. Falta planejamento e estrutura para aproveitar corretamente a água que temos. É por isso que solicitamos a criação de um comitê intersetorial, para que possamos estudar soluções técnicas e duradouras”, disse Fátima Canuto.

Fortes chuvas


O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu, nesta segunda-feira (19), um alerta de chuvas e ventos fortes para 52 municípios de Alagoas. O aviso, de nível amarelo (perigo potencial), segue válido até às 10h desta terça-feira (21).

A previsão é de chuva entre 20 e 30 milímetros por hora ou até 50 milímetros por dia. Os ventos podem variar entre 40 e 60 km/h. Há possibilidade de alagamentos, queda de galhos de árvores e descargas elétricas.

A recomendação é evitar enfrentar áreas alagadas, não se abrigar debaixo de árvores e não utilizar aparelhos eletrônicos conectados à rede elétrica durante o período do alerta.