Defesa Civil reúne órgãos estaduais e federais para coordenar ações diante das fortes chuvas em AL
Encontro teve como foco principal apresentar um balanço da situação atual e reforçar o estado de prontidão das equipes envolvidas
Na manhã desta terça-feira (20), a Defesa Civil coordenou uma reunião com órgãos estaduais e federais para traçar estratégias e alinhar ações diante das fortes chuvas que atingem Alagoas nos últimos dias.
O encontro teve como foco principal apresentar um balanço da situação atual e reforçar o estado de prontidão das equipes envolvidas, garantindo resposta rápida e eficiente em caso de agravamento do cenário.
Participaram da reunião representantes da Marinha do Brasil (Capitania dos Portos), da Aeronáutica (controle de tráfego aéreo), do Corpo de Bombeiros, da Cruz Vermelha, além das secretarias estaduais de Segurança Pública, Saúde, Assistência e Desenvolvimento Social, Comunicação, AMGESP (Agência de Modernização da Gestão de Processos) e da própria Defesa Civil estadual.

Em entrevista exclusiva ao portal 7Segundos, o coronel Moisés, da Defesa Civil, explicou que o objetivo da reunião foi acionar e atualizar os órgãos envolvidos sobre a situação enfrentada pelo estado, para que todos estejam cientes e preparados para colocar em prática ações de resposta, salvamento e mitigação, caso ocorra um desastre de maior proporção.
Segundo o coronel, a Defesa Civil realiza um monitoramento ininterrupto, em parceria com o Governo do Estado, a Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, além de órgãos federais responsáveis pelo envio de informações meteorológicas e hidrológicas.
“Tratamos esses dados e repassamos aos coordenadores municipais. Assim, se houver risco iminente, é possível ativar o plano de contingência local, retirando pessoas das áreas de risco e colocando-as em segurança”, destacou.
Ocorrências e situação atual
Desde o último fim de semana, foram registradas 208 ocorrências relacionadas às chuvas, sendo 43 delas referentes a deslizamentos de terra. Apesar do número elevado, não há registro de mortes ou feridos até o momento. Os dados devem ser atualizados nas próximas horas.
O coronel Moisés alertou ainda para a situação crítica da Região Metropolitana de Maceió. “O solo segue encharcado e há grande risco de deslizamentos. Por isso, é fundamental que moradores de áreas de risco procurem a Defesa Civil de seus municípios e sigam as orientações para serem removidos a locais seguros”, afirmou.
Previsão e alerta contínuo
A previsão é de que o período chuvoso se prolongue durante todo o mês de maio. “Vamos torcer para que [as chuvas] não venham com tanta intensidade, porque podemos ter vários problemas”, concluiu o coronel.
A população está sendo orientada a permanecer atenta aos canais oficiais de informação e, caso necessário, deve acionar os serviços de emergência do município diante de qualquer sinal de risco.
Últimas notícias
Três vítimas de grave acidente de ônibus que saiu de Arapiraca seguem internadas em MG
Limpeza de aqueduto afeta abastecimento de água em bairros de Maceió na próxima quarta (4)
Ambulatório Trans da Sesau presta assistência humanizada para transexuais pelo SUS
Instituto de Identificação de Alagoas retoma emissão domiciliar da Carteira de Identidade Nacional
Paulo Dantas nega candidatura em 2026 durante inauguração de obras em União dos Palmares
Lula fará cirurgia de catarata no olho esquerdo nesta sexta-feira (30)
Vídeos e noticias mais lidas
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
Cobranças abusivas de ambulantes em praias de AL geram denúncias e revolta da população
Após bebedeira, dois homens se desentendem e trocam tiros em Traipu
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
