Inmet emite novos alertas e aponta riscos de grandes alagamentos e deslizamentos em Alagoas
Três níveis de alerta foram emitidos: perigo potencial, perigo e grande perigo, com validade até esta quinta-feira (22)
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) divulgou, na manhã desta quarta-feira (21), novos avisos de acumulado de chuva que atingem diversos municípios de Alagoas. Três níveis de alerta foram emitidos: perigo potencial, perigo e grande perigo, com validade até esta quinta-feira (22).
No aviso mais recente, classificado como perigo potencial, o órgão prevê precipitações entre 20 e 30 mm por hora ou até 50 mm por dia, com baixo risco de alagamentos e pequenos deslizamentos em áreas suscetíveis. Esse alerta começou a valer às 9h40 desta quarta-feira e segue até as 10h da quinta-feira (22). Em Alagoas, o município listado nesse aviso é Água Branca, localizado no Sertão alagoano.
Outro alerta, de nível de perigo, está em vigor desde a terça-feira (20) e permanece até o meio-dia de quinta-feira (22). Neste caso, as chuvas podem variar entre 30 e 60 mm por hora ou entre 50 e 100 mm por dia, aumentando o risco de alagamentos, deslizamentos de encostas e transbordamentos de rios. Os municípios alagoanos mencionados neste alerta são: Anadia, Barra de Santo Antônio, Barra de São Miguel, Campestre, Coqueiro Seco, Feliz Deserto, Flexeiras, Jequiá da Praia, Jundiá, Maceió, Marechal Deodoro, Matriz de Camaragibe, Paripueira, Piaçabuçu, Porto Calvo, Roteiro, São Luís do Quitunde, São Miguel dos Campos, São Miguel dos Milagres e Satuba.
Já o aviso mais severo, de grande perigo, foi emitido às 5h18 desta quarta-feira, com validade até as 15h do mesmo dia. O Inmet alerta para volumes acima de 60 mm por hora ou mais de 100 mm por dia, com possibilidade de grandes alagamentos, transbordamentos e deslizamentos de grande proporção. Neste alerta, estão incluídos os seguintes municípios alagoanos:
Anadia, Barra de Santo Antônio, Barra de São Miguel, Coqueiro Seco, Jequiá da Praia, Maceió, Marechal Deodoro, Paripueira, Piaçabuçu, Roteiro, São Miguel dos Campos e Satuba.
Recomendações
A população deve:
- Evitar enfrentar o mau tempo;
- Observar sinais de alteração em encostas;
- Desligar aparelhos elétricos e o quadro geral de energia, se necessário;
- Proteger pertences da água, utilizando sacos plásticos;
- Buscar abrigo em locais seguros.
Em caso de emergência, os números da Defesa Civil (199) e do Corpo de Bombeiros (193) estão disponíveis para atendimento.
As autoridades orientam que os moradores das áreas afetadas acompanhem as atualizações do Inmet e sigam as recomendações de segurança.
Últimas notícias
Porco é abatido e levado durante invasão a propriedade em Piranhas
DMTT registra mais de 10 furtos de cabos e equipamentos semafóricos em Maceió
Justiça Eleitoral reforça regras para propaganda nas ruas e debates em Maceió
Banana e açúcar lideram diferenças de preços na cesta básica em Maceió
TRE-AL barra candidatura do advogado João Neto ao cargo de deputado federal
[Vídeo] Maceió recebe experiência da Netflix dedicada aos doramas coreanos
Vídeos e noticias mais lidas
Jovem de 24 anos é baleado na mão e suspeitos fogem em São Sebastião
Ajustes no texto adiam votação da MP que acaba com a chamada taxa das blusinhas
ASA vence Goiatuba nos pênaltis e garante acesso á Série C
Prefeitura inscreve para a segunda Consulta Pública do Plano de Mobilidade Urbana
