Serviços

Abastecimento de água é afetado em Maceió e na Região Metropolitana

Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal) informou que elevação na turbidez e mudança na coloração inviabilizam tratamento do líquido

Por 7Segundos 21/05/2025 13h01 - Atualizado em 21/05/2025 14h02
Abastecimento de água é afetado em Maceió e na Região Metropolitana
Nos três casos, a água tratada será repassada à BRK Alagoas, responsável pela distribuição aos usuários, assim que os sistemas forem reativados - Foto: Canva Pro

A Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal) informou, nesta quarta-feira (21), que o abastecimento de água em três cidades da Região Metropolitana de Maceió — Rio Largo, Messias e a capital alagoana — foi afetado por diferentes fatores ligados às fortes chuvas e à falta de energia elétrica.

Em Rio Largo, os sistemas de captação Mata do Rolo, Tabuleiro do Pinto e Jarbas Oiticica estão com o funcionamento suspenso desde as primeiras horas do dia. De acordo com a Casal, as chuvas intensas que atingem a região provocaram elevação na turbidez e alteração da coloração da água dos mananciais, o que impossibilita o tratamento do líquido captado.

Situação semelhante foi registrada no município de Messias, onde o Sistema Osório está inoperante desde o último sábado (17), também devido à piora na qualidade da água bruta em decorrência das chuvas. A Casal informa que técnicos da Coordenação de Controle Operacional (CCOP) monitoram os mananciais e devem retomar o abastecimento assim que as condições permitirem.

Já em Maceió, a paralisação do Sistema Riacho Doce ocorreu por causa de uma interrupção no fornecimento de energia elétrica. O problema compromete o abastecimento no bairro de Riacho Doce, e a Casal aguarda providências por parte da concessionária de energia para retomar o funcionamento do sistema.

Nos três casos, a água tratada será repassada à BRK Alagoas, responsável pela distribuição aos usuários, assim que os sistemas forem reativados.