Segurança

Comando da PM proíbe policiais que residem em outros estados de chegarem a AL de moto; entenda

Objetivo é evitar acidentes dos policiais durante o deslocamento para o trabalho

Por Wanessa Santos 27/05/2025 12h12 - Atualizado em 28/05/2025 11h11
Comando da PM proíbe policiais que residem em outros estados de chegarem a AL de moto; entenda
Quartel do Comando Geral da Polícia Militar de Alagoas (QCGPM-AL) - Foto: Assessoria

Uma determinação do Comando Geral da Polícia Militar de Alagoas (PM/AL) proibiu policiais militares, residentes em outros estados, de se deslocarem para Alagoas, a trabalho, de motocicleta. Publicada no Boletim Geral Ostensivo nº 093, de 26 de maio de 2025, a determinação tem gerado grande repercussão nas redes sociais. 

Internautas têm questionado se a resolução fere a Constituição e a liberdade de locomoção dos agentes. A ordem, assinada pelo Comandante Geral da Polícia Militar de Alagoas, Paulo Amorim, tem como principal objetivo evitar acidentes envolvendo policiais durante o deslocamento para o trabalho, especialmente em viagens consideradas longas.

Entretanto, a proibição é restrita a viagens realizadas apenas de motocicleta. "A medida visa à preservação da segurança dos militares estaduais, tendo em vista os riscos inerentes ao deslocamento interestadual em veículo de duas rodas, especialmente em longos percursos", diz um trecho da ordem divulgada.

O documento revela, ainda, que o não cumprimento da ordem poderá acarretar responsabilização administrativa ao policial.

O 7Segundos entrou em contato com a PMAL para saber se houve alguma razão específica para a proibição, que justifique a medida radical, porém, até a publicação desta matéria não obtivemos retorno.