Alagoas conquista certificação internacional de zona livre da febre aftosa sem vacinação
Após décadas de trabalho continuo no combate e erradicação da doença, Estado recebe reconhecimento da Organização Mundial de Saúde Animal
Um sonho, que era compartilhado por todos que fazem a agropecuária alagoana há décadas, finalmente se tornou realidade. Alagoas, em reconhecimento a todo o trabalho desenvolvido pelo Governo do Estado, setor produtivo e instituições agropecuárias, conquistou mais um marco histórico sendo reconhecido internacionalmente pela Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) como zona livre da febre aftosa sem vacinação. A certificação abre caminho para novos mercados, gerando novas oportunidades, além de mais empregos e renda para Alagoas.
A OIE é uma organização intergovernamental, com sede em Paris, que sucedeu, em 2003, a antiga Organização Internacional das Epizootias (OIE), tendo como principal objetivo coordenar e incentivar, em nível mundial, a informação, a investigação e a elaboração de normas sanitárias para o controle das epizootias. A OIE, que coopera estreitamente com outras organizações internacionais, a exemplo do Sistema das Nações Unidas, mantém atualizada uma lista com doenças que os países devem obrigatoriamente notificar, se ocorrerem casos em seus territórios. Essas doenças são de grande importância econômica e/ou zoonoses perigosas.

A certificação dada a Alagoas ocorreu nesta quinta-feira (29), último dia da 92ª Sessão Geral da Assembleia Mundial dos Delegados Nacional da OIE, em Paris, na França. Na oportunidade, o Estado foi representado pelo presidente da Agência de Defesa e Inspeção Agropecuária de Alagoas (Adeal), Marco Albuquerque, que estava acompanhado pela auditora fiscal federal do Ministério da Agricultura e Pecuária, em Alagoas, Sonia Lages.
“A conquista dessa certificação internacional representa a eficácia do Serviço Veterinário Oficial de Alagoas, realizado por meio da Adeal, demonstrando o comprometimento do corpo técnico da agência que não mediu esforços ao longo dos anos para a conquista dessa certificação. Agradecemos também ao governador Paulo Dantas pelo empenho e dedicação para que Alagoas pudesse alcançar essa conquista. Mas o nosso agradecimento especial vai para o produtor rural alagoano que sempre fez sua parte nesse processo, vacinando o rebanho e fazendo a declaração na Adeal. Graças ao criador do nosso Estado, hoje celebramos mais uma conquista histórica para Alagoas”, declarou o presidente da Adeal.
No encontro internacional, todo o Brasil recebeu o reconhecimento internacional de zona livre da febre aftosa sem vacinação, pondo um fim as barreiras e liberando a comercialização e o trânsito de animais de todos os estados brasileiros para todo o mundo.
A conquista do Brasil fortalece a posição do país como líder global agropecuário, promovendo uma maior competitividade nas exportações dos produtos de origem animal, ampliando mercados e gerando ainda mais emprego e renda. A certificação reconhece ainda a confiança internacional na qualidade e segurança dos produtos brasileiros.
Nacional
Em maio de 2024, Alagoas obteve uma conquista importante no combate à febre aftosa com a publicação da portaria de n°678 do Ministério da Agricultura e Pecuária que reconheceu nacionalmente o estado como zona livre da febre aftosa sem vacinação.
O status sanitário permitiu a movimentação de bovinos entre Alagoas e os demais estados que também migraram para a zona livre nacional de febre aftosa sem vacinação, evitando prejuízos financeiros para os criadores sem a restrição de trânsito de animais para eventos agropecuários, por exemplo, além de movimentar a economia do estado.
Últimas notícias
Incêndio de grandes proporções destrói barracas em frente ao Mercado da Produção, em Maceió
Sine Alagoas anuncia 3.594 vagas de emprego na semana do Natal
Motociclista embriagado fica ferido após colidir com bicicleta em Arapiraca
Incêndio em vegetação é contido pelo Corpo de Bombeiros em Limoeiro de Anadia
Dino barra trecho de projeto de lei que libera emendas do orçamento secreto
Passaporte diplomático de Eduardo Bolsonaro é anulado após perda de mandato
Vídeos e noticias mais lidas
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
