PM de Alagoas revoga proibição de militares se deslocarem de moto e anuncia medidas de prevenção
Após repercussão de acidente grave, comando da corporação esclarece decisão e determina criação de Comissão Interna de Prevenção de Acidentes
A Polícia Militar de Alagoas (PMAL) revogou a proibição de que policiais militares residentes nos estados da Bahia, Sergipe e Pernambuco se desloquem de motocicleta para as unidades da corporação em território alagoano. A norma havia sido publicada no Boletim Geral Ostensivo (BGO) da última segunda-feira (26) e foi oficialmente anulada na edição de quinta-feira (29).
Durante visita ao cabo da PMAL, no Hospital de Urgências de Sergipe (HUSE), o comandante-geral da PM-AL, coronel Paulo Amorim, esclareceu os motivos da medida anterior, citando um "acidente gravíssimo" envolvendo o policial militar Ualdo. O caso gerou comoção interna e levou o alto comando a adotar uma postura cautelosa frente aos riscos enfrentados pelos militares que percorrem longas distâncias em rodovias, muitas vezes de alto fluxo e perigosas.
“Eu recebi as fotos do acidente e fiquei muito triste, muito consternado e preocupado. Não só com o Ualdo, como com todos vocês que fazem esse deslocamento de suas casas às unidades onde servem”, afirmou o coronel Amorim.
Apesar da revogação da proibição, a corporação anunciou uma série de medidas preventivas. Entre elas, está a determinação para que o Corpo de Oficiais Médicos da PM-AL realize estudos técnicos para a criação imediata de uma Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA), com adaptações específicas à realidade das atividades militares.
A comissão será responsável por formular ações que visem à prevenção de acidentes de trânsito, acidentes de trabalho e doenças ocupacionais, com o objetivo de promover um ambiente de trabalho mais seguro e saudável para os policiais.
O comandante-geral também ressaltou o "compromisso com o efetivo" e destacou que os atos administrativos com as normas da futura CIPA serão publicados oportunamente, garantindo a transparência das ações e o conhecimento das novas regras por toda a tropa.
O coronel Paulo Amorim agradeceu ainda o apoio do comandante-geral da Polícia Militar de Sergipe (PMSE), coronel Alexsandro Ribeiro, e da equipe médica que segue acompanhando o estado de saúde do policial acidentado.
Últimas notícias
STF conclui votação que proibe realização de aborto por enfermeiros
Servidores do Poder Executivo Estadual têm feriado prolongado na próxima semana
Prefeita Tia Júlia assina Ordem de Serviço para construção de Centro Educacional Infantil
Saiba quais são as unidades da rede estadual de saúde que ofertam serviços odontológicos
MEC permitirá uso das três últimas notas do Enem no Sisu 2026
Moraes autoriza Mauro Cid a comparecer ao aniversário da avó
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
