Obras de canalização do Riacho Salgadinho avançam com colocação de placas de concreto
A construção com peças pré-moldadas foi escolhida para garantir mais rapidez e facilitar a execução da obra

A maior obra ambiental de Maceió, o Renasce Salgadinho, continua avançando com obras de canalização. Atualmente, o fundo do riacho Salgadinho está sendo reforçado com pedras e, em seguida, estão sendo colocadas placas pré-moldadas de concreto, que garantem maior segurança e regularização do fundo do canal. Para cada metro de canal, estão sendo instaladas quatro placas.
A canalização do Salgadinho, que compreende um trecho de aproximadamente 1km, inicia nas imediações do Ministério Público Estadual e segue até a foz. “Devido ao grande avanço de degradação das paredes laterais do canal e buscando uma melhoria estruturante e urbanística, deu-se início à nova canalização, usando a metodologia em pré-moldados de concreto para formar o piso e as paredes do canal”, explica o secretário-adjunto de obras especiais da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminfra), Thales Ribeiro.
A construção com peças pré-moldadas foi escolhida para garantir mais rapidez e facilitar a execução da obra, já que o local enfrenta dificuldades por causa da chuva constante e da presença de água e esgoto. O processo construtivo ocorre em quatro etapas: estabilização e regularização do fundo do canal com pedra de mão; assentamento das peças pré-moldadas formando o piso e as paredes do canal; construção de vigas de amarração na parte superior das paredes laterais e rejuntamentos. De acordo com Ribeiro, serão utilizadas aproximadamente 10 mil toneladas de pedra de mão e 4.000 peças pré-moldadas.
O Renasce Salgadinho representa uma significativa iniciativa de desenvolvimento urbano para Maceió. A obra beneficia uma população superior a 300 mil habitantes. O conjunto de obras segue em diversos bairros e vai mudar a realidade da cidade.
Além da revitalização, o projeto conta com mais de 20 intervenções previstas na região. São trabalhos de requalificação ambiental, análise, revisão e consolidação de estudos topográficos, geológicos, geotécnicos e hidrológicos, modernização de vias e ruas, melhorias no sistema de drenagem, de contenção de erosão, de recomposição do Riacho Salgadinho, construção de passarelas, sinalização e mudanças no projeto paisagístico. Ações educativas, com palestras, oficinas de reciclagem e outras atividades também fazem parte do projeto técnico-operacional.
Últimas notícias

Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai

Adolescente é flagrado com pedras de crack no Centro do município de Messias

Sine Alagoas tem 2.601 vagas de emprego disponíveis esta semana

Ação Itinerante beneficia moradores do município de Matriz de Camaragibe

Apagão na nuvem da Amazon derruba aplicativos e serviços ao redor do mundo; veja quais

Forte ventania derruba cobertura metálica de supermercado em Palmeira dos Índios
Vídeos e noticias mais lidas

Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto

Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável

Guilherme Lopes dispara contra Beltrão: 'Penedo não deve nada a você'

Empresário arapiraquense líder de esquema bilionário perseguia juízes e autoridades, diz ex-mulher
