Obras de canalização do Riacho Salgadinho avançam com colocação de placas de concreto
A construção com peças pré-moldadas foi escolhida para garantir mais rapidez e facilitar a execução da obra
A maior obra ambiental de Maceió, o Renasce Salgadinho, continua avançando com obras de canalização. Atualmente, o fundo do riacho Salgadinho está sendo reforçado com pedras e, em seguida, estão sendo colocadas placas pré-moldadas de concreto, que garantem maior segurança e regularização do fundo do canal. Para cada metro de canal, estão sendo instaladas quatro placas.
A canalização do Salgadinho, que compreende um trecho de aproximadamente 1km, inicia nas imediações do Ministério Público Estadual e segue até a foz. “Devido ao grande avanço de degradação das paredes laterais do canal e buscando uma melhoria estruturante e urbanística, deu-se início à nova canalização, usando a metodologia em pré-moldados de concreto para formar o piso e as paredes do canal”, explica o secretário-adjunto de obras especiais da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminfra), Thales Ribeiro.
A construção com peças pré-moldadas foi escolhida para garantir mais rapidez e facilitar a execução da obra, já que o local enfrenta dificuldades por causa da chuva constante e da presença de água e esgoto. O processo construtivo ocorre em quatro etapas: estabilização e regularização do fundo do canal com pedra de mão; assentamento das peças pré-moldadas formando o piso e as paredes do canal; construção de vigas de amarração na parte superior das paredes laterais e rejuntamentos. De acordo com Ribeiro, serão utilizadas aproximadamente 10 mil toneladas de pedra de mão e 4.000 peças pré-moldadas.
O Renasce Salgadinho representa uma significativa iniciativa de desenvolvimento urbano para Maceió. A obra beneficia uma população superior a 300 mil habitantes. O conjunto de obras segue em diversos bairros e vai mudar a realidade da cidade.
Além da revitalização, o projeto conta com mais de 20 intervenções previstas na região. São trabalhos de requalificação ambiental, análise, revisão e consolidação de estudos topográficos, geológicos, geotécnicos e hidrológicos, modernização de vias e ruas, melhorias no sistema de drenagem, de contenção de erosão, de recomposição do Riacho Salgadinho, construção de passarelas, sinalização e mudanças no projeto paisagístico. Ações educativas, com palestras, oficinas de reciclagem e outras atividades também fazem parte do projeto técnico-operacional.
Últimas notícias
Governo do RJ envia a Moraes plano para reocupar áreas controladas pelo crime
Saiba como será o expediente dos bancos no Natal e no Ano Novo
Líder de facção é preso duas semanas após divulgação de lista dos mais procurados
Estado de Alagoas inicia vazio sanitário da cultura da soja em janeiro
Hospital Regional de Palmeira dos Índios começa a atender os primeiros pacientes
Arquidiocese de Maceió divulga horários para as celebrações de fim de ano
Vídeos e noticias mais lidas
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
