Obras de canalização do Riacho Salgadinho avançam com colocação de placas de concreto
A construção com peças pré-moldadas foi escolhida para garantir mais rapidez e facilitar a execução da obra

A maior obra ambiental de Maceió, o Renasce Salgadinho, continua avançando com obras de canalização. Atualmente, o fundo do riacho Salgadinho está sendo reforçado com pedras e, em seguida, estão sendo colocadas placas pré-moldadas de concreto, que garantem maior segurança e regularização do fundo do canal. Para cada metro de canal, estão sendo instaladas quatro placas.
A canalização do Salgadinho, que compreende um trecho de aproximadamente 1km, inicia nas imediações do Ministério Público Estadual e segue até a foz. “Devido ao grande avanço de degradação das paredes laterais do canal e buscando uma melhoria estruturante e urbanística, deu-se início à nova canalização, usando a metodologia em pré-moldados de concreto para formar o piso e as paredes do canal”, explica o secretário-adjunto de obras especiais da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminfra), Thales Ribeiro.
A construção com peças pré-moldadas foi escolhida para garantir mais rapidez e facilitar a execução da obra, já que o local enfrenta dificuldades por causa da chuva constante e da presença de água e esgoto. O processo construtivo ocorre em quatro etapas: estabilização e regularização do fundo do canal com pedra de mão; assentamento das peças pré-moldadas formando o piso e as paredes do canal; construção de vigas de amarração na parte superior das paredes laterais e rejuntamentos. De acordo com Ribeiro, serão utilizadas aproximadamente 10 mil toneladas de pedra de mão e 4.000 peças pré-moldadas.
O Renasce Salgadinho representa uma significativa iniciativa de desenvolvimento urbano para Maceió. A obra beneficia uma população superior a 300 mil habitantes. O conjunto de obras segue em diversos bairros e vai mudar a realidade da cidade.
Além da revitalização, o projeto conta com mais de 20 intervenções previstas na região. São trabalhos de requalificação ambiental, análise, revisão e consolidação de estudos topográficos, geológicos, geotécnicos e hidrológicos, modernização de vias e ruas, melhorias no sistema de drenagem, de contenção de erosão, de recomposição do Riacho Salgadinho, construção de passarelas, sinalização e mudanças no projeto paisagístico. Ações educativas, com palestras, oficinas de reciclagem e outras atividades também fazem parte do projeto técnico-operacional.
Últimas notícias

Vítima fica presa às ferragens após colisão entre carro e caminhão em Rio Largo

STF julgará vínculo trabalhista de motoristas e entregadores

Maragogi cresce no turismo internacional e vira queridinha dos argentinos no Brasil

Cavalgada dos Amigos do Zé Pacheco movimenta São Sebastião neste domingo (28)

Homem mata ex-mulher a tiros e em seguida tira a própria vida em Delmiro Gouveia

Golfinho é encontrado morto na Praia de Burgalhau, em Maragogi
Vídeos e noticias mais lidas
![[Vídeo] Irmãos são mortos por vizinhos com tiros e golpe de canivete](https://img.7segundos.com.br/rKn9QdDDcqz4uBcs9YUwZQQnoTk=/300x340/smart/s3.7segundos.com.br/uploads/imagens/146144-whatsapp_image_2020_01_02_at_08_46_27_jpeg.jpeg)
[Vídeo] Irmãos são mortos por vizinhos com tiros e golpe de canivete

Homem confessa que matou mulher a facadas em Arapiraca e diz ela passou o dia 'fazendo raiva'

Vídeo mostra momento em que cliente é morto em oficina de Arapiraca; vítima tinha antecedentes

Suspeito de furtar moto é detido pela própria vítima em Porto Calvo
