Barracas de fogos de artifício são interditadas durante fiscalização em Maceió
Fiscalização tem como objetivo garantir a segurança da população durante o período junino
Com a proximidade das festividades de São João, a Secretaria Municipal de Segurança Cidadã (Semsc) iniciou, nesta quarta-feira (4), a fiscalização de barracas que comercializam fogos de artifício em Maceió. Dos seis estabelecimentos vistoriados, quatro foram interditados por não apresentarem a documentação exigida.
"O intuito é fiscalizar e ver se os responsáveis têm a documentação e evitar o comércio clandestino, trabalhando em conjunto com o Corpo de Bombeiros para coibir o comércio ilegal de fogos de artifício”, afirmou o fiscal de posturas da Semsc, Gandhi Moreno.
A operação tem como objetivo garantir a segurança da população durante o período junino, tradicionalmente marcado pelo uso de artefatos explosivos. A ação contou com o apoio do Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas (CBMAL) e da Guarda Civil de Maceió (GCMM).
As equipes de fiscalização percorreram pontos de venda localizados na Avenida Márcio Canuto, no Barro Duro; Avenida Durval de Góes Monteiro, no Tabuleiro do Martins; e Avenida Menino Marcelo, na Serraria.
Os fiscais de posturas da Semsc verificaram se os estabelecimentos estavam devidamente licenciados, com alvará de funcionamento emitido pela Secretaria e laudo de vistoria do Corpo de Bombeiros, conforme exigido por lei, a fim de prevenir acidentes e irregularidades.

Ação contou com o apoio do Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas (CBMAL) e da Guarda Civil de Maceió (GCMM). Foto: Leandro Jeronimo (estagiário)/ Ascom Semsc
O secretário de Segurança Cidadã de Maceió, Eduardo Marinho, destacou que a operação visa proteger tanto os consumidores quanto os trabalhadores. “A ação visa garantir a segurança da população, dos usuários e também dos comerciantes, para que tenham segurança no ambiente de trabalho. A fiscalização verifica se as empresas estão seguindo todas as normas contidas na legislação”, explicou.
Fogos com estampido
Marinho também fez um alerta sobre o uso de fogos com barulho. “Embora a legislação que proíbe esse tipo de artefato entre em vigor apenas em 2026, já orientamos comerciantes e a população a priorizarem fogos silenciosos, em respeito ao bem-estar dos animais, idosos e crianças com transtorno do espectro autista. É uma forma de colaborarmos com uma sociedade mais consciente e inclusiva”, disse.

Operação tem como objetivo garantir a segurança da população durante o período junino. Foto: Leandro Jeronimo (estagiário)/ Ascom Semsc
A ação de fiscalização seguirá pelos bairros de toda a cidade, com diversas equipes atuando para reforçar a segurança durante o período junino.
O sargento Tarcísio, do Corpo de Bombeiros, reforçou a importância da regularização. “É importante seguir as normas de segurança e procurar atentar às orientações técnicas da comercialização e estrutura das barracas. É importante se regularizar para que a população esteja sempre guarnecida e o empresário possa ganhar o seu sustento”, frisou.
Últimas notícias
Ex-mulher diz que matou médico após ele violar medida protetiva e relata abusos à filha do casal
Pai denuncia mãe por agressões à filha em Maceió e também acaba preso por pensão atrasada
Grupo encapuzado mata jovem a tiros e ‘libera’ os amigos dele para fugir na parte alta de Maceió
Enem 2025: segundo dia de provas é encerrado em todo o Brasil
Homem é executado a tiros no bairro Feitosa, em Maceió
Menino de 11 anos sofre AVC após acidente em escola
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
