Mercado do Jaraguá: Leonardo Dias defende ampla discussão com Setor Produtivo
O parlamentar alertou para a necessidade de respeitar a vocação cultural e econômica do espaço

Durante a sessão desta quinta-feira (5), na Câmara Municipal de Maceió, o vereador Leonardo Dias (PL) defendeu a importância da escuta qualificada ao trade turístico e ao Instituto de Pesquisa e Planejamento de Maceió (Iplan) antes de qualquer possível intervenção do Governo do Estado no Mercado do Jaraguá. O parlamentar alertou para a necessidade de respeitar a vocação cultural e econômica do espaço, que, segundo ele, é estratégico para o desenvolvimento da cidade.
Segundo Leonardo Dias, o Mercado do Jaraguá vai além de um ponto de comércio local. “É um equipamento que pertence ao povo de Maceió e precisa servir à nossa economia. Ele tem potencial turístico e cultural, mas isso só será alcançado se ouvirmos quem entende do assunto e já discute o tema há anos: o Iplan, a ABIH, a Abrasel, a ABAV e todo o trade turístico”, afirmou.
O vereador também alertou sobre a necessidade de garantir que futuras intervenções respeitem a identidade local. “Não é o caso de transformar o Mercado em um ponto de alta gastronomia, como em outras cidades. Lá é lugar de comida típica, como cuscuz com carne guisada e galinha cabidela. O que precisamos é de um plano que preserve essa essência e, ao mesmo tempo, potencialize sua função econômica”, destacou.
Leonardo Dias destacou que há cerca de dois anos participa de um grupo de trabalho coordenado pelo Iplan, junto com entidades representativas do setor produtivo e empresários do Jaraguá. O grupo já discute uma série de intervenções urbanísticas para a região, incluindo melhoria de calçadas, iluminação pública, requalificação de praças e até um novo mercado do peixe, nos arredores do Mercado 31.
O parlamentar também reforçou que, no mês passado, apresentou um projeto de lei na Câmara com o objetivo de incentivar a revitalização do bairro do Jaraguá. A proposta prevê benefícios fiscais para empresas e moradores que decidirem se instalar na região, como forma de fomentar a ocupação e o desenvolvimento econômico do local.
Entre os principais pontos da proposta estão:
• Desconto de 50% no IPTU residencial, válido por cinco anos, para estimular a moradia no bairro;
• Isenção total do IPTU por cinco anos para empresas do Simples Nacional que se instalarem na área, compensando a impossibilidade de desconto no ISS;
• Desconto de 50% no ISS por cinco anos para setores como hotelaria e educação, considerados estratégicos para a dinamização do bairro.
“Essa proposta é fruto de um esforço coletivo com entidades do setor produtivo e órgãos municipais. O Jaraguá tem história, tem vocação e tem potencial. Com planejamento, diálogo e políticas públicas adequadas, ele pode voltar a ser um dos grandes motores da economia de Maceió”, concluiu Leonardo Dias.
Veja também
Últimas notícias

Prefeitura de São Miguel dos Milagres realiza evento em comemoração ao aniversário de 65 anos da cidade

Após crise, Fabio Costa visita maternidade e defende que unidade deve continuar aberta

Rafael Brito se posiciona contra proposta que diminui os recursos da Educação no Brasil

Acidente de trânsito é registrado no bairro Guaribas, em Arapiraca

Acidente gravíssimo deixa uma pessoa morta na BR-316 no município de Cacimbinhas

Feirão Alto Show de Veículos conta com mais de 55 carros em ofertas especiais no Shopping Pátio Maceió
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
