Maternidade fecha por falta de pagamento e Estado oferece solução pela metade, diz Cabo Bebeto
O deputado também criticou o plano de contingência apresentado pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesau)

Durante a sessão desta quarta-feira (4) na Assembleia Legislativa de Alagoas, o deputado estadual Cabo Bebeto criticou duramente o governo estadual pelo fechamento da Maternidade Nossa Senhora da Guia, ocorrido no último dia 23 de maio, por falta de repasse do incentivo Promater — verba estadual destinada ao custeio de maternidades conveniadas.
A unidade, que pertence à Santa Casa de Misericórdia de Maceió, teve 45 leitos impactados com o fechamento, sendo 35 da maternidade e 10 da Unidade de Cuidados Intermediários (UCI). Segundo o parlamentar, o atraso no pagamento do incentivo já soma 32 meses e a dívida do Estado com a Santa Casa chega a mais de R$ 4 milhões apenas em relação à maternidade.
“Estamos falando de uma maternidade que já realizou quase 80 mil partos desde sua inauguração e que responde por 27% dos partos de Maceió. É inadmissível que feche por falta de pagamento”, afirmou Cabo Bebeto.
O deputado também criticou o plano de contingência apresentado pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), que prevê a abertura de 27 leitos no Hospital Veredas. “Além de ainda não estarem funcionando, esses leitos representam apenas metade da capacidade da Nossa Senhora da Guia. O Estado deve, a unidade fecha, e a solução proposta cobre só metade do problema”, denunciou.
A Sesau também anunciou a ampliação de leitos em outras unidades: 10 no Hospital da Mulher, 15 no Hospital Santo Antônio — que, segundo o parlamentar, também esteve perto de fechar recentemente — e mais 10 no Hospital da Cidade. “A pergunta é: se o Estado pode ampliar leitos agora, por que não faz isso mantendo os que já existem e pagando a quem deve?”, questionou.
Cabo Bebeto destacou que essa prática do governo de contratar serviços e não pagar se repete em outras áreas. “Foi assim com a construtora do Hospital Regional de Palmeira dos Índios, com os serviços de homecare, clínicas de dependentes químicos e funcionários terceirizados da saúde. O Estado é campeão em utilizar o serviço e não pagar”, acusou.
Encerrando sua fala, o deputado fez um apelo pela regularização dos pagamentos e o respeito aos contratos firmados. “A regra é simples: se o serviço foi prestado, pague. Se houver irregularidade, pare de usar o serviço. Agora, usar sem limites e depois dizer que há irregularidade, isso é calote”.
Apesar do cenário crítico, Cabo Bebeto comemorou a notícia de que a Maternidade Nossa Senhora da Guia será reaberta com o apoio da Prefeitura de Maceió. “Felizmente, a capital está vindo com o suporte necessário para garantir o funcionamento da unidade. Espero que o Estado também faça sua parte e honre seus compromissos. É preciso que haja uma solução para a saúde que o Estado de Alagoas oferece ao alagoanos”, concluiu.
Últimas notícias

Avião com prefeito de João Pessoa faz pouso de emergência na Paraíba

Teca Nelma articula reunião na Câmara contra projeto de lei que proíbe transição de gênero em Maceió

Junqueiro é reconhecido pelo desempenho no IDEB e ICA 2023 e adere ao Programa Escola 10
![[Vídeo] Feira do Desapego ensina educação financeira e sustentabilidade para alunos do Santa Esmeralda](https://img.7segundos.com.br/SHzZHmZX7SMKrHgQOAiaD3nYUnA=/100x80/smart/s3.7segundos.com.br/uploads/imagens/captura-de-tela-2025-09-27-121916.png)
[Vídeo] Feira do Desapego ensina educação financeira e sustentabilidade para alunos do Santa Esmeralda

Motorista é flagrado dirigindo carro na Ciclovia do Trabalhador, em Arapiraca

Setur lança voos de Rosário para Alagoas pela primeira vez na história
Vídeos e noticias mais lidas
![[Vídeo] Irmãos são mortos por vizinhos com tiros e golpe de canivete](https://img.7segundos.com.br/rKn9QdDDcqz4uBcs9YUwZQQnoTk=/300x340/smart/s3.7segundos.com.br/uploads/imagens/146144-whatsapp_image_2020_01_02_at_08_46_27_jpeg.jpeg)
[Vídeo] Irmãos são mortos por vizinhos com tiros e golpe de canivete

Homem confessa que matou mulher a facadas em Arapiraca e diz ela passou o dia 'fazendo raiva'

Vídeo mostra momento em que cliente é morto em oficina de Arapiraca; vítima tinha antecedentes

Suspeito de furtar moto é detido pela própria vítima em Porto Calvo
