Com único voto contrário, de Cabo Bebeto, Assembleia aprova aumento das custas judiciais em AL
O parlamentar destacou ainda preocupação com os aposentados que foram vítimas do escândalo no INSS
Todos os deputados presentes à sessão ordinária desta quinta-feira, 05, na Assembleia Legislativa de Alagoas (ALE) votaram a favor do projeto de lei que aumenta as custas judiciais no estado. A única exceção foi o deputado estadual Cabo Bebeto (PL), que registrou voto contrário à proposta encaminhada pelo Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL).
O projeto aprovado prevê que os valores das custas judiciais passem a variar entre R$ 343,16 e R$ 34.415,70, representando um reajuste significativo em relação aos valores atualmente praticados, considerados defasados pelo Judiciário. Segundo o TJAL, a atualização é necessária para cobrir os custos operacionais, modernizar o sistema e garantir maior sustentabilidade financeira.
Mesmo com a justificativa institucional, o aumento pode afetar o acesso da população à Justiça. A proposta também estabelece novas regras para parcelamento, gratuidade e reajuste anual dos valores com base na inflação.
Cabo Bebeto disse que votou contra o aumento das custas judiciais por entender que a medida trará impactos negativos para os cidadãos, especialmente para os mais vulneráveis economicamente, que já enfrentam dificuldades diante dos sucessivos aumentos impostos pelo governo Lula.
O parlamentar destacou ainda preocupação com os aposentados que foram vítimas do escândalo no INSS e que, eventualmente, poderão precisar recorrer à Justiça para reaver os valores retirados de suas contas.
Últimas notícias
Suspeito de assalto é detido após ser flagrado portando arma de fogo na Cidade Universitária
PM flagra crimes de tráfico e cativeiro ilegal de aves silvestres
Homem é preso por agredir mulher e filho de 1 ano na Cidade Universitária
[Vídeo] João Gomes chora ao receber presentes das filhas de Kara Véia antes de show em Maceió
Deputada Gabi Gonçalves entrega Placa de Patrimônio Cultural e Imaterial de Alagoas à tapioca da Dona Rosa, em Rio Largo
Morre a atriz Titina Medeiros, a Socorro de 'Cheias de Charme', aos 48 anos
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Cobranças abusivas de ambulantes em praias de AL geram denúncias e revolta da população
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
