DMTT autua 20 motoristas por uso indevido de vagas especiais em shoppings
Credencial deve ficar visível no painel do veículo e pode ser solicitada na sede do DMTT

Agentes do Departamento Municipal de Transportes e Trânsito (DMTT) realizaram, na noite do último domingo (8), mais uma etapa da operação Vagas Especiais. O trabalho tem como objetivo garantir o uso correto das vagas de estacionamento voltadas para pessoas com deficiência, idosos e pessoas com autismo. Os agentes atuaram em dois shoppings situados nos bairros Mangabeira e Cruz das Almas, ambos na parte baixa de Maceió. No total, foram registradas 20 autuações durante a ação.
O trabalho consiste em verificar o uso das vagas e se certificar que a credencial de estacionamento esteja no veículo, em um local visível para os agentes. "Estacionar o veículo nas vagas reservadas às pessoas com deficiência ou idosos, sem credencial que comprove tal" é uma infração gravíssima, conforme consta no artigo 181 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), inciso XX.
Quem for flagrado cometendo a infração será penalizado com multa de R$ 293,47, além de sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Além disso, o veículo pode ser removido.
O diretor de Policiamento Viário do DMTT, Carlos Moura, falou sobre a ação. "Nosso trabalho aqui é assegurar que as vagas estejam disponíveis e sejam utilizadas a quem lhe é de direito, direito esse assegurado por lei", disse.
A ação acontece ainda em supermercados, hospitais e também em vias onde haja a sinalização indicando que aquela vaga é reservada para idosos, pessoas com deficiências e autistas. "Temos um cronograma diário e nele há ordem de serviço para a fiscalização em vários pontos da cidade. Os locais para essas vagas são definidos a partir de critérios técnicos, levando em consideração pontos como a melhor acessibilidade para os usuários. Nada mais justo que somente quem necessita da vaga a utilize", completou Carlos Moura.
Saiba como emitir a credencial
Para estacionar em vagas especiais é necessário obter a credencial de estacionamento especial e deixá-la visível, de preferência no painel do veículo. O documento pode ser emitido na sede do DMTT, no Tabuleiro do Martins.
Para obter a credencial, os interessados devem apresentar documento de identificação com foto, CPF e comprovante de residência. No caso de pessoas com deficiência, é necessário também o laudo médico com o CID da patologia correspondente. A credencial tem validade de cinco anos e facilita a locomoção dos beneficiários, garantindo o direito ao uso das vagas prioritárias.
Além da fiscalização das vagas especiais, o DMTT conta com a ação Essa Vaga é Sua, realizada pela equipe de educadores de trânsito. A iniciativa visa promover a conscientização das pessoas para o uso correto das vagas especiais em diversos pontos da cidade.
"É fundamental que pessoas com deficiência e idosos, entre outros, tenham seus direitos garantidos. Por isso, temos atividades frequentes em estacionamentos de supermercados, por exemplo, para mostrar às pessoas a importância de respeitar esses espaços. É preciso que tenhamos empatia e que pensemos no próximo, só assim teremos um trânsito melhor para todos", explicou a coordenadora de Educação no Trânsito, Aldinete Dantas.
De 1º de janeiro a 31 de maio de 2025 foram registradas 9.979 autuações por estacionar o veículo nas vagas reservadas às pessoas com deficiência ou idosos, sem credencial de comprovação. O número é superior aos 8.939 registrados durante o mesmo período de 2024.
"Essa alta no número mostra que é preciso que as pessoas tenham essa consciência de que o espaço é destinado às pessoas que necessitam dele. Iremos manter o trabalho educativo e as fiscalizações, para garantir o cumprimento da lei", pontuou o diretor Carlos Moura.
Últimas notícias

Ministro Renan Filho garante entrega da ponte Penedo-Neópolis em 2026

Polícia prende homem com arma, drogas e dinheiro no Trapiche da Barra

Mutirão de limpeza na Praia da Lage retira mais de 320 quilos de resíduos

Após 13 anos, Prefeitura de Piranhas pode ser obrigada a fazer concurso para educadores

Arthur Lira manda recado para Renan Calheiros sobre isenção do IR: ‘Oportunistas fazem politicagem’

Procon Maceió autua postos de combustíveis por aumento abusivo nos preços
Vídeos e noticias mais lidas
![[Vídeo] Irmãos são mortos por vizinhos com tiros e golpe de canivete](https://img.7segundos.com.br/rKn9QdDDcqz4uBcs9YUwZQQnoTk=/300x340/smart/s3.7segundos.com.br/uploads/imagens/146144-whatsapp_image_2020_01_02_at_08_46_27_jpeg.jpeg)
[Vídeo] Irmãos são mortos por vizinhos com tiros e golpe de canivete

Homem confessa que matou mulher a facadas em Arapiraca e diz ela passou o dia 'fazendo raiva'

Vídeo mostra momento em que cliente é morto em oficina de Arapiraca; vítima tinha antecedentes

Suspeito de furtar moto é detido pela própria vítima em Porto Calvo
