DMTT autua 20 motoristas por uso indevido de vagas especiais em shoppings
Credencial deve ficar visível no painel do veículo e pode ser solicitada na sede do DMTT
Agentes do Departamento Municipal de Transportes e Trânsito (DMTT) realizaram, na noite do último domingo (8), mais uma etapa da operação Vagas Especiais. O trabalho tem como objetivo garantir o uso correto das vagas de estacionamento voltadas para pessoas com deficiência, idosos e pessoas com autismo. Os agentes atuaram em dois shoppings situados nos bairros Mangabeira e Cruz das Almas, ambos na parte baixa de Maceió. No total, foram registradas 20 autuações durante a ação.
O trabalho consiste em verificar o uso das vagas e se certificar que a credencial de estacionamento esteja no veículo, em um local visível para os agentes. "Estacionar o veículo nas vagas reservadas às pessoas com deficiência ou idosos, sem credencial que comprove tal" é uma infração gravíssima, conforme consta no artigo 181 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), inciso XX.
Quem for flagrado cometendo a infração será penalizado com multa de R$ 293,47, além de sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Além disso, o veículo pode ser removido.
O diretor de Policiamento Viário do DMTT, Carlos Moura, falou sobre a ação. "Nosso trabalho aqui é assegurar que as vagas estejam disponíveis e sejam utilizadas a quem lhe é de direito, direito esse assegurado por lei", disse.
A ação acontece ainda em supermercados, hospitais e também em vias onde haja a sinalização indicando que aquela vaga é reservada para idosos, pessoas com deficiências e autistas. "Temos um cronograma diário e nele há ordem de serviço para a fiscalização em vários pontos da cidade. Os locais para essas vagas são definidos a partir de critérios técnicos, levando em consideração pontos como a melhor acessibilidade para os usuários. Nada mais justo que somente quem necessita da vaga a utilize", completou Carlos Moura.
Saiba como emitir a credencial
Para estacionar em vagas especiais é necessário obter a credencial de estacionamento especial e deixá-la visível, de preferência no painel do veículo. O documento pode ser emitido na sede do DMTT, no Tabuleiro do Martins.
Para obter a credencial, os interessados devem apresentar documento de identificação com foto, CPF e comprovante de residência. No caso de pessoas com deficiência, é necessário também o laudo médico com o CID da patologia correspondente. A credencial tem validade de cinco anos e facilita a locomoção dos beneficiários, garantindo o direito ao uso das vagas prioritárias.
Além da fiscalização das vagas especiais, o DMTT conta com a ação Essa Vaga é Sua, realizada pela equipe de educadores de trânsito. A iniciativa visa promover a conscientização das pessoas para o uso correto das vagas especiais em diversos pontos da cidade.
"É fundamental que pessoas com deficiência e idosos, entre outros, tenham seus direitos garantidos. Por isso, temos atividades frequentes em estacionamentos de supermercados, por exemplo, para mostrar às pessoas a importância de respeitar esses espaços. É preciso que tenhamos empatia e que pensemos no próximo, só assim teremos um trânsito melhor para todos", explicou a coordenadora de Educação no Trânsito, Aldinete Dantas.
De 1º de janeiro a 31 de maio de 2025 foram registradas 9.979 autuações por estacionar o veículo nas vagas reservadas às pessoas com deficiência ou idosos, sem credencial de comprovação. O número é superior aos 8.939 registrados durante o mesmo período de 2024.
"Essa alta no número mostra que é preciso que as pessoas tenham essa consciência de que o espaço é destinado às pessoas que necessitam dele. Iremos manter o trabalho educativo e as fiscalizações, para garantir o cumprimento da lei", pontuou o diretor Carlos Moura.
Últimas notícias
Paulo Dantas investe acordo bilionário com Braskem na reconstrução da Grande Maceió
Governo assegura acesso à Praia da Lage ao declarar área em Porto de Pedras de interesse público
Homem é suspeito de tentar estuprar a própria companheira e agredi-la no Sertão de AL
Incêndio em fritadeira de pastelaria mobiliza bombeiros na Jatiúca, em Maceió
Quatro casos de violência contra mulher são registrados na últimas 24h na Grande Maceió
Picada de cobra foi causa de morte de criança de três anos no município de Pão de Açúcar
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
