Alagoas dá salto histórico e aparece entre os 5 estados com menor desigualdade de renda no Brasil
Estado subiu 12 posições em apenas dois anos, segundo levantamento do CLP
Alagoas alcançou uma marca histórica no ranking nacional de desigualdade de renda. O estado aparece agora como o 5º colocado entre os estados com menor desigualdade, de acordo com dados do Centro de Liderança Pública (CLP) com base em informações do IBGE.
A posição chama atenção principalmente pelo avanço acelerado: em 2023, Alagoas ocupava a 17ª colocação. Agora, está entre os cinco melhores do país na distribuição de renda, empatado com Acre e Rio Grande do Sul com um índice de Gini de 0,45.
O índice de Gini mede o grau de concentração de renda. Quanto menor o número, mais igualitária é a distribuição. O levantamento considera o rendimento médio mensal real das pessoas de 14 anos ou mais de idade, ocupadas na semana de referência.
Avanço expressivo
Nos últimos 10 anos, Alagoas saiu da lanterna do ranking nacional e deu um salto considerado expressivo por especialistas. A mudança é atribuída a políticas públicas voltadas para a geração de emprego, ampliação de programas sociais e fortalecimento da economia local.
O secretário de Governo, Ricardinho Santa Rita, destacou a conquista em suas redes sociais: “É histórico e pra comemorar!”, escreveu, mencionando o governador Paulo Dantas e o senador Renan Filho como figuras centrais neste avanço.
Santa Catarina lidera; Piauí é o último
O estado mais igualitário do país é Santa Catarina, com índice de Gini de 0,40. Em seguida vêm Rondônia (0,43), Mato Grosso (0,43) e Paraná (0,44). Já os estados com maior desigualdade são Piauí, na última posição com 0,59, seguido por Paraíba (0,58) e o Distrito Federal (0,54).
Confira os cinco melhores colocados no ranking:
1. Santa Catarina – 0,40
2. Rondônia – 0,43
3. Mato Grosso – 0,43
4. Paraná – 0,44
5. Acre / Alagoas / RS – 0,45
A lista completa está disponível no Ranking de Competitividade dos Estados, publicado pelo CLP.

Últimas notícias
Audiência vai discutir diagnóstico precoce e atendimento de crianças em Arapiraca
Homem é autuado por infração grave conduzindo caminhonete com dispositivo luminoso ilegal
Suspeito de triplo homicídio é preso durante operação da Polícia Civil em Pilar
Judiciário viabiliza documentos civis a socioeducandos em Maceió
Justiça adia audiência de motorista acusado de agredir paciente em surto
Bradesco deve pagar R$ 3 mil de indenização a cliente vítima de golpe em Alagoas
Vídeos e noticias mais lidas
Mistério em Arapiraca: saiba quem era o empresário morto a tiros em condomínio
Cunhado de vereador é encontrado morto a tiros dentro de condomínio em Arapiraca
Creche em Arapiraca homenageia Helena Tereza dos Santos, matriarca do Grupo Coringa
Ciclista morre após ser atingida por carro e ser atropelada por caminhão em Arapiraca
