Concurso Municipal de Coco de Roda movimenta o São João Raiz Massayó com tradição e ritmo no pé
De 11 a 15 de junho, 17 grupos disputam o Concurso no São João Raíz Massayó, celebrando tradição e identidade

No compasso dos tambores, na pisada forte e no som das palmas, o coração do São João Raiz bate mais forte no estacionamento do Mercado das Artes 31. Até o dia 15 de junho, a partir das 18h, 17 grupos de coco de roda vão mostrar sua arte, resistência e alegria durante o Concurso Municipal de Coco de Roda, promovido pela Prefeitura de Maceió dentro da programação do São João Massayó 2025.
Com o cheiro de milho no ar e as bandeirolas coloridas decorando a arena, o espaço virou palco e chão sagrado para a dança ancestral. O público se aproxima e se deixa levar pelo gingado dos dançarinos e pelo toque contagiante dos pandeiros.
Os grupos vêm de vários bairros da capital, com suas indumentárias bordadas à mão, letras autorais e coreografias que mesclam tradição com toques contemporâneos. A pluralidade encanta o público e reforça o compromisso do São João Raiz em valorizar expressões culturais autênticas.
O Coco Catolé, do bairro Benedito Bentes, foi o primeiro grupo da noite a se apresentar. Com apenas 18 anos, o dançarino Paulo Victor é um dos jovens integrantes da equipe, que existe desde 2019. Ele falou sobre a emoção de abrir a programação. “A emoção e a expectativa são altas. Também bate um nervosismo por ser o primeiro grupo da noite, mas estamos preparados e ensaiamos muito para estar aqui”, contou empolgado.

Entre o público, a jornalista Cláudia Leite marcou presença e se mostrou encantada com a força das tradições locais: “É emocionante ver de perto essa energia. O coco é raiz, é identidade, é arte pulsando no chão. Dancei coco quando era criança, na época da escola, estou aqui como fã mesmo”, disse ela.
A cada noite, o júri avalia quesitos como ritmo, originalidade, figurino e harmonia. Mas quem realmente vence é a cultura popular, fortalecida por um evento que proporciona visibilidade e reconhecimento aos artistas locais. Para muitos, o verdadeiro São João pulsa ali no chão, na palma da mão e no sorriso de quem sabe que manter viva a tradição é também dançar contra o esquecimento.
Últimas notícias

Último vídeo de entregadora antes de morrer em acidente com caminhão comove Maceió

Presidente do Equador sofre tentativa de assassinato, diz governo

DMTT celebra formação pioneira com equipe própria e reforça compromisso com a segurança viária

Senadora Dra. Eudócia preside audiência sobre financiamento de pesquisas e terapias inovadoras contra o câncer

Deputado Fabio Costa vota a favor de isenção do Imposto de Renda para salários de até R$ 5 mil

Alfredo Gaspar tem projeto de segurança para táxis e apps aprovado
Vídeos e noticias mais lidas

Homem confessa que matou mulher a facadas em Arapiraca e diz ela passou o dia 'fazendo raiva'

Guilherme Lopes dispara contra Beltrão: 'Penedo não deve nada a você'

Empresário arapiraquense líder de esquema bilionário perseguia juízes e autoridades, diz ex-mulher

Quem era 'Papudo': líder de facção de altíssima periculosidade morto confronto em Arapiraca
