Formação sobre Plano Diretor reúne cerca de 100 assessores na Câmara de Maceió
Prefeitura apresentou as etapas já finalizadas da construção do novo texto e tirou dúvidas dos servidores do Legislativo

Qual é a função do Plano Diretor? Que novidades a nova legislação trará para a cidade? Essas foram algumas das principais dúvidas apresentadas no primeiro dia de formação sobre o tema, que reuniu cerca de 100 assessores parlamentares, nesta segunda-feira (16), na Câmara Municipal de Maceió.
O presidente do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Maceió (Iplan), Antonio Carvalho, e integrantes do órgão detalharam quais os passos seguidos até o momento para a construção do plano e quais as principais diretrizes que compõem o documento. O evento segue até a quarta-feira (18).
A diretora executiva de Planejamento Urbano e Cidade Inteligente do Iplan, Maria Luiza Machado, explicou que o objetivo dos encontros com os servidores da Câmara é mostrar como foram feitas as oficinas de construção da nova legislação, em que foram apontados problemas e potencialidades, até a definição das diretrizes que vão guiar projetos e programas dentro do Município.
O plano prevê, por exemplo, macroestratégias de adensamento e reabilitação, para revitalizar espaços como Centro e Jaraguá. Formas de estimular a habitação, incentivos ao setor comercial e outras diretrizes são abordadas nesse contexto. “Acredito que esse momento vai ser muito valioso, porque aqui estão as pessoas que vão receber o plano e, depois, de fato, essa lei se tornar realidade”, comentou.
O assessor parlamentar Allan Jonnes participou da formação e apresentou dúvidas quanto às estratégias de incentivo à habitação, e pretende também obter informações sobre como a legislação trata o tema mobilidade. “Uma coisa interessante, nesse primeiro momento, foi ver a vocação das regiões de Maceió, por exemplo, a parte baixa tem uma vocação turística, a parte alta tem uma vocação mais comercial, e assim a gente pode entender o que é melhor para a cidade”, afirmou.
Para a vereadora Silvânia Barbosa, os servidores da Câmara sairão com uma boa bagagem sobre o Plano Diretor após a formação. “A participação dos assessores está bem enfática naqueles pontos em que eles tinham dúvidas. Vão ser três dias com essa logística, e a equipe do Iplan trouxe uma apresentação bem clara. Eu tenho certeza que a gente sairá daqui entendendo mais como será o novo Plano Diretor”, considerou.
A participação e interação dos servidores foi comemorada pelo coordenador da Escola do Legislativo, Rodolfo Barros, que organiza o evento. Ele destacou que o objetivo do encontro está sendo alcançado. “Como está a construção do plano? O que está sendo discutido? O que já foi construído? A ideia é trazer o panorama atual e permitir que os vereadores e assessores possam entender as diretrizes que estão sendo compostas ali”, pontuou.
Últimas notícias

Israel mantém ofensiva em Gaza, mesmo após apelo de Trump

Cientistas descobrem nova espécie de mamífero após anos de estudo no Peru

Drones russos atacam estação de trem na Ucrânia e deixam 30 feridos
![[Vídeo] Acidente na Chã de Bebedouro deixa condutor ferido em Maceió](https://img.7segundos.com.br/jcRIOyuRra5T-BUyvkcDlWw4t5M=/100x80/smart/s3.7segundos.com.br/uploads/imagens/whatsapp-image-2025-10-04-at-105234.jpeg)
[Vídeo] Acidente na Chã de Bebedouro deixa condutor ferido em Maceió

Metanol: governo compra novo antídoto do Japão para tratar intoxicação

Homem é preso por porte ilegal de arma de fogo em Santana do Ipanema
Vídeos e noticias mais lidas

Homem confessa que matou mulher a facadas em Arapiraca e diz ela passou o dia 'fazendo raiva'

Empresário arapiraquense líder de esquema bilionário perseguia juízes e autoridades, diz ex-mulher

Quem era 'Papudo': líder de facção de altíssima periculosidade morto confronto em Arapiraca

Alvim critica 'Democracia em Vertigem': "Ficção da esquerda"
