Formação sobre Plano Diretor reúne cerca de 100 assessores na Câmara de Maceió
Prefeitura apresentou as etapas já finalizadas da construção do novo texto e tirou dúvidas dos servidores do Legislativo
Qual é a função do Plano Diretor? Que novidades a nova legislação trará para a cidade? Essas foram algumas das principais dúvidas apresentadas no primeiro dia de formação sobre o tema, que reuniu cerca de 100 assessores parlamentares, nesta segunda-feira (16), na Câmara Municipal de Maceió.
O presidente do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Maceió (Iplan), Antonio Carvalho, e integrantes do órgão detalharam quais os passos seguidos até o momento para a construção do plano e quais as principais diretrizes que compõem o documento. O evento segue até a quarta-feira (18).
A diretora executiva de Planejamento Urbano e Cidade Inteligente do Iplan, Maria Luiza Machado, explicou que o objetivo dos encontros com os servidores da Câmara é mostrar como foram feitas as oficinas de construção da nova legislação, em que foram apontados problemas e potencialidades, até a definição das diretrizes que vão guiar projetos e programas dentro do Município.
O plano prevê, por exemplo, macroestratégias de adensamento e reabilitação, para revitalizar espaços como Centro e Jaraguá. Formas de estimular a habitação, incentivos ao setor comercial e outras diretrizes são abordadas nesse contexto. “Acredito que esse momento vai ser muito valioso, porque aqui estão as pessoas que vão receber o plano e, depois, de fato, essa lei se tornar realidade”, comentou.
O assessor parlamentar Allan Jonnes participou da formação e apresentou dúvidas quanto às estratégias de incentivo à habitação, e pretende também obter informações sobre como a legislação trata o tema mobilidade. “Uma coisa interessante, nesse primeiro momento, foi ver a vocação das regiões de Maceió, por exemplo, a parte baixa tem uma vocação turística, a parte alta tem uma vocação mais comercial, e assim a gente pode entender o que é melhor para a cidade”, afirmou.
Para a vereadora Silvânia Barbosa, os servidores da Câmara sairão com uma boa bagagem sobre o Plano Diretor após a formação. “A participação dos assessores está bem enfática naqueles pontos em que eles tinham dúvidas. Vão ser três dias com essa logística, e a equipe do Iplan trouxe uma apresentação bem clara. Eu tenho certeza que a gente sairá daqui entendendo mais como será o novo Plano Diretor”, considerou.
A participação e interação dos servidores foi comemorada pelo coordenador da Escola do Legislativo, Rodolfo Barros, que organiza o evento. Ele destacou que o objetivo do encontro está sendo alcançado. “Como está a construção do plano? O que está sendo discutido? O que já foi construído? A ideia é trazer o panorama atual e permitir que os vereadores e assessores possam entender as diretrizes que estão sendo compostas ali”, pontuou.
Últimas notícias
Secretaria do Trabalho divulga 3.643 vagas de emprego esta semana no Sine Alagoas
Em várias capitais, manifestantes vão às ruas contra PL da Dosimetria
Arapiraquense tem órgãos doados após morte por AVC e salva cinco vidas
Imagens mostram chegada de Policial Militar que matou enfermeiro em motel de Arapiraca
Zambelli renuncia mandato e Hugo Motta convoca suplente
Furto de cabos elétricos afeta abastecimento de água em Palmeira dos Índios e Quebrangulo
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
