Câmara Municipal finaliza formação referente à atualização do Plano Diretor
Legislativo promoveu abordagem sobre o planejamento urbano antes de receber o documento elaborado pela Prefeitura de Maceió
A Câmara Municipal finalizou na manhã desta quarta-feira (18) mais uma importante etapa antes de receber da Prefeitura de Maceió o Plano Diretor. A formação que reuniu vereadores, assessores parlamentares e a direção técnica do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Maceió (Iplan) foi considerada essencial para a compreensão de diversos pontos que serão abordados no desenvolvimento da cidade.
Conduzida por Paula Rangel, diretora técnica de Planejamento Urbano do Iplan, as apresentações trouxeram uma série de aspectos práticos sobre o código de urbanismo.
“Abordamos a parte mais prática do Plano Diretor, a exemplo dos parâmetros urbanísticos para ocupação do solo, aproveitamento do solo, áreas públicas e privativas e empreendimentos de habitação de interesse social”, ressaltou a diretora.
Durante a formação, os assessores parlamentares designados pelos vereadores para acompanhar a iniciativa realizaram alguns questionamentos, tiraram dúvidas e contribuíram com o debate referente à atualização do Plano Diretor.
A capacitação técnica foi uma organização da Escola do Legislativo com apoio integral do presidente da Câmara, Chico Filho. O vereador, em diversas oportunidades, já deixou claro que uma das principais prioridades do Legislativo este ano é a aprovação do Plano Diretor.
Funções do Plano
O Plano Diretor é o principal instrumento que orienta o desenvolvimento da cidade, fixando as regras e definindo as estratégias de planejamento para alcançar o efetivo desenvolvimento sustentável do território. Ele é uma exigência legal estabelecida pelo Estatuto da Cidade (Lei Federal n.º 10.257/2001) e tem como objetivo principal garantir o pleno desenvolvimento das funções sociais da cidade e da propriedade urbana, bem como assegurar a qualidade de vida dos seus habitantes.
O Plano Diretor aborda uma série de questões que podem ser agrupadas por temas, entre eles: habitação, expansão urbana, dinâmica imobiliária, segurança, qualidade urbana e ambiental, patrimônio cultural, uso e ocupação do solo, desenvolvimento econômico, grandes projetos de impacto, meio ambiente, saneamento ambiental, mobilidade e transporte, desenvolvimento rural sustentável, equipamentos públicos, turismo, áreas de risco à vida, financiamento do desenvolvimento urbano, e gestão democrática e participação popular.
Últimas notícias
Paciente relata presença de larvas em comida servida na UPA Benedito Bentes
Moraes arquiva investigação contra Zambelli por obstrução e coação
Chuva forte provoca alagamentos em Girau do Ponciano nesta Quarta-feira de Cinzas
Carnaval É Massa fortalece artistas da terra e reafirma identidade cultural de Maceió
Acidente entre carro de empresa de telecomunicações e moto deixa ferido em Arapiraca
Trabalhador morre após sofrer choque elétrico e cair de cinco metros de altura
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
Vigia que ‘terceirizou’ próprio posto terá de ressarcir aos cofres públicos R$ 104 mil
Secretário da Fazenda de Maceió cria dificuldades para pagar fornecedores
