Câmara Municipal finaliza formação referente à atualização do Plano Diretor
Legislativo promoveu abordagem sobre o planejamento urbano antes de receber o documento elaborado pela Prefeitura de Maceió

A Câmara Municipal finalizou na manhã desta quarta-feira (18) mais uma importante etapa antes de receber da Prefeitura de Maceió o Plano Diretor. A formação que reuniu vereadores, assessores parlamentares e a direção técnica do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Maceió (Iplan) foi considerada essencial para a compreensão de diversos pontos que serão abordados no desenvolvimento da cidade.
Conduzida por Paula Rangel, diretora técnica de Planejamento Urbano do Iplan, as apresentações trouxeram uma série de aspectos práticos sobre o código de urbanismo.
“Abordamos a parte mais prática do Plano Diretor, a exemplo dos parâmetros urbanísticos para ocupação do solo, aproveitamento do solo, áreas públicas e privativas e empreendimentos de habitação de interesse social”, ressaltou a diretora.
Durante a formação, os assessores parlamentares designados pelos vereadores para acompanhar a iniciativa realizaram alguns questionamentos, tiraram dúvidas e contribuíram com o debate referente à atualização do Plano Diretor.
A capacitação técnica foi uma organização da Escola do Legislativo com apoio integral do presidente da Câmara, Chico Filho. O vereador, em diversas oportunidades, já deixou claro que uma das principais prioridades do Legislativo este ano é a aprovação do Plano Diretor.
Funções do Plano
O Plano Diretor é o principal instrumento que orienta o desenvolvimento da cidade, fixando as regras e definindo as estratégias de planejamento para alcançar o efetivo desenvolvimento sustentável do território. Ele é uma exigência legal estabelecida pelo Estatuto da Cidade (Lei Federal n.º 10.257/2001) e tem como objetivo principal garantir o pleno desenvolvimento das funções sociais da cidade e da propriedade urbana, bem como assegurar a qualidade de vida dos seus habitantes.
O Plano Diretor aborda uma série de questões que podem ser agrupadas por temas, entre eles: habitação, expansão urbana, dinâmica imobiliária, segurança, qualidade urbana e ambiental, patrimônio cultural, uso e ocupação do solo, desenvolvimento econômico, grandes projetos de impacto, meio ambiente, saneamento ambiental, mobilidade e transporte, desenvolvimento rural sustentável, equipamentos públicos, turismo, áreas de risco à vida, financiamento do desenvolvimento urbano, e gestão democrática e participação popular.
Últimas notícias

TRE/AL suspende julgamento que pode cassar mandato do deputado Paulão

Deputado Fabio Costa encurrala sócio do “Careca do INSS” em depoimento à CPMI

Com o intuito de reforçar a segurança, prefeito Bebeto Barros assina ordem para curso de especialização da Guarda Civil Municipal

CPMI: Alfredo Gaspar pede prisão de depoente acusado de ser operador do “Careca do INSS”

Ministério Público de Alagoas reúne gestores e debate regularização das Guardas Civis Municipais

Homem é conduzido ao Cisp de Novo Lino por perturbação do sossego
Vídeos e noticias mais lidas
![[Vídeo] Irmãos são mortos por vizinhos com tiros e golpe de canivete](https://img.7segundos.com.br/rKn9QdDDcqz4uBcs9YUwZQQnoTk=/300x340/smart/s3.7segundos.com.br/uploads/imagens/146144-whatsapp_image_2020_01_02_at_08_46_27_jpeg.jpeg)
[Vídeo] Irmãos são mortos por vizinhos com tiros e golpe de canivete

"Sua irmã não quis transar e a matei", confessa autor de feminicídio em Minas Gerais

Homem confessa que matou mulher a facadas em Arapiraca e diz ela passou o dia 'fazendo raiva'

Vídeo mostra momento em que cliente é morto em oficina de Arapiraca; vítima tinha antecedentes
