Marcelo Beltrão: "Nossa meta é colocar os municípios de Alagoas no topo da educação no Brasil"
A iniciativa foi construída em parceria com o Governo de Alagoas e a Undime-AL
Em um movimento histórico pela valorização da educação pública, o presidente da Associação dos Municípios Alagoanos (AMA), Marcelo Beltrão, lançou um pacto unificado que visa elevar os indicadores educacionais de Alagoas e colocar o estado entre os melhores do Brasil.
A iniciativa, construída em parceria com o Governo de Alagoas e Undime-AL, tem como base um estudo técnico robusto que propõe metas ousadas e coordenadas para o desempenho dos municípios no SAEB 2025. Os objetivos são claros: elevar o IDEB para 7,0 nos anos iniciais e 6,4 nos anos finais, garantir 100% de fluxo escolar nos anos iniciais e 95% nos anos finais, além de ampliar significativamente os níveis de proficiência em Língua Portuguesa e Matemática.
Para Marcelo Beltrão, o desafio é grande, mas a meta é ainda maior. “Estamos falando de um esforço conjunto para colocar Alagoas entre os três melhores estados do Brasil em educação. E isso só é possível com união, planejamento e compromisso político”, destacou.
Mais do que números, o pacto propõe uma mudança de cultura: fortalecer o protagonismo dos municípios na condução das políticas educacionais, investir na formação de professores, valorizar a educação infantil e ampliar o tempo de permanência dos estudantes na escola.
“Alagoas não pode mais aceitar o rótulo da desigualdade. Temos talentos, capacidade técnica e lideranças comprometidas com a mudança. Chegou a hora de transformar essa realidade. Estamos construindo um pacto verdadeiro, com metas claras, responsabilidade coletiva e foco no futuro das nossas crianças”, afirmou Beltrão.
O pacto representa um divisor de águas para a educação pública alagoana. Deixa de ser um desafio enfrentado por poucos para se tornar uma prioridade de todos — prefeitos, secretários, professores, gestores e sociedade civil. É, como definiu Marcelo, “o começo de uma nova história para a educação em Alagoas”.
Veja também
Últimas notícias
Mulher é atacada por pitbull durante caminhada em Coité do Nóia
Polícia Civil deflagra operação contra pirataria digital no Agreste de Alagoas
Policial penal é preso após disparo em bar e ser flagrado dirigindo embriagado em Rio Largo
Defensoria Pública recomenda ações para reduzir acidentes de trânsito em Arapiraca
Procon Alagoas realiza pesquisa de preços de Natal
Partage Arapiraca amplia horário em dezembro para facilitar compras de Natal
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
